Prova de Pedagogia 5 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado Pedagogia gratuito | cód.896
Cada questão respondida é um passo rumo à aprovação. Bora pro simulado . Concursos Diversos? 🏆
🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões . Concursos Diversos
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso . Concursos Diversos
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.
Ver apostilas para . Concursos Diversos
📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos
Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para . Concursos Diversos
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #16148
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 1 - A metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes
- a) trabalham o tempo inteiro em equipe e fazem produções coletivas sempre.
- b) participam de jogos e atividades interativas, além da pesquisa e do trabalho em equipe.
- c) formulam questões a partir de um problema comum e realizam pesquisa.
- d) ocupam-se de atividades cotidianas que não se configuram como atividades de pesquisa.
- e) Desenvolve atividades esportivas visando a canalização das energias, das ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.
- #16149
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 3
(1,0) 2 - As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas: I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar. II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares. III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas. IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) IV
- e) I,II,III,IV
- #16150
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 3 - “A escola contemporânea precisa voltar-se para as novas realidades, ligar-se ao mundo econômico, político, cultural, mas precisa ser um baluarte contra a exclusão social. Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão da singularidade dos seres humanos.” Considerando o enunciado, é correto afirmar que:
- a) A utilização de métodos de controle das ações indisciplinadas dos alunos visa um comportamento social adequado e, portanto, inclusivo à sociedade.
- b) Possibilita condições para que todos os alunos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de agir e pensar.
- c) Implanta técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a rever comportamentos diante da sociedade.
- d) Insere normas de convivência em que o aluno possa aprender a se comportar conforme as regras sociais estabelecidas e permitidas pela instituição escolar.
- e) sempre desenvolve atividades esportivas visando a canalização das energias, das ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.
- #16151
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 4 - De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Constitui-se em um conjunto de normas pedagógicas que visam contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade. ( ) Tem a função de contribuir com as políticas e programas de Educação Infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da Educação Infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. ( ) Possui um conjunto de propostas, diversas e heterogêneas quanto à sociedade brasileira, refletindo o nível de articulação de instâncias determinantes na construção de um projeto educativo para a Educação Infantil. ( ) Este documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto e está em consonância com a LDB atual. A sequência está correta em:
- a) F, V, F, F
- b) V, F, F, F
- c) V, V, V, F
- d) F, F, V, F
- e) F, V, V, V
- #16152
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 - Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:
- a) no prestígio
- b) na força
- c) na posição social
- d) na inteligência
- e) na beleza física
- #16153
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 - “Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97) Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .
- a) senso estético
- b) senso crítico
- c) senso sistematizador
- d) senso comum.
- e) senso problematizador
- #16154
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 4
(1,0) 7 - Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica. - Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas. - Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica. - A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais. - O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto. - Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente. Essas características permitem identificar que o autor se refere à:
- a) tendência progressista libertadora
- b) tendência liberal tradicional
- c) tendência progressista libertária
- d) tendência liberal renovada progressivista
- e) tendência liberal tecnicista
- #16155
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 - Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo. 1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos. 2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto. É correto afirmar que:
- a) Nenhuma das duas afirmativas é correta.
- b) Apenas a primeira afirmativa é correta.
- c) Ambas as afirmativas são corretas e a segunda complementa a primeira.
- d) Ambas as afirmativas são corretas, mas a segunda não complementa a primeira.
- e) Apenas a segunda afirmativa é correta.
- #16156
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 9 - A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio-histórico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular do ensino médio, a proposição de novas orientações curriculares é impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 43. Considerando-se o atual contexto das políticas públicas brasileiras de educação, é correto afirmar que o ensino médio define-se
- a) como etapa obrigatória da formação escolar no âmbito da educação básica, devendo ser implementado, progressivamente, pelos estados, até o ano de 2016.
- b) como uma das etapas da educação básica, cuja organização curricular compõe-se de base nacional comum voltada à preparação geral do estudante para o trabalho.
- c) como uma das etapas da educação básica, cujo currículo se fundamenta em princípios axiológicos, ou seja, na articulação entre teoria e prática, decorrente do caráter profissionalizante das disciplinas que o compõem.
- d) como etapa intermediária da educação básica, necessária à promoção da consolidação e do aprofundamento dos conhecimentos construídos pelo estudante ao longo do ensino fundamental.
- e) como etapa final da educação básica, necessária à promoção da consolidação e do aprofundamento dos conhecimentos construídos pelo estudante ao longo do ensino fundamental.
- #16157
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 10 - A avaliação é essencial para que o sistema público de ensino formule políticas educacionais, com o estabelecimento de diretrizes e metas. Com esse objetivo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia tem atuado para desenvolver, na rede pública, uma cultura de avaliação, que seja referência para os profissionais de educação, por meio de programas e projetos, entre os quais se inclui o projeto de avaliação externa do ensino médio (AVALIE). Internet: < www.educaçao.institucional.ba.gov.br > (com adaptações). Acerca do AVALIE, assinale a opção correta.
- a) O objetivo desse projeto é gerar informações para que a própria escola possa organizar o seu trabalho pedagógico de modo a garantir o acesso, a aprendizagem e a permanência do estudante no sistema de ensino.
- b) Uma das metas desse projeto é produzir boletins de desempenho individuais dos estudantes.
- c) Esse projeto deve ser implementado nas escolas que oferecem exclusivamente ensino médio, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de cultura de avaliação formativa entre os professores.
- d) Por meio desse projeto, que é desenvolvido pelas unidades escolares, busca-se fomentar a autoavaliação, imprescindível para o fortalecimento da gestão educacional e para a melhoria da qualidade pedagógica da escola.
- e) O principal objetivo desse projeto é atrair mais alunos para escola.