Prova FCEE-SC - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado FCEE-SC | ACAFE | cód.2306
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🧪 Este Simulado FCEE-SC foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: FCEE-SC
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: ACAFE
- ❓ Quantidade de Questões: 7
- ⏱️ Tempo do Simulado: 21 minutos
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- #29145
- Banca
- ACAFE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- FCEE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados Parte devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de:
- a) inclusão de crianças no Ensino Funda- mental privado.
- b) inclusão plena.
- c) inclusão de crianças na Educação Infantil.
- d) inclusão de jovens no Ensino Profissionalizante.
- e) inclusão de jovens no Ensino Médio.
- #29146
- Banca
- ACAFE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- FCEE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Marque com V as verdadeiras e com F as falsas, considerando exemplos de adaptações de acesso ao currículo.
( ) Mobiliário adaptado, sistemas alternativos de comunicação.
( ) Softwares educativos específicos, equipamentos para mobilidade.
( ) Materiais didáticos pedagógicos adaptados (em BRAILLE, em LIBRAS).
( ) Recursos adaptados para uso de equipamento de informática; recursos ópticos e não-ópticos. Prótese auditiva.
( ) Posicionamento adequado do aluno em sala de aula, adaptação e adequação do espaço físico da escola.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) V - V - V - F - V
- b) V - F - F - V - V
- c) F - V - V - F - F
- d) V - V - V - V - V
- e) F - V - F - V - F
- #29147
- Banca
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- FCEE-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Na Declaração de Salamanca, os delegados afirmam que as escolas que possuem os meios mais eficazes para combater atitudes discriminatórias e construir comunidades acolhedoras que alcance a educação para todos são as:
- a) Escolas especiais com uma pedagogia centrada na inclusão.
- b) Escolas especiais quando a especificidade for alunos cegos.
- c) Escolas regulares com espaços específicos para a Ed. Especial.
- d) Escolas regulares que possuem orientação inclusiva.
- e) Escolas especiais quando a especificidade for altas habilidades.
- #29148
- Banca
- ACAFE
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(1,0) 4 -
Em relação ao uso de tecnologias no processo ensino, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino.
( ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.
( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.
( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) F - V - F - V
- b) V - F - V - F
- c) F - V - V - V
- d) V - V - F - F
- e) F - F - V - F
- #29149
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(1,0) 5 -
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de seu público alvo, orientando os sistemas de ensino para garantir determinados princípios.
Assim, marque com V os princípios verdadeiros e com F os falsos.
( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; atendimento educacional especializado.
( ) Participação da família e da comunidade; acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
( ) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais.
( ) Profissionais da educação para a inclusão escolar e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) V - F - F - V - V
- b) V - V - V - V - V
- c) F - V - V - F - F
- d) F - V - F - V - F
- e) V - V - V - F - F
- #29150
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(1,0) 6 -
Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como:
- a) alterações espaciais e materiais que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar.
- b) alterações ou recursos exclusivamente de comunicação que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar.
- c) alterações ou recursos espaciais, materiais ou de comunicação que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar.
- d) alterações ou recursos espaciais, materiais ou financeiro que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar.
- e) alterações ou recursos de transporte que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar.
- #29151
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(1,0) 7 -
As definições do público alvo para a educação especial devem ser contextualizadas e não se esgotam na mera categorização e especificações atribuídas a um quadro de deficiência, transtornos, distúrbios e aptidões. No entanto, a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, descreve seu público alvo. Considerando o exposto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Considera-se aluno com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. ( ) Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, dentre outros. ( ) Alunos com altas habilidades e superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) V - V - V - V
- b) V - F - V - F
- c) F - F - V - F
- d) F - V - F - V
- e) V - V - V - F