Processando...

Prova de Pedagogia 5 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Pedagogia 5 - Questões e Simulados

📚 Simulado Pedagogia gratuito | cód.896

Cada questão respondida é um passo rumo à aprovação. Bora pro simulado . Concursos Diversos? 🏆

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#16148
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 1 -  A metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes

  • a) trabalham o tempo inteiro em equipe e fazem produções coletivas sempre.
  • b) participam de jogos e atividades interativas, além da pesquisa e do trabalho em equipe.
  • c) formulam questões a partir de um problema comum e realizam pesquisa.
  • d) ocupam-se de atividades cotidianas que não se configuram como atividades de pesquisa.
  • e) Desenvolve atividades esportivas visando a canalização das energias, das ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.
#16149
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
3
difícil

(1,0) 2 -  As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas: I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar. II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares. III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas. IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  • a) I
  • b) II
  • c) III
  • d) IV
  • e) I,II,III,IV
#16150
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 3 -  “A escola contemporânea precisa voltar-se para as novas realidades, ligar-se ao mundo econômico, político, cultural, mas precisa ser um baluarte contra a exclusão social. Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão da singularidade dos seres humanos.” Considerando o enunciado, é correto afirmar que:

  • a) A utilização de métodos de controle das ações indisciplinadas dos alunos visa um comportamento social adequado e, portanto, inclusivo à sociedade.
  • b) Possibilita condições para que todos os alunos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de agir e pensar.
  • c) Implanta técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a rever comportamentos diante da sociedade.
  • d) Insere normas de convivência em que o aluno possa aprender a se comportar conforme as regras sociais estabelecidas e permitidas pela instituição escolar.
  • e) sempre desenvolve atividades esportivas visando a canalização das energias, das ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.
#16151
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 4 -  De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Constitui-se em um conjunto de normas pedagógicas que visam contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade. ( ) Tem a função de contribuir com as políticas e programas de Educação Infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da Educação Infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. ( ) Possui um conjunto de propostas, diversas e heterogêneas quanto à sociedade brasileira, refletindo o nível de articulação de instâncias determinantes na construção de um projeto educativo para a Educação Infantil. ( ) Este documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto e está em consonância com a LDB atual. A sequência está correta em:

  • a) F, V, F, F
  • b) V, F, F, F
  • c) V, V, V, F
  • d) F, F, V, F
  • e) F, V, V, V
#16152
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 -  Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:

  • a) no prestígio
  • b) na força
  • c) na posição social
  • d) na inteligência
  • e) na beleza física
#16153
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 -  “Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97) Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .

  • a) senso estético
  • b) senso crítico
  • c) senso sistematizador
  • d) senso comum.
  • e) senso problematizador
#16154
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
4
médio

(1,0) 7 -  Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica. - Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas. - Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica. - A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais. - O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto. - Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente. Essas características permitem identificar que o autor se refere à:

  • a) tendência progressista libertadora
  • b) tendência liberal tradicional
  • c) tendência progressista libertária
  • d) tendência liberal renovada progressivista
  • e) tendência liberal tecnicista
#16155
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 -  Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo. 1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos. 2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto. É correto afirmar que:

  • a) Nenhuma das duas afirmativas é correta.
  • b) Apenas a primeira afirmativa é correta.
  • c) Ambas as afirmativas são corretas e a segunda complementa a primeira.
  • d) Ambas as afirmativas são corretas, mas a segunda não complementa a primeira.
  • e) Apenas a segunda afirmativa é correta.
#16156
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 9 -  A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio-histórico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular do ensino médio, a proposição de novas orientações curriculares é impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 43. Considerando-se o atual contexto das políticas públicas brasileiras de educação, é correto afirmar que o ensino médio define-se

  • a) como etapa obrigatória da formação escolar no âmbito da educação básica, devendo ser implementado, progressivamente, pelos estados, até o ano de 2016.
  • b) como uma das etapas da educação básica, cuja organização curricular compõe-se de base nacional comum voltada à preparação geral do estudante para o trabalho.
  • c) como uma das etapas da educação básica, cujo currículo se fundamenta em princípios axiológicos, ou seja, na articulação entre teoria e prática, decorrente do caráter profissionalizante das disciplinas que o compõem.
  • d) como etapa intermediária da educação básica, necessária à promoção da consolidação e do aprofundamento dos conhecimentos construídos pelo estudante ao longo do ensino fundamental.
  • e) como etapa final da educação básica, necessária à promoção da consolidação e do aprofundamento dos conhecimentos construídos pelo estudante ao longo do ensino fundamental.
#16157
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 10 -  A avaliação é essencial para que o sistema público de ensino formule políticas educacionais, com o estabelecimento de diretrizes e metas. Com esse objetivo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia tem atuado para desenvolver, na rede pública, uma cultura de avaliação, que seja referência para os profissionais de educação, por meio de programas e projetos, entre os quais se inclui o projeto de avaliação externa do ensino médio (AVALIE). Internet: < www.educaçao.institucional.ba.gov.br > (com adaptações). Acerca do AVALIE, assinale a opção correta.

  • a) O objetivo desse projeto é gerar informações para que a própria escola possa organizar o seu trabalho pedagógico de modo a garantir o acesso, a aprendizagem e a permanência do estudante no sistema de ensino.
  • b) Uma das metas desse projeto é produzir boletins de desempenho individuais dos estudantes.
  • c) Esse projeto deve ser implementado nas escolas que oferecem exclusivamente ensino médio, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de cultura de avaliação formativa entre os professores.
  • d) Por meio desse projeto, que é desenvolvido pelas unidades escolares, busca-se fomentar a autoavaliação, imprescindível para o fortalecimento da gestão educacional e para a melhoria da qualidade pedagógica da escola.
  • e) O principal objetivo desse projeto é atrair mais alunos para escola.