Processando...

Prova FCEE-SC - Pedagogia 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova FCEE-SC - Pedagogia 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso FCEE-SC.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca ACAFE, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes FCEE-SC.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Prova de Pedagogia 1 do concurso FCEE-SC.

  1. Questões de Pedagogia

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Prova de Pedagogia 1.

#29145
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
FCEE-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados Parte devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de: 

  • a) inclusão de crianças no Ensino Funda- mental privado.
  • b) inclusão plena.
  • c) inclusão de crianças na Educação Infantil.
  • d) inclusão de jovens no Ensino Profissionalizante.
  • e) inclusão de jovens no Ensino Médio.
#29146
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
FCEE-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Marque com V as verdadeiras e com F as falsas, considerando exemplos de adaptações de acesso ao currículo. 
(   ) Mobiliário adaptado, sistemas alternativos de comunicação. 
(   ) Softwares educativos específicos, equipamentos para mobilidade. 
(   ) Materiais didáticos pedagógicos adaptados (em BRAILLE, em LIBRAS). 
(   ) Recursos adaptados para uso de equipamento de informática; recursos ópticos e não-ópticos. Prótese auditiva. 
(   ) Posicionamento adequado do aluno em sala de aula, adaptação e adequação do espaço físico da escola. 


A sequência correta, de cima para baixo, é: 

  • a) V - V - V - F - V
  • b) V - F - F - V - V
  • c) F - V - V - F - F
  • d) V - V - V - V - V
  • e) F - V - F - V - F
#29147
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
FCEE-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Na Declaração de Salamanca, os delegados afirmam que as escolas que possuem os meios mais eficazes para combater atitudes discriminatórias e construir comunidades acolhedoras que alcance a educação para todos são as:

  • a) Escolas especiais com uma pedagogia centrada na inclusão.
  • b) Escolas especiais quando a especificidade for alunos cegos.
  • c) Escolas regulares com espaços específicos para a Ed. Especial.
  • d) Escolas regulares que possuem orientação inclusiva.
  • e) Escolas especiais quando a especificidade for altas habilidades.
#29148
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
FCEE-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em relação ao uso de tecnologias no processo ensino, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas. 
(   ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino. 
(   ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte. 
(   ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem. 
(   ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino. 


A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • a) F - V - F - V
  • b) V - F - V - F
  • c) F - V - V - V
  • d) V - V - F - F
  • e) F - F - V - F
#29149
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
FCEE-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de seu público alvo, orientando os sistemas de ensino para garantir determinados princípios. 
Assim, marque com V os princípios verdadeiros e com F os falsos.
(   ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; atendimento educacional especializado. 
(   ) Participação da família e da comunidade; acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação. 
(   ) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino. 
(   ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais. 
(   ) Profissionais da educação para a inclusão escolar e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • a) V - F - F - V - V
  • b) V - V - V - V - V
  • c) F - V - V - F - F
  • d) F - V - F - V - F
  • e) V - V - V - F - F
#29150
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
FCEE-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como: 

  • a) alterações espaciais e materiais que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar. 
  • b) alterações ou recursos exclusivamente de comunicação que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar. 
  • c) alterações ou recursos espaciais, materiais ou de comunicação que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar. 
  • d) alterações ou recursos espaciais, materiais ou financeiro que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar. 
  • e) alterações ou recursos de transporte que venham a facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar.
#29151
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
FCEE-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

As definições do público alvo para a educação especial devem ser contextualizadas e não se esgotam na mera categorização e especificações atribuídas a um quadro de deficiência, transtornos, distúrbios e aptidões. No entanto, a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, descreve seu público alvo. Considerando o exposto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Considera-se aluno com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. ( ) Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, dentre outros. ( ) Alunos com altas habilidades e superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • a) V - V - V - V
  • b) V - F - V - F
  • c) F - F - V - F
  • d) F - V - F - V
  • e) V - V - V - F