Processando...

Prova EBSERH - Administração Geral 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova EBSERH - Administração Geral 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso EBSERH.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca IADES, para nível Superior do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes EBSERH.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Administração Geral 1 do concurso EBSERH.

  1. Questões de Administração Geral.
  2. Questões de As organizações e o trabalho.
  3. Questões de Administração mercadológica.
  4. Questões de Fenômenos sociais nas organizações.
  5. Questões de O comportamento humano nas organizações.
  6. Questões de Sustentabilidade organizacional.
  7. Questões de Cultura organizacional e aprendizagem nas empresas.
  8. Questões de Administração para resultados.
  9. Questões de O que administrar para atingir resultados.
  10. Questões de Modelos de administração para resultados.
  11. Questões de Planejamento e gestão estratégicos.
  12. Questões de Gestão organizacional.
  13. Questões de Desenvolvimento organizacional.
  14. Questões de Relacionamento com clientes e fornecedores.
  15. Questões de Gestão do desempenho.
  16. Questões de Gestão da qualidade nas organizações.
  17. Questões de Conceito de qualidade.
  18. Questões de Indicadores de qualidade.
  19. Questões de Passos para implantação.
  20. Questões de Qualidade de vida no trabalho QVT.
  21. Questões de Processos de comunicação no trabalho.
  22. Questões de Comunicação, cultura e desenvolvimento humano.
  23. Questões de Relacionamento e comunicação.
  24. Questões de Habilidades de comunicação (habilidades de transmissão, escuta e feedback) e barreiras na comunicação eficaz.
  25. Questões de Dinâmicas de grupo aplicadas ao trabalho (técnicas de entrevista, dinâmicas de interação grupal, de identificação de lideres).
  26. Questões de Gestão de conflitos.
  27. Questões de Gestão de pessoas.
  28. Questões de Gestão empreendedora.
  29. Questões de Políticas de gestão de pessoas.
  30. Questões de Processos de tomada de decisão.
  31. Questões de Motivação, criatividade e trabalho em equipe.
  32. Questões de Avaliação de desempenho.
  33. Questões de Processos administrativos.
  34. Questões de Normas e padrões.
  35. Questões de Gestão de programas institucionais.
  36. Questões de Gestão de equipamentos e de unidades operacionais.
  37. Questões de Planejamento e execução logística.
  38. Questões de Gestão de estoques


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Administração Geral 1.

#30641
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Uma organização de aprendizagem tem a capacidade de criar, adquirir e transmitir conhecimento. Ela modifca o seu comportamento em resposta aos novos conhecimentos adquiridos. Sobre o tema cultura organizacional e aprendizagem nas empresas, assinale a alternativa correta.

  • a) Os empregadores devem construir organizações de aprendizagem com foco nos gerentes, que são o grupo hierárquico responsável pela transmissão dos valores e que interpretam o ambiente externo.
  • b) A identifcação de novas oportunidades e a detecção de problemas são vedadas aos funcionários de linha.
  • c) Treinamento intensivo em técnicas avançadas de tomada de decisão deve ser aplicado na semana de boas vindas aos funcionários gerenciais recém contratados.
  • d) Prover treinamento continuado aos funcionários em técnicas de tomada de decisão permite maior empowerment e ajuda a construir uma organização de aprendizagem.
  • e) Convênios com instituições externas de ensino devem ser restringidos, sob pena de haver contaminação da cultura organizacional.
#30642
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa que contem prática a ser observada por organizações que desejam criar vínculos fortes com os usuários dos seus serviços e com a comunidade.

  • a) Realizar na alta direção o planejamento e o gerenciamento do processo de satisfação de clientes.
  • b) Evitar a criação de novos produtos e serviços, sob pena de prejudicar o relacionamento com os clientes e os usuários dos serviços.
  • c) Restringir o acesso dos clientes e usuários dos serviços ao pessoal apropriado da organização para expressarem suas necessidades, percepções e reclamações.
  • d) Integrar a opinião dos usuários dos serviços, para capturar suas necessidades nas decisões organizacionais.
  • e) Controlar e restringir o acesso ao banco de dados sobre as necessidades, as preferências os contatos e a satisfação individual dos clientes; mantendo as informações sob sigilo e confdencialidade.
#30643
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O quadro de indicadores de controle apresenta de forma sintética e integrada informação sobre os principais índices de evolução de cada unidade ou da organização como um todo e refere-se à situação interna da própria organização ou de variáveis externas. Sobre o tema gestão organizacional, assinale a alternativa correta.

  • a) A utilização de indicadores permite prever e comparar a evolução dos negócios da organização, mas torna ainda mais complexo o processo de controle.
  • b) Os indicadores selecionados para controlar a evolução da capacidade competitiva da organização devem ser um refexo das variáveis-chaves, ou seja, dos aspectos internos e externos mais relevantes da gestão.
  • c) O uso de indicadores difculta a identifcação das prioridades para as unidades organizacionais.
  • d) O comportamento dos responsáveis pelas unidades é imune aos resultados apresentados pelos indicadores.
  • e) Cada indicador deve refetir a evolução de cada variável-chave e inibir a mensuração e comparação de resultados entre as unidades organizacionais, de forma a criar ambiente interno harmônico na organização.
#30644
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

Dentre os diversos conceitos de qualidade, envolvendo a fgura do cliente, destaca-se o conceito de que “Qualidade é adequação ao uso” (PALADINI, 2006). Esta abordagem expressa o entendimento

  • a) do TQC - Total Quality Control (Controle da Qualidade Total), segundo o qual a qualidade é um instrumento estratégico que deve envolver todos os trabalhadores.
  • b) de que, realmente, o que faz com que o consumidor adquira um produto é o fato de o produto atender às suas necessidades.
  • c) da importância de evitar desperdícios, conforme o conceito do denominado just in time.
  • d) da busca da melhoria contínua, com incentivo à inovação.
  • e) do denominado “zero-defeito” , ou seja, de fazer certo da primeira vez, evitando o retrabalho.
#30645
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Dentre as ferramentas de gerenciamento do desempenho organizacional, destaca-se o Balanced Scorecard (BSC), defnido como um sistema de medição de desempenho que traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. Considerando que o BSC, é baseado em quatro perspectivas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas perspectivas.

  • a) Pesquisa e desenvolvimento.
  • b) Fornecedores.
  • c) Processos externos.
  • d) Aprendizado e crescimento.
  • e) Planejamento estratégico.
#30646
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Performance Prism é uma modelo para medição da performance e um framework inovador. Sobre esta ferramenta de gerenciamento do desempenho organizacional, assinale a alternativa correta.

  • a) São identifcados os indicadores para satisfazer os stakeholders e somente depois é formulada a estratégia da organização.
  • b) O foco é tipicamente nos acionistas e clientes.
  • c) Estratégias, processos e capacidades devem estar alinhados e integrados, de forma a entregar valor somente aos clientes, por serem estes a manter a organização.
  • d) As organizações e seus stakeholders têm que reconhecer que seus relacionamentos não são de reciprocidade.
  • e) A estratégia da organização é formulada e depois é projetado um conjunto de medidas de performance.
#30647
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Na gestão pública, os indicadores de desempenho não são simplesmente números, ou seja, são atribuições de valor a objetivos, acontecimentos ou situações, aos quais possam ser aplicados critérios de avaliação, como, por exemplo, efcácia, efetividade e efciência. Sobre os indicadores de desempenho, assinale alternativa correta.

  • a) Não se propõem a mensurar os resultados e gerir o desempenho, por não conseguir descrever o caráter real dos acontecimentos.
  • b) Por suas especifcidades, inviabilizam a análise comparativa do desempenho da organização e do desempenho de diversas organizações, atuantes em áreas ou ambientes semelhantes.
  • c) O conceito de desempenho é comum a todas as organizações e, justamente por isso, não possibilita que as organizações utilizem um modelo que atenda, caso a caso, o seu próprio conceito de desempenho.
  • d) Um dos critérios básicos, na elaboração de um indicador, é que todas as informações devem ser mensuradas, independentemente dos benefícios gerados em relação ao ônus despendido.
  • e) Uma de suas funções consiste em analisar as informações presentes, com base nas anteriores, de forma a realizar proposições valorativas.
#30648
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Os indicadores devem ser especifcados por meio de métricas estatísticas, comumente formados por porcentagem, média, número bruto, proporção e índice. Assinale a alternativa correta sobre os componentes básicos na construção de indicadores.

  • a) A meta é uma grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classifcar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas.
  • b) A fórmula é um padrão matemático que expressa à maneira de realização do cálculo.
  • c) O padrão de comparação é o valor de um indicador em determinado momento.
  • d) O índice é orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.
  • e) A medida é um índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento.
#30649
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

Sobre a gestão estratégica da qualidade, assinale a alternativa correta.

  • a) Na gestão da qualidade, a ferramenta que auxilia o gestor a visualizar a alteração sofrida por uma variável, quando outra se modifca, é denominada de histograma.
  • b) O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, deve ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios.
  • c) Os processos de melhoria contínua contribuem para, gradualmente, reduzir os limites de variabilidade dos processos.
  • d) As variações aleatórias são estranhas ao processo e, a eliminação de tais variações, é o principal objetivo do Controle Estatístico do Processo.
  • e) As variações causais são inerentes ao processo e não podem ser eliminadas.
#30650
Banca
IADES
Matéria
Administração Geral
Concurso
EBSERH
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 10 - 

O processo decisório envolve decisões programadas e decisões não programadas. Sobre as decisões programadas assinale a alternativaincorreta. 

  • a) Aplicam-se a situações que não têm precedentes.
  • b) Ocorrem com frequência na organização.
  • c) São as mais fáceis de serem tomadas.
  • d) São mais fáceis de serem estruturadas em etapas.
  • e) São repetitivas.