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Prova de Pedagogia 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Pedagogia 3 - Questões e Simulados

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#20435
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1
médio

(1,0) 1 - 

Conforme a teoria de Paulo Freire, é papel da escola formar a consciência política do aluno através da problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e outros homens, visando sua atuação e transformação social. A tendência pedagógica à luz da teoria de Freire é: 

  • a) Progressista Libertária.
  • b) Progressista Histórico-crítica.
  • c) Progressista Libertadora.
  • d) Liberal Tecnicista.
  • e) Liberal Escola Nova.
#20436
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Pedagogia
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difícil

(1,0) 2 - 

Atualmente, os professores estão sendo solicitados a trabalhar com as competências. Quando ocorre a inserção das competências na elaboração da proposta curricular, as principais mudanças identitárias a ocorrer são, EXCETO

  • a) Ter uma prática pessoal do uso dos conhecimentos na ação, pois uma pedagogia das competências requer uma transformação didática, tanto a partir das práticas sociais quanto a partir dos conhecimentos eruditos descontextualizados.
  • b) Aceitar o mínimo requerido, sabendo-se que o restante virá depois, oportunamente, de maneira mais desordenada, porém em função de uma realidade.
  • c) Não considerar uma relação pragmática com o saber como uma relação menor.
  • d) Insistir no domínio da organização dos conteúdos na mente do aluno.
  • e) Aceitar a desordem, a imcompletitude, o aspecto aproximativo dos conhecimentos mobilizados como características inerentes à lógica da ação.
#20437
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Pedagogia
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fácil

(1,0) 3 - 

Considere as afirmações abaixo. 

I. Ênfase no domínio do professor. 

II. Os alunos devem ser capazes de aprender e aceitar as explicações e as orientações. 

III. Os métodos são baseados em exposição verbal da matéria. 

IV. A preocupação básica da instituição educacional é a de adaptar os educandos à tarefa da aprendizagem. 

As características apresentadas estão relacionadas à concepção de educação 

  • a) inatista.
  • b) humanista.
  • c) tradicional.
  • d) progressista.
  • e) construtivista.
#20438
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(1,0) 4 - 

Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola: 

- A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo. 

- A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre. 

- A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida. 

Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de 

  • a) inclusão social.
  • b) capacitação intelectual.
  • c) eficiência escolar.
  • d) fracasso escolar.
  • e) redução da desigualdade social.
#20439
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Pedagogia
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médio

(1,0) 5 - 

A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de

  • a) conseguir organizar o ensino de forma a combater o atraso cultural das pessoas com baixo poder aquisitivo.
  • b) vencer os problemas decorrentes da heterogeneidade cultural existente entre as crianças, os jovens e os adultos.
  • c) conquistar melhores patamares de eficiência no processo educativo de sua clientela multicultural.
  • d) produzir o sucesso escolar e de alcançar os fins educacionais assegurados constitucionalmente.
  • e) realizar uma proposta educacional que padronize os diferentes comportamentos dos alunos para, assim, evitar as várias transgressões nela existentes.
#20440
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1
fácil

(1,0) 6 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) prevê que a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que

  • a) trabalham durante o dia, em jornadas de trabalho superior a 20 horas semanais.
  • b) precisam desenvolver atividades educativas como forma de cumprimento à liberdade assistida.
  • c) não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
  • d) se encontram em programas de correção de fluxo idade/série, por estarem atrasados em relação à série esperada.
  • e) necessitam acelerar sua escolaridade devido à urgência de entrar no mercado de trabalho.
#20441
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médio

(1,0) 7 - 

Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de “hominização” (tornar-se homem), de singularização (tor- nar-se exemplo único de homem), de socialização (tornar- se membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo pré- existente. 

Portanto, aprender é 

  • a) entrar em um conjunto de relações e processos que constituem um sistema de sentido.
  • b) sistematizar as experiências significativas vividas, refletidas e sentidas.
  • c) um processo permanente de visão e revisão das relações sociais.
  • d) dar sentido ao conjunto de ações e reações que o fazer humano gera.
  • e) refletir sobre as ações realizadas, visando planejar o fazer futuro sem erros, em função do bem comum.
#20442
Banca
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Pedagogia
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médio

(1,0) 8 - 

A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido. 

Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe 

  • a) a memorização do objeto que se quer aprender que já é, em si, um conhecimento apreendido.
  • b) um complexo sistema de transmissão intencional de um dado conhecimento para que possa ser apreendido por outro sujeito.
  • c) no ato de conhecer, a significação da realidade e na práxis, o poder da transformação.
  • d) o conhecimento prévio para a aquisição de novos conhecimentos.
  • e) o estabelecimento de procedimentos e normas que garantam avaliações da efetiva aprendizagem.
#20443
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Pedagogia
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(1,0) 9 - 

Souza, Paulo Renato (2005), analisando a atuação do Ministério da Educação, no período de 1995 a 2002, afirma que, em sua percepção, a iniciativa mais importante de sua gestão foi

  • a) o Provão, criando critérios para avaliação do Ensino Superior e estimulando sua melhoria.
  • b) o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF), instrumento crucial para garantir eqüidade no acesso à escola.
  • c) a reforma do próprio ministério, construindo estrutura adequada para o gerenciamento das ações posteriores.
  • d) a tomada de financiamentos obtidos junto ao Banco Mundial e ao BID e o sucesso na aplicação e na prestação de contas desses recursos.
  • e) a reorganização e revitalização do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
#20444
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(1,0) 10 - 

Souza, J. A. R. (2007), em artigo publicado na Revista APASE nº 6 sobre o FUNDEB, analisa alguns aspectos do controle social como parte do processo de democratização, com base nos preceitos constitucionais. A respeito do controle social de ações governamentais, ele afirma que

I. o controle social deve ser encarado como um pesado fardo pela sociedade civil; por não poder confiar nos governantes, ela se vê obrigada a vigiá- los e, se preciso, puni-los.
II. no processo de redemocratização, a expressão "controle social" passou a ser aclamada numa perspectiva de incorporar a participação da comunidade na gestão das políticas públicas, com reflexos na Constituição Federal/88, obtidos pela atuação do movimento social.
III. a participação da sociedade em funções de planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas levou à institucionalização dos Conselhos de Políticas Públicas, como espaços públicos legítimos de articulação entre governo e sociedade.
IV. diferentemente de outros conselhos criados com ênfase num discurso de parceria para melhoria dos serviços, os conselhos do FUNDEF, agora FUNDEB, tiveram que ser instalados num clima de confronto com os governos para "acabar com os desmandos na aplicação de verbas vinculadas" à educação. 

Está correto o contido apenas em

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II, III e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) I, III e IV.