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Prova de Matemática 15 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Matemática 15 - Questões e Simulados

📚 Simulado CESGRANRIO | . Cargos Diversos | cód.152

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#7107
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Matemática
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difícil

(1,0) 1 - 

O conjunto V = {(x, y, z, w) R? | x + y = 0, y + z = 0, z + w = 0, w + x = 0} é um espaço vetorial de dimensão

  • a) 0
  • b) 1
  • c) 2
  • d) 3
  • e) 4
#7108
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matemática
Concurso
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médio

(1,0) 2 - 

Um fabricante de sabão em pó deseja usar embalagens em forma de bloco retangular com o menor gasto possível de material, de modo que: - uma das dimensões da base seja o triplo da outra; - o volume seja de 2 304 cm3. Nessas condições, a altura da caixa de sabão em pó, em cm, deve medir

  • a) 11.
  • b) 12.
  • c) 12,5.
  • d) 15.
  • e) 15,5.
#7109
Banca
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Matemática
Concurso
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

O valor da rentabilidade mensal, a juros simples, que permite que um investimento de R$ 1.000,00 se transforme em um montante de R$ 1.250,00 num prazo de 20 meses é

  • a) 2,5% ao mês.
  • b) 2,0% ao mês.
  • c) 1,55% ao mês.
  • d) 1,50% ao mês.
  • e) 1,25% ao mês.
#7110
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matemática
Concurso
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médio

(1,0) 4 - 

Um aplicador depositou, num determinado fundo, um valor inicial de R$ 2.000,00. O valor acumulado, em reais, ao final de 24 meses, considerando juros compostos de 1% ao mês, será

  • a) 2.437,53
  • b) 2.465,86
  • c) 2.539,47
  • d) 2.546,68
  • e) 2.697,40
#7111
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médio

(1,0) 5 - 

Considere uma sequência infinita de retângulos, cada um deles com base medindo 1cm e tais que o primeiro tem altura 1m e, a partir do segundo, a altura de cada retângulo mede um décimo da altura do anterior. Seja Sn a soma das áreas dos n primeiros retângulos des- sa sequência, expressa em cm2 . Pode-se afirmar que

  • a) S3=110
  • b) S7
  • c) existe n natural tal que Sn é um número irracional
  • d) existe n natural tal que Sn = 111,1111111
  • e) Sn< 111,01 para todo natural não nulo n
#7112
Banca
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(1,0) 6 - 

As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (Parecer CEB nº 15/98) estabelecem como objetivos da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando: I - compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades; II - identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações; III - analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos; IV - identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade; V - entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e se propõem a solucionar. Cada uma dessas habilidades/competências pode ser desenvolvida mais diretamente por meio de um dos tópicos de Matemática do Ensino Médio apresentados a seguir. ( ) Trigonometria ( ) Funções ( ) Informática ( ) Análise combinatória ( ) Tratamento da Informação Associando esses tópicos do Ensino Médio com as habilidades, obtém-se, de cima para baixo, a sequência

  • a) I - II - III - IV - V.
  • b) II - I - V - IV - III.
  • c) IV - II - V - I - III.
  • d) IV - III - I - II - V.
  • e) V - III - I - V - II.
#7113
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difícil

(1,0) 7 - 

Uma solução da equação diferencial y'=y+e× é tal que y(2) = 0. Então y(1) é igual a

  • a) e²
  • b) 2e.
  • c) e.
  • d) #NOME?
  • e) - 2e.
#7114
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(1,0) 8 - 

No estudo de Espaços Vetoriais, a aprendizagem é mais significativa quando os estudantes visualizam situações familiares, que podem ser representadas por diagramas ou com material concreto. Trabalhar, por exemplo, com os espaços vetoriais IR² E IR³ permite essa visualização. Considere uma transformação linear T: IR³-> IR³ cujo núcleo tem dimensão 2. A partir desses dados, conclui-se que

  • a) T é injetora.
  • b) T é sobrejetora.
  • c) a imagem de T é uma reta em IR³
  • d) a imagem de T é um plano em IR³
  • e) xiste apenas um vetor não nulo cuja imagem por T é o vetor nulo.
#7115
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(1,0) 9 - 

Uma promissória sofrerá desconto comercial 2 meses e 20 dias antes do vencimento, à taxa simples de 18% ao ano. O banco que descontará a promissória reterá, a título de saldo médio, 7% do valor de face durante o período que se inicia na data do desconto e que termina na data do vencimento da promissória. Há ainda IOF de 1% sobre o valor nominal. Para que o valor líquido, recebido no momento do desconto, seja R$ 4.620,00, o valor nominal, em reais, desprezando-se os centavos, deverá ser

  • a) 5.104
  • b) 5.191
  • c) 5.250
  • d) 5.280
  • e) 5.344
#7116
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(1,0) 10 - 

Dois Técnicos Judiciários de um setor do Tribunal Regional Federal - Paulo e João - têm, respectivamente, 30 e 35 anos de idade e seus respectivos tempos de trabalho nesse setor são 6 e 9 anos. Incumbidos de arquivar os documentos de um lote, eles os dividiram entre si em partes diretamente proporcionais aos seus respectivos tempos de serviço nesse setor, cabendo a Paulo 78 documentos. Se a divisão tivesse sido feita em partes inversamente proporcionais às suas respectivas idades, quantos documentos caberiam a João

  • a) 82.
  • b) 85.
  • c) 87.
  • d) 90.
  • e) 105.
#7117
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(1,0) 11 - 

Certo dia, Jasão - Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho - recebeu um lote de processos, em cada um dos quais deveria emitir seu parecer. Sabe-se que ele executou a tarefa em duas etapas: pela manhã, em que emitiu pareceres para 60% do total de processos e, à tarde, em que os emitiu para os processos restantes. Se, na execução dessa tarefa, a capacidade operacional de Jasão no período da tarde foi 75% da do período da manhã, então, se pela manhã ele gastou 1 hora e 30 mi- nutos na emissão dos pareceres, o tempo que gastou na emissão dos pareceres à tarde foi:

  • a) 1 hora e 20 minutos.
  • b) 1 hora e 30 minutos.
  • c) 1 hora e 40 minutos.
  • d) 2 horas e 20 minutos.
  • e) 2 horas e 30 minutos.
#7118
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difícil

(1,0) 12 - 

Dos números que aparecem nas alternativas, o que mais se aproxima do valor da expressão (0,619² - 0,599²) × 0,75 é:

  • a) 0,0018.
  • b) 0,015.
  • c) 0,018.
  • d) 0,15.
  • e) 0,18.
#7119
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médio

(1,0) 13 - 

Considere que um processo teve suas páginas numeradas de 1 a N. Se para numerá-las foram usados 270 algaris- mos, então N é um número

  • a) primo.
  • b) maior que 150.
  • c) quadrado perfeito.
  • d) múltiplo de 4.
  • e) divisível por 9.
#7120
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1
médio

(1,0) 14 - 

Suponha que a sala de audiência de uma Vara Trabalhista será reformada e ficará com a forma de um retângulo que tem 67,2 m de perímetro. Para que a área dessa sala seja máxima as suas dimensões deverão ser:

  • a) 37,2 m × 39,0 m.
  • b) 33,6 m × 33,6 m.
  • c) 21,4 m × 12,2 m.
  • d) 16,8 m × 16,8 m.
  • e) 15,6 m × 18,0 m.
#7121
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médio

(1,0) 15 - 

Certo dia, Jasão - Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho - recebeu um lote de processos, em cada um dos quais deveria emitir seu parecer. Sabe-se que ele executou a tarefa em duas etapas: pela manhã, em que emitiu pareceres para 60% do total de processos e, à tarde, em que os emitiu para os processos restantes. Se, na execução dessa tarefa, a capacidade operacional de Jasão no período da tarde foi 75% da do período da manhã, então, se pela manhã ele gastou 1 hora e 30 minutos na emissão dos pareceres, o tempo que gastou na emissão dos pareceres à tarde foi:

  • a) 1 hora e 20 minutos.
  • b) 1 hora e 30 minutos.
  • c) 1 hora e 40 minutos.
  • d) 2 horas e 20 minutos.
  • e) 2 horas e 30 minutos.