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Prova de Pedagogia 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Pedagogia 2 - Questões e Simulados

📚 Simulado Pedagogia gratuito | cód.1347

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#20425
Banca
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Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 1 - 

Considerando-se o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sobre a oferta de educação profissional técnica de nível médio, é correto afirmar que a educação técnica articulada com o ensino médio deve ser desenvolvida

  • a) de forma integrada e oferecida somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio, de modo que adquiram, ao término do curso, habilitação técnico-profissional.
  • b) de forma integrada e oferecida ao estudante em uma mesma instituição de ensino, desde que ele esteja ingressando no ensino médio.
  • c) de forma concomitante, em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.
  • d) de forma concomitante e oferecida somente a estudantes que já estejam cursando o ensino médio.
  • e) nenhuma das alternativas.
#20426
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

A respeito de bullying, assinale a opção correta.

  • a) Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianças e adolescentes, visto que, nessas fases, pode ser percebido como brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagirem intensamente em face dos desafios decorrentes de interações sociais.
  • b) Auxilia os alunos a demarcarem seu espaço tanto no ambiente escolar quanto na vida, já que todos os envolvidos são levados a repensar seus papéis sociais.
  • c) O quadro de bullying está caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir, excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja uma única vez, demonstrando com essa atitude comportamento segregacionista.
  • d) Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agressão ou dela se defender.
  • e) Nenhuma das alternativas
#20427
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 3 - 

É com o corpo que se tem capacidade de ver, ouvir, falar, perceber e sentir as coisas, portanto, o corpo expressa a linguagem. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  • a) O corpo é responsável pela comunicação do indivíduo e do seu relacionamento com a vida e com os outros.
  • b) Os gestos são exemplos de interação verbal mediadora entre as relações humanas.
  • c) O ato da fala é uma ação do corpo e, por isso, integra a comunicação verbal e não verbal.
  • d) A percepção das coisas ocorre devido ao aspecto social do corpo.
  • e) Nenhuma das alternativas.
#20428
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Pedagogia
Concurso
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fácil

(1,0) 4 - 

“Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.” O trecho refere-se 

  • a) a métodos da Escola Ativa de Dewey.
  • b) à Didática Magna de Comenius.
  • c) aos princípios gerais da Escola de Summerhill.
  • d) aos preceitos da Escola Anarquista no Brasil.
  • e) Nenhuma das alternativas
#20429
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Matéria
Pedagogia
Concurso
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difícil

(1,0) 5 - 

Os defensores das teorias ambientalistas do desenvolvimento consideram que, quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, ele tende a reaparecer quando estiverem presentes estímulos semelhantes. Esse fenômeno é denominado:

  • a) personalização
  • b) particularização
  • c) representação
  • d) generalização
  • e) interação
#20430
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(1,0) 6 - 

Com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (Lei nº. 9394/96), que prevê que os estabelecimentos de ensino elaborem e executem sua proposta pedagógica, deixou explícita a ideia de que a escola não pode prescindir da reflexão sobre sua intencionalidade educativa. Assim sendo, o Projeto Pedagógico (PP) passou a ser objeto prioritário de estudo e discussão. Acerca desta premissa, NÃO é correto afirmar que: 

  • a) O PP é um conjunto de planos e projetos de professores que trata das diretrizes pedagógicas da instituição elaborados pelos especialistas da educação e executados pelos docentes.
  • b) O PP passou a ser uma carta de intenções e uma exigência de ordem administrativa, respeitando as normas comuns da nova LDB e as peculiaridades da comunidade escolar
  • c) O PP deve expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola no sentido de atender às diretrizes do Sistema Nacional de Educação, bem como as necessidades locais e específicas da clientela da escola.
  • d) O PP concretiza a identidade da escola e do oferecimento de garantias para um ensino de qualidade, configurando- se como um instrumento e processo de organização da escola.
  • e) O PP é um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade.
#20431
Banca
. Bancas Diversas
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médio

(1,0) 7 - 

À Educação Básica, conforme a LDN, Lei nº. 9394/1996, é atribuída a função de garantir condições para que o aluno construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente. Para que isto ocorra, torna-se necessário:

1. Desenvolver no aluno, durante o processo de ensino-aprendizagem, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. 

2. Explorar metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação das hipóteses na construção do conhecimento. 

3. Possibilitar a aprendizagem para construir argumentação capaz de controlar resultados do processo. 

4. Desenvolver o espírito crítico, as potencialidades do trabalho individual, tanto quanto no coletivo. 

Estão corretas apenas as afirmativas: 

  • a) 1, 4
  • b) 1, 2, 4
  • c) 1, 3, 4
  • d) 2, 3, 4
  • e) 1, 2, 3, 4
#20432
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(1,0) 8 - 

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), NÃO é correto afirmar que:

  • a) Foram elaborados para fornecer uma orientação geral e coerente do currículo, em âmbito nacional, visando a melhoria da qualidade de ensino.
  • b) Os PCN’s oferecem orientações pedagógicas e curriculares gerais, enquanto subsídios aos professores para refletirem e tomarem decisões, em nível local, sobre objetivos e conteúdos, formas metodológicas de atuação docente.
  • c) Os PCN’s são um ponto de partida, para que se possa articular objetivos e conteúdos com a cultura da escola e das salas de aula, envolvendo tudo o que um documento geral não pode prever, tais como: diversidade regional, decisões do professor, dinâmica das interações na sala , currículo oculto, entre outras.
  • d) Adotam o tratamento transversal, restringindo-os a uma área específica.
  • e) Os PCN’s definem a organização curricular, considerando a especificidade das áreas e disciplinas dentro de um todo integrado e a organização da escolaridade por ciclos.
#20433
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(1,0) 9 - 

 

Os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), estabelecem a comunicação entre as disciplinas escolares, buscando maior integração entre seus diferentes conhecimentos. 

Sobre a proposta desses temas, analise: 

I. Os temas transversais tomam a cidadania como eixo básico, pois tratam de questões que permeiam os assuntos que, embora abordados pelos currículos convencionais, não chegam a ser diretamente trabalhados, tais como a violência, a saúde, o uso dos recursos naturais e os preconceitos. 

II. São os temas transversais definidos nos PCN’s: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural. 

III. Os temas transversais definidos nos PCN’s são abrangentes, não podendo, portanto sofrer adaptações conforme as peculiaridades da região. 

IV. A perspectiva transversal indica a possibilidade de transformação da prática pedagógica, ao propor um rompimento da atuação do professor isolado por área. 

Estão corretas apenas as afirmativas: 

 

  • a) I, II, IV
  • b) I, III, IV
  • c) II, III, IV
  • d) II, IV
  • e) III, IV
#20434
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(1,0) 10 - 

O conhecimento é um produto da atividade social que se produz, se mantém e se difunde nos intercâmbios com outros. O empirismo, o inatismo e o construtivismo foram posições dominantes e que influenciaram a prática escolar na formação dos conhecimentos. De acordo com estas concepções, NÃO é correto afirmar que: 

  • a) A atividade educacional na concepção do empirismo consiste em transmitir conhecimentos ao aluno, que aprenderia e ficaria marcado por eles.
  • b) O inatismo afirma que nossa mente tem conhecimentos a priori ou inatos, sem os quais seria impossível conhecer.
  • c) O conhecimento, segundo o construtivismo, é o resultado da interação entre o sujeito e a realidade que o cerca. Ao agir sobre a realidade, o indivíduo constrói propriedades desta, ao mesmo tempo em que reorganiza sua própria mente.
  • d) As posições empiristas tendem a enfatizar a influência que os outros têm na formação do conhecimento, já que consideram que o conhecimento é uma cópia da realidade e, portanto, é algo que vem de fora. As posições inatistas, pelo contrário, dão mais ênfase ao sujeito e menos às condições exteriores.
  • e) Segundo a doutrina do inatismo, defendida por Jean Piaget, quando nascemos, nossa mente é como um quadro em branco, uma tábula rasa sobre a qual se vai escrevendo o resultado de nossas experiências que, dessa forma, acumular-se-ão dentro de nós.