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Prova de Gestão de Pessoas 7 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Gestão de Pessoas 7 - Questões e Simulados

📚 Simulado CESGRANRIO | . Cargos Diversos | cód.144

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#6902
Banca
CESGRANRIO
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Gestão de Pessoas
Concurso
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fácil

(1,0) 1 - 

Após um curso de desenvolvimento gerencial, João voltou à empresa em que trabalha empenhado em aplicar os conceitos que aprendeu a respeito de empowerment e delegação de autoridade. Para tanto, ele considerou que

  • a) quanto mais poder as pessoas têm para moldar suas vidas, mais se tornam autônomas, gerando menor comprometimento com a missão da empresa.
  • b) o comprometimento externo estabelece um tipo de contrato psicológico com o empregado e reforça o empowerment.
  • c) o resultado de um programa de mudança no qual as ações dos empregados são definidas de fora para dentro constitui uma fase decisiva do empowerment.
  • d) a coexistência do comprometimento externo e interno nas organizações é inviável, já que a forma como esses comportamentos são obtidos é crucial para o ulterior sucesso ou fracasso do empowerment.
  • e) para que os colaboradores assumam maior responsabilidade por seus próprios destinos, deve-se encorajar o desenvolvimento do comprometimento interno.
#6903
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

A empresa Alpha iniciou um diagnóstico da capacidade de desenvolvimento e crescimento das pessoas através da avaliação de seus potenciais. Para tanto, buscou-se

  • a) nalisar o comportamento real da pessoa, em face de uma expectativa ou um padrão de comportamento estabelecido pela organização.
  • b) definir o conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio.
  • c) projetar a capacidade das pessoas de obter resultados nas funções que possam vir a executar.
  • d) compreender os comportamentos esperados das pessoas no desempenho de suas funções cotidianas.
  • e) compreender o envolvimento e o esforço empreendido pelo indivíduo no processo de trabalho e na busca de resultados.
#6904
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

A entrevista de avaliação de desempenho de um funcionário é uma etapa formal do que deve se constituir em um processo contínuo de acompanhamento. Deve ser uma oportunidade de fazer um balanço geral de um período e o momento para estabelecer novas metas. O clima em que a entrevista acontece é determinante para o seu bom andamento. Sobre esse aspecto é INCORRETO afirmar que a(o)

  • a) proximidade física inibe os participantes, dificultando que a entrevista transcorra de forma aberta e sem constrangimentos.
  • b) participação bilateral, em que avaliador e avaliado têm espaço para expressar o que pensam e dar sugestões sem receio, gera maior comprometimento.
  • c) adoção de uma atitude de superproteção prejudica o avaliado, pois não dá a ele a real dimensão de seu desempenho nem das questões a serem revistas para o seu crescimento.
  • d) foco na resolução de problemas e na definição de novos objetivos gera facilidade para estabelecer um clima orientado para uma relação profícua entre líder e subordinado.
  • e) incentivo ao avaliado para análise de seu desempenho, no que se refere a pontos fortes, propicia a autorreflexão e o consequente amadurecimento pessoal/profissional.
#6905
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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1
médio

(1,0) 4 - 

Em um processo de avaliação de desempenho introduzido na empresa Y, objetivou-se aferir e analisar o resultado do trabalho por meio de acompanhamento, orientação e estímulo às equipes em termos de resultados e performance. O gestor, ao analisar o processo, identificou falhas e criticou o trabalho, EXCETO ao reconhecer que ele

  • a) obscurece os padrões de desempenho que seriam utilizados para avaliar as pessoas.
  • b) considera haver total neutralidade das pessoas que avaliam, sem a noção de que podem estar envolvidas emocionalmente com os colegas.
  • c) oferece feedback contínuo e utiliza a avaliação de desempenho como instrumento de recompensa e punição.
  • d) tira conclusões com base em aspectos comportamentais, como expressões faciais, atitudes, maneira de falar e dados informativos aleatórios.
  • e) apresenta como expectativa um comportamento padronizado que oblitera diferenças individuais.
#6906
Banca
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Gestão de Pessoas
Concurso
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difícil

(1,0) 5 - 

Sistemas de remuneração têm como desafio o estabelecimento de padrões internos e externos de equidade e diferenciação. Os padrões internos de diferenciação NÃO são

  • a) coerentes e consistentes no tempo.
  • b) aceitos por todos como justos e adequados.
  • c) simples e transparentes a todos na organização.
  • d) adequados às demandas do mercado de trabalho.
  • e) mensuráveis pela organização e pela própria pessoa.
#6907
Banca
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Gestão de Pessoas
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. Concursos Diversos
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(1,0) 6 - 

Um gerente estabeleceu uma meta para a linha de montagem, visando a aumentar a motivação para o trabalho. Ele propôs a redução dos custos médios e informou que o alcance seria avaliado ao final do ano, para a concessão de premiações. Considerando-se a teoria do estabelecimento de metas, o critério que foi contemplado, no caso, foi o de

  • a) priorização, por tratar-se da única meta estabelecida para a equipe.
  • b) especificidade, pois as metas estabelecidas eram claras e concretas.
  • c) feedback, uma vez que o desempenho parcial seria acompanhado.
  • d) ificuldade, já que a probabilidade de alcance seria avaliada.
  • e) aceitação, pois o desafio foi pactuado com a equipe.
#6908
Banca
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Gestão de Pessoas
Concurso
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(1,0) 7 - 

Para Chiavenato (2008), o processo de treinamento se dá em quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes e desenvolvimento de conceitos. Qual dos objetivos abaixo se refere estritamente à etapa de transmissão de informações?

  • a) Habilitar para execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas.
  • b) Promover a mudança de atitudes negativas para atitudes favoráveis de conscientização e sensibilidade com os clientes internos e externos.
  • c) Fornecer informações sobre a organização, seus clientes, produtos e serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos.
  • d) Desenvolver ideias e conceitos para estimular as pessoas a pensarem em termos globais para agir nos locais.
  • e) Desenvolver conceitos que conduzam as pessoas a raciocinarem de forma sistêmica a fim de habilitá-las à execução de tarefas complexas.
#6909
Banca
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Gestão de Pessoas
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médio

(1,0) 8 - 

A teoria organizacional identifica algumas respostas potenciais para lidar com o conflito nas organizações, em termos da combinação entre o grau de assertividade e o grau de cooperativismo utilizado na tomada de decisão. Nas situações a seguir, qual descrição evidencia o uso de alta assertividade e baixa colaboração?

  • a) Alguns países possuem leis de direitos autorais menos rígidas do que as dos Estados Unidos, o que acarreta uma proliferação de mercadorias falsificadas. A empresa Q utilizou uma resposta competitiva para o conflito, ao lidar com falsificadores, estabelecendo uma rede mundial para investigar e adotar ações legais con- tra qualquer organização que falsificasse suas merca- dorias.
  • b) A empresa K estava fechando o seu balanço anual e solicitou à sua equipe de três contadores que um deles trabalhasse no feriado. Com o objetivo de evitar conflito, um funcionário concordou em trabalhar no feriado para que os colegas pudessem ter folga.
  • c) A empresa W evitou conflitos ao se recusar a fazer negócios em países que admitem o suborno de funcionários públicos, deixando de lado tanto as suas reivin- dicações quanto as reivindicações destes países.
  • d) A empresa Z contratou e promoveu indivíduos que eram absolutamente leais à sua diretoria, a ponto de nunca questionar nenhuma das ações da organização.
  • e) Na última negociação sindical, o sindicato dos bancários aceitou um aumento de x ao invés de y, para mostrar a disposição de fracionar o objeto de conflito e aceitar uma solução que satisfizesse parcialmente os interesses de ambas as partes.
#6910
Banca
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(1,0) 9 - 

Na era da informação, as organizações precisam ser hábeis na gestão do conhecimento. A gestão por competências é uma proposta que visa a auxiliar no alcance desse objetivo. A gestão por competências envolve a

  • a) criação de um banco de talentos interno que inclua as habilidades e as lacunas de formação das pessoas da organização.
  • b) criação de um banco de informações e casos, em que os funcionários registram e compartilham suas infor- mações, experiências, ideias, problemas, soluções.
  • c) riação de um mapa de processos e competências, que pode ser feito pela equipe de trabalho e permite ampliar a visão sistêmica das tarefas realizadas.
  • d) formação de grupos de profissionais que se reúnem periodicamente para trocar ideias e experiências.
  • e) definição de um processo contínuo de disseminação e recuperação de informações para os diversos níveis e setores da organização.
#6911
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(1,0) 10 - 

Para o sucesso dos Programas de Desenvolvimento Gerencial, dos Planos de Carreira e Sucessão e dos Sistemas de Recompensas que dão suporte à gestão de Recursos Humanos, torna-se patente a necessidade de busca e reconhecimento dos indivíduos mais indicados para desenvolvimento e/ou promoção dentro da própria organização. A Avaliação de Potencial pode atender a essa necessidade

  • a) identificando o comportamento real da pessoa em face de uma expectativa ou um padrão de comportamento estabelecido pela organização.
  • b) identificando o conjunto de entregas e resultados de determinada pessoa para a empresa ou negócio.
  • c) implementando um processo contínuo de aferição e análise dos resultados e do processo de trabalho dentro de determinado período.
  • d) pesquisando apreciações quanto a realizações, cumprimento de metas, comportamentos esperados da pessoa no desempenho de suas funções e esforço empreendido.
  • e) diagnosticando a capacidade de desenvolvimento e crescimento das pessoas por meio da avaliação de suas habilidades, valores, características, realizações e interesses.
#6912
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(1,0) 11 - 

Recentemente, em consequência da grave crise financeira internacional, muitos bancos optaram por demitir funcionários e reestruturar os processos internos. Consequentemente, isso influenciou as atitudes dos funcionários perante o trabalho. Jorge, um analista de crédito de um banco comercial, expressa da seguinte forma os seus sentimentos: 'Essa crise fez-me enxergar o meu trabalho de uma nova forma. Estou muito insatisfeito com a forma como os bancos estão tratando os seus funcionários e, se tivesse uma oportunidade, mudaria de emprego imediatamente. Infelizmente, o mercado de trabalho está muito difícil e não existem oportunidades para que isso aconteça', continuando: 'por essa razão, espero continuar no meu trabalho atual até que o ambiente melhore.' Na sua intenção de se manter no seu atual emprego, Jorge expressa um comprometimento

  • a) instrumental.
  • b) afetivo
  • c) omportamental.
  • d) normativo.
  • e) técnico.
#6913
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(1,0) 12 - 

Na última avaliação de desempenho, Guilherme se sentiu profundamente injustiçado. De acordo com ele, a sua avaliação não reflete o seu real desempenho. O seu chefe o descreveu como uma pessoa muito introvertida e pouco motivada, que não sabe impor suas opiniões e que não gosta de trabalhar em equipe. Guilherme discorda dessa avaliação e se defende dizendo que, apesar de ser tímido, se dá bem com seus colegas de trabalho e que consegue, sempre, superar as suas metas de desempenho. Se for verdade o que Guilherme está dizendo, seu superior está cometendo um erro típico de avaliação de desempenho conhecido como

  • a) preconceito.
  • b) estereótipo.
  • c) percepção seletiva.
  • d) efeito de halo.
  • e) feito de tendência central.
#6914
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(1,0) 13 - 

Na era da informação, as organizações precisam ser hábeis na gestão do conhecimento. A gestão por competências é uma proposta que visa a auxiliar no alcance desse objetivo. A gestão por competências envolve a

  • a) criação de um banco de talentos interno que inclua as habilidades e as lacunas de formação das pessoas da organização.
  • b) criação de um banco de informações e casos, em que os funcionários registram e compartilham suas informações, experiências, ideias, problemas, soluções.
  • c) riação de um mapa de processos e competências, que pode ser feito pela equipe de trabalho e permite ampliar a visão sistêmica das tarefas realizadas.
  • d) formação de grupos de profissionais que se reúnem periodicamente para trocar ideias e experiências.
  • e) definição de um processo contínuo de disseminação e recuperação de informações para os diversos níveis e setores da organização.
#6915
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(1,0) 14 - 

Remuneração é o processo que envolve todas as formas de pagamento e recompensas aos funcionários decorrentes do seu emprego, sendo as recompensas os valores efetivamente pagos (CHIAVENATO, 2004). A esse respeito, considere as seguintes variáveis: I - férias, gorjetas e comissões; II - gratificações, 13o salário e adicionais; III - férias, prêmios e decorrências dos benefícios. As variáveis que representam recompensas financeiras indiretas estão corretas SOMENTE em

  • a) I
  • b) II
  • c) III
  • d) I e II
  • e) II e III
#6916
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(1,0) 15 - 

A liderança é um fenômeno tipicamente social, relacionado à influência interpessoal e ao processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Vários estudiosos se manifestam sobre estilos de liderança, destacando-se a autocrática, a liberal e a democrática. Qual das afirmações abaixo descreve uma característica da liderança liberal?

  • a) A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus colegas de atividades.
  • b) A participação do líder no debate limita-se à apresentação ao grupo de alternativas variadas, e ao esclarecimento de que pode fornecer informações, desde que sejam pedidas.
  • c) O líder é quem decide e fixa as diretrizes, prescindindo da participação do grupo na tomada de decisões.
  • d) O líder determina as providências para a execução das tarefas, de forma gradativa e previsível, à medida quese tornam necessárias.
  • e) O líder determina qual tarefa cada um deverá executar e qual deverá ser o seu companheiro de trabalho.