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Prova de Serviço Social 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Serviço Social 1 - Questões e Simulados

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#15153
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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2
médio

(1,0) 1 - 

A ética profissional é uma construção contraditória e suas determinações extrapolam a profissão e referem-se às condições mais gerais da vida social. Nesta perspectiva, a competência profissional deve ser construída

  • a) a partir das necessidades sociais inscritas nas demandas postas historicamente à profissão.
  • b) sobre a dimensão sociopolítica, bases para uma reflexão teórica voltada à compreensão dos valores.
  • c) sobre a teoria antropológica, voltada para uma reflexão de modos de ser social.
  • d) a partir de uma intenção psicossocial numa prática coletiva.
  • e) a partir da reflexão acrítica dos valores na assimilação dos preceitos e modos de comportamento.
#15154
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 2 - 

O código de Ética do Assistente Social, em concordância com seus princípios fundamentais, marcou sua diferença em relação ao discurso liberal,

  • a) sensibilizando a sociedade civil em face da questão ética na política e na vida pública.
  • b) afirmando a equidade e a democracia como valores ético-políticos.
  • c) quebrando o sigilo, quando se tratar de situação cuja gravidade possa trazer prejuízo aos interesses da classe trabalhadora.
  • d) comprometendo-se com a classe trabalhadora e sua visão acrítica sobre os valores universais.
  • e) desprovendo o trabalho profissional de valores, seja em entidade pública ou privada, garantindo a qualidade do exercício profissional.
#15155
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 3 - 

Avaliação e controle são instrumentos de elaboração de um projeto de intervenção. Devem ser formuladas em termos qualitativos e quantitativos, observando

  • a) a correspondência do realizado com o idealizado.
  • b) a identificação e a correção dos desvios para bloqueios na execução.
  • c) o fornecimento de subsídios para avaliação e revisão da ação.
  • d) o universo a ser atingido e os indicadores definidos na questão delimitada.
  • e) o acompanhamento da ação e coleta de informações sobre o diagnóstico.
#15156
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 4 - 

A pesquisa qualitativa trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças dos valores e atitudes. Um dos pressupostos que fundamentam essa metodologia é

  • a) questionar o universo da intervenção humana.
  • b) recolher os dados da realidade empírica das estruturas.
  • c) trazer à tona o que os participantes pensam a respeito da pesquisa.
  • d) conhecer a visão do pesquisador em relação ao problema.
  • e) conhecer a experiência social do sujeito.
#15157
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 5 - 

A mobilização social e a organização são consideradas por alguns autores como práticas educativas. Numa perspectiva crítica, essas práticas devem

  • a) ter no horizonte a conquista da emancipação humana, passando pelo fortalecimento de lutas democráticas e de processos emancipatórios das classes subalternas.
  • b) buscar a formação de consensos em torno de um projeto de sociedade sob a hegemonia da classe economicamente superior.
  • c) fortalecer as lutas locais numa perspectiva de avançar nas conquistas parciais em torno de interesses específicos dos segmentos organizados da sociedade civil.
  • d) articular as lutas dos movimentos sociais em torno da manutenção da ordem capitalista.
  • e) fortalecer os movimentos sociais, numa perspectiva de conciliação de interesses plurais das classes.
#15158
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

Dadas as proposições seguintes, sobre as metodologias de pesquisa quantitativas e qualitativas,

I. Historicamente as metodologias quantitativas estão vinculadas às ciências naturais e exatas e as metodologias qualitativas são atreladas ao desenvolvimento das ciências humanas e sociais.

II. As metodologias qualitativas são utilizadas apenas nas ciências naturais e as quantitativas nas ciências exatas.

III. As metodologias qualitativas possibilitam abordagens da realidade que buscam os significados e as interpretações dos fenômenos naturais.

IV. As metodologias quantitativas obedecem a uma definição prévia do objeto a ser estudado e somente serão válidas se utilizarem todos os instrumentos para mensuração da realidade, tais como: amostras, tabelas, gráficos, quadros, indicadores e variáveis.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) I, II, III e IV.
  • b) I, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III, apenas.
#15159
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Serviço Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 7 - 

Para a elaboração de projetos de pesquisa, o assistente social não pode desconsiderar que

  • a) as fontes nas quais serão buscados os dados necessários ao desenvolvimento da pesquisa dependerão do tipo de informação exigido pelo problema de pesquisa.
  • b) somente será válida a definição de um tema inédito e original.
  • c) o problema de pesquisa deve ser apresentado na forma de objetivos: geral e específicos.
  • d) o referencial teórico não precisa ser previsto no projeto, pois dependerá das condições de realização da pesquisa.
  • e) a metodologia da pesquisa apresentará apenas as providências administrativas para a realização da pesquisa.
#15160
Banca
. Bancas Diversas
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Serviço Social
Concurso
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Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 8 - 

Na atual política de ensino superior, a execução de programas e projetos sociais está voltada ao atendimento de diversas demandas sociais que se colocam para a Universidade. Sobre as dimensões política e técnica dos processos de planejamento de serviços sociais, marque o enunciado correto, segundo a perspectiva profissional histórico-crítica.

  • a) A atuação profissional será técnica, ficando a dimensão política a cargo do gestor institucional.
  • b) As decisões institucionais não necessitam dos conteúdos técnicos presentes no uso dos instrumentos de planejamento.
  • c) Os aspectos técnicos estão contidos em ações políticas que envolvem correlações de forças, articulações e alianças entre diferentes interesses.
  • d) O planejamento como instrumento técnico não oferece subsídios para aumentar a qualidade dos processos decisórios institucionais.
  • e) A operacionalização de planos, programas e projetos tem uma dimensão técnica que não interfere na efetivação das decisões tomadas pela gestão institucional.
#15161
Banca
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Serviço Social
Concurso
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médio

(1,0) 9 - 

Segundo o atual Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), as ações de assistência estudantil no ensino superior deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

I. Moradia estudantil; alimentação; transporte; atenção à saúde; inclusão digital; cultura.

II. Moradia estudantil, ensino, pesquisa e extensão.

III. Esporte; creche; apoio pedagógico; acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

IV. Retenção e evasão escolar.

V. Moradia estudantil e inclusão social.

Estão corretos os itens

  • a) I e III, apenas.
  • b) I, III, IV e V.
  • c) I, II e V, apenas.
  • d) III, IV e V, apenas.
  • e) II, III e IV, apenas.
#15162
Banca
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Matéria
Serviço Social
Concurso
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1
médio

(1,0) 10 - 

A defesa da educação como direito social e como política pública está sintonizada com o projeto ético-político do Serviço Social. Identifique a opção que não está relacionada a esta afirmativa.

  • a) A atuação do assistente social na área de educação procura articular as ações e os projetos com as demais políticas setoriais.
  • b) A inserção do assistente social na educação pode ser bem caracterizada como Serviço Social Escolar, referindo-se ao atendimento de demandas do ensino e das questões relativas à sala de aula.
  • c) A luta pela educação e de suas demandas assumidas pela esfera pública demonstram um processo de politização em torno do reconhecimento e do atendimento de certas necessidades que deixaram de pertencer exclusivamente à esfera da reprodução privada.
  • d) A educação é um fenômeno social e envolve processos que embora se relacionem com a política educacional a ela não necessariamente se circunscrevem.
  • e) A adesão dos assistentes sociais às lutas e movimentos sociais em torno da erradicação do analfabetismo, de uma educação pública universal, gratuita e de qualidade, do acesso progressivo dos diversos segmentos sociais aos diferentes níveis de educação constitui expressão importante da renovação crítica da profissão.
#15163
Banca
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médio

(1,0) 11 - 

O projeto ético-político do Serviço Social na atualidade está pautado na defesa dos direitos o que significa que para os assistentes sociais

  • a) a luta pelos direitos se coloca sob o ponto de vista da classe trabalhadora.
  • b) todos têm direitos iguais na sociedade e por isso o compromisso ético independe da classe social.
  • c) a definição de direitos humanos formuladas no século XX supera as definições anteriores sobre os direitos.
  • d) os direitos das chamadas minorias substituem a defesa da universalidade, que não pode ser atingida na sociedade capitalista.
  • e) os assistentes sociais rejeitam as formulações sobre direitos humanos, pois não expressam as lutas dos trabalhadores.
#15164
Banca
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Serviço Social
Concurso
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Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 12 - 

O Serviço Social se institucionaliza como profissão

  • a) enquanto instrumento da caridade particular das classes dominantes, no seio da igreja católica.
  • b) em um contexto de crescimento das respostas assistenciais exclusivas do setor privado à questão social emergente.
  • c) inserindo-se, de modo imediato, no processo de produção de produtos e de valor, ou seja, no processo de valorização do capital.
  • d) dentro da divisão capitalista do trabalho, como partícipe da implementação de políticas sociais específicas.
  • e) quando há um declínio das entidades assistenciais estatais, paralelo a ampliação do mercado de trabalho dos assistentes sociais.
#15165
Banca
. Bancas Diversas
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Serviço Social
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médio

(1,0) 13 - 

É comum situações de impasses vividas na família repercutirem no local de trabalho e vice-versa. Nesse caso, é de grande valia a incorporação da família no tratamento das doenças relacionadas ao trabalho, visto que os padrões repetitivos de comportamentos que eclodem nas empresas têm correlação direta com as dinâmicas do sistema familiar. A intervenção, atuação e a presença dos terapeutas familiares, membros das equipes interdisciplinares, tornou possível incluir as famílias no projeto terapêutico, visando à melhoria da saúde ocupacional dos trabalhadores. Estes profissionais tomam por base o entendimento de que cada subsistema age de forma interligada e interdependente na capacidade de influenciar e determinar as características familiares e os padrões de interação entre pais e filhos. Este novo modelo explicativo está sustentado na abordagem

  • a) dialética.
  • b) materialista.
  • c) positivista.
  • d) funcionalista.
  • e) sistêmica.
#15166
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Serviço Social
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médio

(1,0) 14 - 

No conjunto de princípios fundamentais do Código de Ética do Serviço Social, instituído pelo CFESS, em 1993, destacam-se

I. liberdade como valor ético central;
II. seletividade no acesso aos programas sociais;
III. defesa intransigente dos direitos humanos;
IV. livre acesso à população usuária;
V. ampliação e consolidação da cidadania.

Está correto, apenas, o contido em

  • a) I, III e IV.
  • b) I, III e V.
  • c) II, III e IV.
  • d) III, IV e V.
  • e) I, IV e V.
#15167
Banca
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Matéria
Serviço Social
Concurso
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Tipo
Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 15 - 

O Serviço Social é uma profissão que tem características singulares. Sua especificidade está no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada pelos

  • a) sujeitos de direitos, ainda que não concretizados, dado o estágio de sociedade em desenvolvimento.
  • b) indivíduos explorados, mão de obra semiqualificada, sem acesso ao mundo do trabalho.
  • c) grupos subalternos, pauperizados ou excluídos dos bens e serviços e riquezas da sociedade.
  • d) atores coletivos de determinado contexto democrático, com acesso parcial às políticas públicas de inclusão.
  • e) segmentos sociais formalmente organizados, autores de pautas e reivindicações legalmente aceitas.