Processando...

Prova Hospital das Clínicas - Enfermagem 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Hospital das Clínicas - Enfermagem 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Hospital das Clínicas.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca UFPE, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Hospital das Clínicas.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Enfermagem 2 do concurso Hospital das Clínicas.

  1. Questões de Enfermagem;
  2. Questões de Assistência de enfermagem ao paciente com transtorno mental, ao idoso, a pacientes com enfermidades imunológicas – AIDS, distúrbios de hipersensibilidade; a pacientes com distúrbios neurológicos, enfermidades cerebrais e medulares; pacientes com enfermidades respiratórias, trocas gasosas; acidose, alcalose; pacientes portadores de enfermidades cardio-vasculares; angina, infarto, insuficiência cardíaca congestiva, disritmias e hipertensão arterial; ventilação mecânica, monitorização de SSVV;
  3. Questões de Enfermidades hematológicas: anemias, leucemias, distúrbios de coagulação; enfermidades gastrointestinais, gastrites, ulceras, colite, tumores benignos e malignos; enfermidades hepáticas e das vias biliares: hepatites, cirrose, colecistite e colelitíase; enfermidades do pâncreas, diabetes melitos; doenças da tireóide: hipotiroidismo, tiroidite e câncer; trauma, fraturas, entorses, luxações e dores lombares; pacientes transplantados: pré – trans e pós operatório; pacientes nefropatas, hemodiálise, CAPD, IRC, IRA, GNDA, litíase; pacientes com enfermidades neoplásicas,diagnóstico, tratamento e práticas alternativas;
  4. Questões de Pré-natal, assistência a gestante, planejamento familiar, gestação de alto risco, síndrome hipertensiva, abortamento, hiperemese, gravidez ectópica, DPP e PP (Placenta Prévia);
  5. Questões de Parto normal e identificação de distorcias, mortalidade materna; assistência ao récem-nascido – avaliação física; assistência a criança: diarréia, desidratação e desnutrição, infecções do trato genito-urinário, respiratório, suporte ventilatório, aleitamento materno.
  6. Questões de Atuação do enfermeiro na Central de Material e Esterilização; infecção hospitalar e biossegurança no ambiente hospitalar.
  7. Questões de Enfermagem e ética profissional; transporte do paciente;
  8. Questões de A sistematização da assistência de enfermagem ;
  9. Questões de O Sistema Único de Saúde, diretrizes, princípios e legislação.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Enfermagem 2.

#33262
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Marcapasso cardíaco é um dispositivo eletrônico que aplica estimulação elétrica direta para auxiliar o miocárdio a se despolarizar. Diante deste fato, é incorreto afirmar que:

  • a) é indicação clínica nas bradirritmias sintomáticas.
  • b) os marcapassos temporários são, geralmente, implantados durante uma emergência.
  • c) somente deve ser implantado apenas por via transtorácica.
  • d) como profilaxia, pode ser indicada implantação antes e depois de cirurgia cardíaca.
  • e) a estimulação elétrica cardíaca é evidenciada no ECG pela presença de uma “ponta” ou “artefato de estimulação elétrica”. 
#33263
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

São objetivos da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), EXCETO:

  • a) implementar as ações de enfermagem de forma sistematizada.
  • b) reduzir a incidência e a duração da estadia do paciente no hospital.
  • c) melhorar a comunicação e prevenir erros, omissões e repetições desnecessárias no atendimento ao paciente.
  • d) aumentar o grau de satisfação dos enfermeiros no seu desempenho, aumentando também o vínculo deste profissional com a instituição.
  • e) atender o paciente de forma comunitária.
#33264
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

O conhecimento e a conscientização dos vários riscos de transmissão de infecções, das limitações dos processos de desinfecção e de esterilização e das dificuldades de processamento inerentes à natureza de cada artigo são imprescindíveis para que se possam tomar as devidas precauções. No que se refere a esta temática, assinale a alternativa correta.

  • a) A esterilização pelo calor seco é feita em estufas elétricas equipadas com termostato e ventilador, a fim de promover um aquecimento mais lento, controlado e uniforme dentro da câmara. Este processo deve ser utilizado com todos os materiais.
  • b) O termo ‘desinfecção’ é entendido como um processo de eliminação ou destruição de todos os microrganismos, presentes nos artigos e objetos inanimados. No seu espectro de ação, deve incluir a eliminação de alguns esporos, o bacilo da tuberculose, todas as bactérias vegetativas, fungos e todos os vírus. A de alto nível é indicada para itens críticos.
  • c) O hipoclorito está indicado para desinfecção e descontaminação de superfícies e de artigos plásticos e de borracha, como máscaras de inalação, nebulizadores e cânulas de Guedel. É pouco utilizado em superfícies de áreas como lavanderia, lactário, copa e cozinha. Para seu uso, não é necessário o uso de equipamento de proteção individual.
  • d) O glutaraldeído é o agente mais utilizado na desinfecção, na concentração de 2% e por um período de exposição de 30 minutos. Não danifica metais, borracha, lentes e outros materiais, podendo ser utilizado na desinfecção de endoscópios e aparelhos com lentes. O seu uso mais difundido é na desinfecção de artigos semicríticos e instrumentos sensíveis ao calor.
  • e) Quaternários da amônia são utilizados em associação com outros desinfetantes, e têm como desvantagem a alta toxicidade. Isoladamente, não têm ação micobactericida. São utilizados para desinfecção de alto nível, por um período de 30 minutos, em superfícies, equipamentos e áreas onde se manipulem alimentos. 
#33265
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

13. Em se tratando do Código de Ética do Profissional de Enfermagem, o artigo 8º, que se refere à incumbência privativa do enfermeiro, não inclui:

  • a) direção de órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde pública ou privada e chefia de serviços e de unidade de enfermagem.
  • b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.
  • c) prescrição da assistência de enfermagem.
  • d) prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
  • e) consulta de enfermagem.
#33266
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 5 - 

Sobre a desnutrição calórico-proteica em crianças, é correto afirmar que:

  • a) o Kwashiorkor é uma grave deficiência de energia, com suprimento inadequado de calorias.
  • b) o marasmo resulta de baixa ingestão exclusiva de proteínas.
  • c) o marasmo caracteriza-se por definhamento gradual e atrofia dos tecidos, sobretudo da gordura subcutânea.
  • d) a criança portadora de Kwashiorkor apresenta as extremidades edemaciadas e rígidas e o abdome plano.
  • e) no marasmo, a criança mostra-se muito agitada, apresenta deficiência intensa de vitaminas lipossolúveis e risco diminuído para infecções. 
#33267
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Existe uma enorme variedade de artigos hospitalares destinados a diferentes finalidades, e com diferentes graus de risco potencial. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.

  • a) Artigos críticos são todos aqueles que penetram nos tecidos subepiteliais, no sistema vascular e em outros órgãos isentos de flora microbiana própria.
  • b) Artigos semicríticos são todos aqueles que entram em contato apenas com tecidos infectados, e são capazes de impedir a invasão dos tecidos subepiteliais.
  • c) Artigos não-críticos são todos aqueles que entram em contato apenas com pele íntegra.
  • d) São exemplos de artigos críticos: roupas utilizadas em atos cirúrgicos, afastadores, próteses e pinças.
  • e) São exemplos de artigos semicríticos: os espéculos vaginais, as cânulas endotraqueais, pratos, talheres e alimentos.
#33268
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Em relação às precauções baseadas na transmissão, para o controle de infecção, assinale a alternativa correta.

  • a) As precauções contra transmissão aérea são necessárias para pacientes com tuberculose pulmonar, suspeitada ou conhecida, ou outro patógeno transmitido pelo ar.
  • b) As precauções contra a transmissão por gotículas são utilizadas para microrganismos que podem ser transmitidos pelo contato face a face próximo, como na meningite meningocóccica.
  • c) As precauções contra transmissão por contato são usadas para microrganismos que são disseminados por contato cutâneo, como resistentes a antibióticos ou clostridium difficile.
  • d) Os pacientes com necessidade de precaução contra transmissão aérea devem ficar em quartos com pressão negativa, e a porta deve permanecer fechada, devendo os profissionais de saúde utilizar respirador N-95.
  • e) O paciente que necessita de isolamento de contato deve ser colocado em quarto isolado, os profissionais de saúde devem usar respirador N-95 e as portas devem permanecer fechadas. 
#33269
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Sobre o Diabetes Mellitus (DM), analise as proposições abaixo.

1) O tipo 1 se caracteriza pela destruição da célula beta, que determina deficiência absoluta de insulina, sendo de natureza autoimune ou idiopática.

2) O tratamento do DM tipo 2 inclui as seguintes estratégias: educação, modificações do estilo de vida (que incluem a suspensão do fumo, aumento da atividade física e reorganização dos hábitos alimentares) e, se necessário, uso de medicamentos.

3) O plano alimentar direcionado a pacientes portadores de DM não precisa ser individualizado, por tratar-se de uma patologia única.

4) Nos pacientes para os quais a insulina não foi indicada e que não atingiram níveis de controle desejáveis, através do plano alimentar e da atividade física, deve-se iniciar medicação oral como metformina, sulfonilureias ou acarbose.

 

5) Na medida em que os níveis glicêmicos permanecem instáveis, avaliações da glicemia capilar devem ser realizadas apenas uma vez por dia, em diferentes horários, inclusive após as refeições.

 

Estão corretas, apenas:

  • a) 2 e 3.
  • b) 4 e 5.
  • c) 1 e 5.
  • d) 1, 2 e 4.
  • e) 1, 3 e 5.
#33270
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

A terapia de reidratação oral (TRO) faz parte do controle de doenças diarreicas da Organização Mundial de Saúde (OMS). São limitações da TRO,

EXCETO:

  • a) tratar a diarreia.
  • b) ter uso limitado para tratamento de diarreias crônicas ou disentéricas.
  • c) não poder ser utilizada em crianças com desidratação severa complicada por vômitos severos.
  • d) não dever ser usada em desnutridos tipo Kwashiorkor, nos quais preexistem déficits hidroeletrolíticos.
  • e) O soro da OMS ser o de primeira escolha, pois o caseiro tem possibilidade de erro na concentração, com alteração da osmolaridade. 
#33271
Banca
UFPE
Matéria
Enfermagem
Concurso
Hospital das Clínicas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Sobre as características dos diversos tipos de sonda utilizados na sondagem gastrintestinal, assinale a alternativa correta.

  • a) As sondas nasoduodenais e as nasoentéricas são longas.
  • b) A sonda de Levin e as sondas de reservatório gástrico são curtas.
  • c) As sondas de luz estreita e com saídas próximas largas são utilizadas para remover substâncias ingeridas.
  • d) As sondas curtas e com duas luzes estão indicadas para o tratamento das varizes esofágicas.
  • e) As sondas de borracha são inadequadas para o trato gastrintestinal.