Processando...

Prova do TER (MG) - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova do TER (MG) - Português 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado TRE-MG | CESPE | cód.1253

Aproveite este simulado exclusivo para o concurso TRE-MG e ganhe confiança! 💪

 

🔗 Vejam mais simulados TRE-MG

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado TRE-MG foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: TRE-MG
  • 👔 Cargo: . Cargos Diversos
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: CESPE
  • ❓ Quantidade de Questões: 8
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 24 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado TRE-MG e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões TRE-MG

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso TRE-MG


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso TRE-MG. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre TRE-MG


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso TRE-MG.

Ver apostilas para TRE-MG


📢 Concursos Abertos para TRE-MG

Veja os concursos abertos da instituição TRE-MG. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para TRE-MG


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#19498
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
TRE-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

O sentido original e a correção gramatical do texto serão mantidos caso se substitua

  • a) "o somatório de agentes econômicos vistos como máquinas de calcular" (L.3-5) por o somatório de agentes econômicos visto enquanto máquina de calcular.
  • b)  "um mundo ordenado em que cada indivíduo agia sempre no interesse pessoal e da família" (L.7-8) por um mundo ordenado onde cada indivíduo agia sempre no interesse pessoal e da família.
  • c) "gente que gasta mais do que ganha e compra aquilo de que não precisa" (L.17-18) por gente, que gasta mais do que ganha, compra aquilo que não precisa.
  • d)  "mas convivem com multidões" (L.24) por: convivem, pois, com multidões.
  • e) "Eles agem de acordo com os misteriosos mecanismos mentais de aceitação e rejeição de risco" (L.29-30) por Agem, conforme a aceitação e à rejeição de risco dos misteriosos mecanismos mentais.
#19499
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
TRE-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Com relação às estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

  • a) A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso se substituísse "só" por sozinhas.
  • b) Os vocábulos "econômicas", "falíveis", "volúveis", "máquinas" e cálculos" recebem acento gráfico por terminarem em vogal seguida de s.
  • c) O termo "o escocês Adam Smith (1723-1790)" (L.6-7) funciona como aposto de "O pai da economia moderna" (L.6).
  • d) Na linha 20, o emprego da crase se justifica pela regência da forma verbal "dando".
  • e) Em "Talvez seu maior mérito" (L.22), o pronome possessivo "seu" refere-se ao termo "pensamento econômico" (L.19-20).
#19500
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
TRE-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

O texto apresenta, como ideia principal,

  • a) a imaginação dos cientistas ao atribuir regras de comportamento sociais e econômicas aos seres humanos.
  • b) as vicissitudes da psicologia humana no que diz respeito ao comportamento financeiro.
  • c) a influência do capitalismo no comportamento social e econômico de padeiros, açougueiros e cervejeiros escoceses.
  • d) os descontroles e as incoerências de comportamento dos empresários e investidores modernos.
  • e) a formação econômica promovida pela educação protestante em uma sociedade capitalista e religiosamente conservadora.
#19501
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
TRE-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

No que se refere ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.

  • a) Nas linhas 1 e 3, o emprego de aspas indica que o trecho assim pontuado constitui uma explicação adicional ao texto, realizada por meio de isolamento sintático.
  • b) No trecho 'Basta entregá-lo à alma, ela cuida de tudo' (L.2-3), a vírgula foi empregada para marcar que a oração 'Basta entregá-lo à alma' foi deslocada de sua posição original.
  • c) Em "ele insistiu: não perdoou, não" (L.10-11), os dois-pontos foram empregados para indicar a mudança de sujeito oracional.
  • d) No trecho "Minha alma perdoou, resolveu o assunto" (L.16-17), a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas.
  • e) Na linha 24, o ponto de interrogação foi empregado no diálogo para indicar o estado de dúvida e incerteza da personagem diante do conselho de Soledade.
#19502
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
TRE-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Assinale a opção correta com relação às estruturas linguísticas do texto.

  • a) No trecho 'cansar-se bobamente' (L.2), o pronome 'se' indica reciprocidade.
  • b) Obedecem à mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos "pérola", "derruída" e "visível".
  • c) No trecho "mas por fraqueza" (L.6), a conjunção "mas" estabelece uma relação de causalidade com a oração que a antecede.
  • d) No trecho "Até o esqueço" (L.9), o pronome "o" se refere ao antecedente "meu molar de parede derruída" (L.8).
  • e) No trecho "Como ele disse, aconteceu" (L.13-14), a conjunção "como" estabelece uma comparação entre o que foi dito e o que aconteceu.
#19503
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
TRE-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

 

Com relação às ideias e à estrutura do texto, assinale a opção correta.

 

  • a) O texto descreve a trajetória de uma personagem com escasso conhecimento teológico em busca de uma religião para professar.
  • b) De acordo com o texto, os problemas físicos de pessoas que cultivam a fé são resolvidos por meio de orientações místicas e regras conventuais.
  • c) Depreende-se do texto que a narradora, que manifesta uma atitude contrária a cerceamentos e repressões, aprova o ensinamento do Soledade.
  • d) De acordo com o texto, a narradora encontrou-se com o místico Soledade para resolver problemas relacionados à sua mãe e ao seu excesso de peso.
  • e) Infere-se do texto que os personagens consideram os relacionamentos familiares um fardo espiritual, cuja transigência resulta da descrença.
#19504
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
TRE-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A correção gramatical e o sentido original do texto serão mantidos caso se substitua

  • a)  "olhando para o céu noturno há 30.000 anos" (L.2-3) por ao olhar para o céu noturno a 30.000 anos atrás.
  • b) "Partes diferentes de seu cérebro processaram à sua maneira a informação visual captada pelos olhos" (L.4-6) por Partes diferentes do cérebro deles processaram a informação visual a maneira que foi captada por seus olhos.
  • c) "se aquele objeto luminoso oferecia algum perigo" (L.10-11) por se àquele objeto luminoso fosse oferecido algum perigo.
  • d) "como a escassez ou a abundância de caça" (L.14) por conforme a escassez ou a abundância de caça.
  • e) "as sociedades primitivas deram-se ao luxo de ter indivíduos dedicados a tarefas específicas" (L.27-29) por as sociedades primitivas se deram ao luxo de ter indivíduos dedicados a tarefas específicas.
#19505
Banca
CESPE
Matéria
Português
Concurso
TRE-MG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísticas do texto.

  • a) Nos trechos "um Homo sapiens qualquer que, olhando para o céu noturno há 30.000 anos, viu a lua cheia" (L.2-3) e "aquela luz pálida emanada de um disco que parecia flutuar no espaço" (L.6-7), o pronome "que" exerce a mesma função sintática.
  • b) No trecho "Uma delas, o lobo temporal, registrou aquela luz pálida" (L.6), a expressão "lobo temporal" exerce a função sintática de vocativo.
  • c) No trecho "se era comestível" (L.11-12), o termo "comestível" qualifica a forma verbal "era".
  • d) No trecho "ela lhe parecerá sublime, inexplicável, superior, poderosa, acachapante, religiosa" (L.20-21), o pronome "ela" se refere ao antecedente "aquela luz pálida" (L.6).
  • e) No trecho "enquanto outros se dedicavam a rituais e magia" (L.30-31), a substituição de "enquanto" por porquanto manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.