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Prova de Gestão de Pessoas 9 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Gestão de Pessoas 9 - Questões e Simulados

📚 Simulado FGV | . Cargos Diversos | cód.574

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#13660
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 1 - 

São duas conhecidas limitações nos procedimentos de recrutamento interno:

  • a) excesso nas promoções (princípio de Peter) e relacionamentos em conflito.
  • b) relacionamentos muito próximos e simpatias e antipatias de superiores.
  • c) relacionamentos em conflito e relacionamentos muito próximos.
  • d) funcionários da organização terem muita intimidade com os procedimentos de recrutamento e excesso nas promoções (princípio de Peter).
  • e) protecionismo e recolocação (outplacement).
#13661
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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difícil

(1,0) 2 - 

O processo de recrutamento externo apresenta diversas vantagens, entre as quais se inclui:

  • a) rapidez no processo.
  • b) manutenção da racionalidade no processo.
  • c) baixo custo de investimento.
  • d) princípio de Peter.
  • e) ausência de nepotismo.
#13662
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
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(1,0) 3 - 

Plano de carreira é o processo pelo qual:

  • a) organização seleciona e avalia os empregados para obter um grupo de pessoas qualificadas a atender às demandas futuras.
  • b) a organização identifica os passos necessários para atingir as metas da carreira.
  • c) a organização identifica e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.
  • d) o empregado decide sobre os passos necessários para atingir as metas da carreira.
  • e) o empregado decide e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.
#13663
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FGV
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 4 - 

Peter Senge é considerado o principal autor da conhecida aprendizagem organizacional, importante abordagem extremamente útil na gestão de pessoas. E ele apresenta o que considera serem as disciplinas que melhor contribuem para a aprendizagem organizacional. Para o autor, a quinta disciplina - a mais relevante - é:

  • a) Domínio Interpessoal.
  • b) Modelos Digitais.
  • c) Estratégias Organizacionais.
  • d) Raciocínio Sistêmico.
  • e) Ação Horizontal.
#13664
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 5 - 

Além da utilização de tipos de poder, o homem (ser humano) tem à sua disposição, conforme a literatura teórica e técnica informa, abordagens de liderança reproduzidas nas alternativas abaixo, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) abordagem dos traços de personalidade.
  • b) a abordagem de condicionamentos horizontais/verticais
  • c) a abordagem comportamental.
  • d) a abordagem contingencial.
  • e) a abordagem do grid gerencial.
#13665
Banca
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 6 - 

Abaixo encontram-se métodos utilizados pelas organizações para desenvolver um plano de cargos e salários, à exceção de um. Assinale-o.

  • a) método competitivo
  • b) método de comparação de fatores
  • c) métodos das categorias predeterminadas
  • d) método de avaliação por pontos
  • e) método flexível de cargos e salários
#13666
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(1,0) 7 - 

A atividade Benefícios se conceitua numa fonte de sucesso organizacional na medida em que sua ação seja pautada por alto grau de profissionalismo. Tem limitações que tornam a sua aplicação passível de insucessos de toda ordem. Uma dessas limitações é:

  • a) controle excessivo.
  • b) oicote.
  • c) submissão atemporal.
  • d) contratempos iniciais.
  • e) alcance não pleno.
#13667
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(1,0) 8 - 

Como em todos os processos que envolvem as pessoas da organização, a avaliação de desempenho, se não for conduzida de forma competente, poderá causar transtornos para a direção da organização como os apontados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • a) leniência
  • b) eqüifinalidade
  • c) falsidade
  • d) obstáculos interpessoais
  • e) feito de halo (ou efeito halo)
#13668
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Gestão de Pessoas
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fácil

(1,0) 9 - 

O que é avaliação 360 graus?

  • a) Não é uma avaliação de desempenho.
  • b) uma avaliação convencional que procura abordar todas as facetas da pessoa em avaliação.
  • c) Uma avaliação que é realizada considerando-se o maior número possível de pessoas que tenham alguma relação no ambiente profissional com a pessoa objeto da avaliação.
  • d) Uma avaliação realizada pela chefia direta, mas que depois deve ser aberta a todos que assim desejarem.
  • e) uma variante da avaliação de 180 graus, mas bem mais detalhada.
#13669
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médio

(1,0) 10 - 

A gestão por competências é mais uma contribuição dos teóricos da administração que visa ao melhor desenvolvimento do pessoal da estrutura superior da organização. Contudo, há uma competência que não está necessariamente relacionada a algum atributo de cargo, mas sim uma competência relevante para a excelência organizacional que é a competência essencial. A competência essencial é:

  • a) uma competência específica que só pode ser desenvolvida por quem a direção superior indicar.
  • b) a competência adquirida ao longo de um programa para executivos do primeiro escalão organizacional.
  • c) omo a própria palavra diz, essencial, ou seja, algo que está na essência, na origem das funções organizacionais.
  • d) uma capacitação básica que permite que a organização possa competir e crescer.
  • e) uma competência centrada no estamento superior e indelegável.
#13670
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(1,0) 11 - 

As pessoas que atuam em gestão de pessoas necessitam de três competências básicas, que são:

  • a) conhecer a legislação, conhecer a história da empresa e conhecimento do negócio (no caso de empresa).
  • b) fornecimento das práticas de RH, conhecer a história da empresa, saber influenciar pessoas, dedicando-se ao treinamento e desenvolvimento do corpo funcional.
  • c) onhecimento do negócio, fornecimento das práticas de RH e administração da mudança.
  • d) conhecer os sistemas de informação, conhecer a legislação e promover a integração do corpo funcional.
  • e) star sempre muito bem informado, saber diagnosticar e ser comprometido com os objetivos maiores da organização.
#13671
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(1,0) 12 - 

A avaliação de desempenho vem, ao longo do tempo, recebendo um número expressivo de contribuições de autores e profissionais, certos de que a avaliação convencional perde espaço para novos insumos técnicos. Um bom exemplo é a avaliação de 360º, que é relativamente recente e, num certo sentido, revolucionou a área de recursos humanos. Assinale a alternativa que melhor expressa essa diferenciada forma de avaliar pessoas na organização.

  • a) A avaliação é 360º por envolver a pessoa nos mais variados aspectos da estrutura de sua personalidade; a avaliação é feita pelo superior imediato e pelos subordinados, e não envolve as opiniões de pessoas de outras organizações que lidam de alguma forma com a pessoa em avaliação.
  • b) Esta avaliação visa a uma análise circular, ou seja, apenas as pessoas que estão próximas ao avaliado podem responder aos questionamentos convencionais. Neste caso, a avaliação é basicamente a respeito das atitudes e comportamento, mas não há impedimentos a uma avaliação sobre a competência técnica. Não é uma avaliação que defina o destino da pessoa, mas sim algo a ser considerado pelo superior imediato.
  • c) Parte da idéia de que quem emite os feedbacks são pessoas situadas em diferentes posições ao redor do receptor e que fazem parte da sua rede de contatos: superior imediato, subordinados, e até mesmo pessoas de outras organizações que lidam, de alguma forma, com a pessoa em avaliação como, por exemplo, fornecedores.
  • d) Parte da idéia de que quem emite os feedbacks são pessoas situadas em diferentes posições ao redor do receptor, mas o superior imediato recolhe a avaliação realizada pelas pessoas próximas e as considera ou não como suporte à sua própria avaliação que, essa sim, terá importância na vida futura do avaliado.
  • e) 0º é apenas e tão somente um rótulo para avaliação de desempenho do corpo funcional. As questões giram em torno da pessoa como pessoa e da pessoa como membro da estrutura social da organização, ou seja, não é uma avaliação com quesitos apenas da atividade relativa ao trabalho, mas, essencialmente, com quesitos sobre a personalidade da pessoa, seus desejos pessoais profissionais, educacionais e assim por diante.
#13672
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(1,0) 13 - 

Certo tipo de liderança cria entre os membros do grupo mais hostilidade e rivalidade, maior identificação com o líder do que com o grupo, ansiedade em relação ao futuro, agressões aos outros,criação de bodes expiatórios, superdependência e submissão ao líder e inflexibilidade de comportamento. Essa liderança é do tipo:

  • a) liberal.
  • b) situacional.
  • c) autocrática.
  • d) carismática.
  • e) democrática.
#13673
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(1,0) 14 - 

No final da década de 1990, as organizações aderiram ao sistema de terceirização de certos serviços, sob o argumento de que, nessas condições, há um menor custo e uma maior especialização nos serviços executados. Terceirização é o ato de repassar a execução de uma ou mais tarefas a um profissional ou empresa sem vínculo empregatício com a tomadora desse serviço, estabelecendose condições contratuais de custo, prazo e resultados esperados, entre outras. Especificamente na ARH (Administração de Recursos Humanos) algumas áreas são mais comumente terceirizadas do que outras. Uma atividade que costuma ser menos terceirizada é:

  • a) restaurante.
  • b) limpeza.
  • c) segurança e medicina do trabalho.
  • d) treinamento.
  • e) avaliação de desempenho.
#13674
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(1,0) 15 - 

O primeiro passo na administração bem-sucedida da complexidade é sondar o leque de talento disponível. É um erro grave permitir desequilíbrios históricos na nacionalidade ou no background funcional do grupo administrativo para restringir a contratação ou a promoção subseqüente. No atual mercado global, o recrutamento voltado para o mercado doméstico limita a habilidade de uma empresa em capitalizar o pool mundial de habilidades gerenciais e influencia negativamente os processos de tomada de decisões. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: I. As empresas precisam não apenas ampliar o pool de pessoas disponíveis para posições-chave, como precisam também desenvolver novos critérios para escolher os que têm maiores possibilidades de sucesso. II. Em virtude de o sucesso passado não ser mais uma qualificação para tarefas cada vez mais sutis, sensíveis e imprevisíveis em nível superior de gerenciamento, a direção precisa envolver-se em um processo de seleção mais discriminatório. III. As empresas necessitam reduzir o grupamento de pessoas disponíveis para posições-chave e preservar antigos critérios para escolher pessoas com chances maiores de sucesso. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • b) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se somente a afirmativa III estiver correta.