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Prova de Gestão de Pessoas 5 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Gestão de Pessoas 5 - Questões e Simulados

📚 Simulado FGV | . Cargos Diversos | cód.573

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#13645
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

O diretor do Posto de Saúde Nelson Mandela estabeleceu, para o ano de 2010, um aumento de 20% no número de atendimentos à população. Para tal, decidiu aplicar um Programa de Treinamento, para atingir a meta estipulada para este ano. Assinale a opção que NÃO condiz com os objetivos de um programa de treinamento.

  • a) proporcionar ao funcionário oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal em seu cargo atual e, também, em outro cargo para o venha a ser promovido
  • b) identificar os funcionários que necessitam de reciclagem e/ou aperfeiçoamento em determinadas áreas de atividades e selecionar os empregados com condição de promoção ou transferência
  • c) mudar a atitude dos funcionários para criar um relacionamento interpessoal mais satisfatório, para torná-los mais receptivos às técnicas de gerência, e para aumentar o seu nível de envolvimento
  • d) estimular os funcionários a aumentar seu nível de competição, em relação aos seus colegas de trabalho, mesmo que tal atitude venha a comprometer as interações plenas dentro das equipes
  • e) utilizar instrumental adequado que permita a medição do desempenho do funcionário durante um dado período de tempo, bem como considerar um possível potencial para outras funções
#13646
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

A avaliação de desempenho vem, ao longo do tempo, recebendo um número expressivo de contribuições de autores e profissionais, certos de que a avaliação convencional perde espaço para novos insumos técnicos. Um bom exemplo é a avaliação de 360º, que é relativamente recente e, num certo sentido, revolucionou a área de recursos humanos. Assinale a alternativa que melhor expressa essa diferenciada forma de avaliar pessoas na organização.

  • a) A avaliação é 360º por envolver a pessoa nos mais variados aspectos da estrutura de sua personalidade; a avaliação é feita pelo superior imediato e pelos subordinados, e não envolve as opiniões de pessoas de outras organizações que lidam de alguma forma com a pessoa em avaliação.
  • b) Esta avaliação visa a uma análise circular, ou seja, apenas as pessoas que estão próximas ao avaliado podem responder aos questionamentos convencionais. Neste caso, a avaliação é basicamente a respeito das atitudes e comportamento, mas não há impedimentos a uma avaliação sobre a competência técnica. Não é uma avaliação que defina o destino da pessoa, mas sim algo a ser considerado pelo superior imediato.
  • c) Parte da idéia de que quem emite os feedbacks são pessoas situadas em diferentes posições ao redor do receptor e que fazem parte da sua rede de contatos: superior imediato, subordinados, e até mesmo pessoas de outras organizações que lidam, de alguma forma, com a pessoa em avaliação como, por exemplo, fornecedores.
  • d) Parte da idéia de que quem emite os feedbacks são pessoas situadas em diferentes posições ao redor do receptor, mas o superior imediato recolhe a avaliação realizada pelas pessoas próximas e as considera ou não como suporte à sua própria avaliação que, essa sim, terá importância na vida futura do avaliado.
  • e) 360º é apenas e tão somente um rótulo para avaliação de desempenho do corpo funcional. As questões giram em torno da pessoa como pessoa e da pessoa como membro da estrutura social da organização, ou seja, não é uma avaliação com quesitos apenas da atividade relativa ao trabalho, mas, essencialmente, com quesitos sobre a personalidade da pessoa, seus desejos pessoais profissionais, educacionais e assim por diante.
#13647
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Uma empresa está realizando o seu planejamento de RH e aplica um modelo que consiste em: i) escolher um fator estratégico cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal; ii) estabelecer os níveis históricos e futuros para cada fator estratégico; iii) determinar os níveis históricos da mão de obra para cada unidade; e iv) projetar os níveis futuros de mão de obra para cada unidade por meio da correlação com a projeção dos níveis do fator estratégico correspondente. Assinale a alternativa que corresponde ao modelo cujas características foram aplicadas pela empresa.

  • a) modelo de substituição de postos-chave
  • b) modelo baseado no fluxo de pessoal
  • c) modelo baseado em segmentos de cargos
  • d) modelo baseado na procura estimada do produto
  • e) modelo de planejamento integrado
#13648
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 4 - 

Com relação à competência individual, assinale a afirmativa que não apresenta foco na customização.

  • a) Comunicação eficaz.
  • b) Resolução de problemas.
  • c) Multifuncionalidade.
  • d) Articulação interna e externa.
  • e) Participação em projetos.
#13649
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

As características do modelo clássico de desenho de cargos estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Basear-se na dinâmica de grupo.
  • b) Preocupar-se com o conteúdo do cargo.
  • c) Enfatizar as tarefas.
  • d) Fundamentar-se na estrutura organizacional.
  • e) Buscar eficiência por meio da racionalização do trabalho.
#13650
Banca
FGV
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
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Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

Com relação aos estilos e técnicas de gestão de conflitos, analise as afirmativas a seguir. I. A desescalonização procura mitigar conflitos ao encorajar atitudes cooperativas entre as partes. II. O estilo de abstenção é sugerido quando um assunto é trivial ou o desentendimento é muito oneroso. III. A abordagem estrutural faz uso dos sistemas de recompensas como mecanismo de gestão de conflitos. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#13651
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 7 - 

Com relação às fontes dos conflitos organizacionais, analise as afirmativas a seguir: I. Os recursos limitados são uma fonte de conflito organizacional. II. A diferenciação é uma fonte de conflito organizacional. III. A ausência de interdependência de tarefas é uma fonte de conflito organizacional. Assinale

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#13652
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 8 - 

Com relação às características do modelo político de gestão de pessoas, analise as afirmativas a seguir: I. Esse modelo vê a mudança organizacional como algo desejável e necessário. II. Esse modelo avalia as necessidades das organizações e seus recursos. III. Esse modelo busca a eficiência social para atingir maior produtividade. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#13653
Banca
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Gestão de Pessoas
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médio

(1,0) 9 - 

Em gestão por competências, a condição da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente é uma característica das:

  • a) competências essenciais.
  • b) competências distintivas.
  • c) ompetências de unidades de negócio.
  • d) competências de suporte.
  • e) capacidades dinâmicas.
#13654
Banca
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(1,0) 10 - 

Que sentimento ligado a necessidades defensivas profundas das quais não se tem consciência pode afetar líderes organizacionais e interferir na objetividade de seus julgamentos?

  • a) Impulsos emocionais momentâneos.
  • b) Enxaqueca.
  • c) Perda da capacidade auditiva.
  • d) Autonomia do pensar.
  • e) Inteligência.
#13655
Banca
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(1,0) 11 - 

fundamental que as pessoas envolvidas na gestão, inclusive na gestão de pessoas, tenham em mente o que é um modelo de gestão e que assim deve ser a sua implementação e utilização no cotidiano das organizações. Não é característica desse modelo:

  • a) ser elaborado e definido pelo gestor da área.
  • b) ser um conjunto de práticas e processos de gestão.
  • c) ser coerente com uma filosofia de trabalho.
  • d) estar a serviço de um modelo de negócios.
  • e) a crença de que, por meio da sua aplicação e renovação sistemática, a organização conseguirá vantagens competitivas.
#13656
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 12 - 

possível afirmar que a administração de pessoal seria o mesmo que administração de recursos humanos, pois sua visão estratégica e operacional é idêntica à da administração de recursos humanos?

  • a) Não. Não é possível afirmar que ambas seriam idênticas, apenas pelo fato de terem visões idênticas.
  • b) Não. A administração de pessoal não seria o mesmo que administração de recursos humanos, embora ambas mantenham visões estratégica e operacional, mas que são distintas, porque perdeu força em função de uma nova e moderna concepção de ação estrutural que inclui a gestão de pessoas.
  • c) Sim. Ambas e mais a gestão de pessoas atuam de forma igual.
  • d) Sim. A administração de pessoal seria o mesmo que administração de recursos humanos, ou seja, visões estratégica e operacional idênticas, desde que seu envolvimento com o corpo funcional fosse desenvolvido apenas por intermédio das gerências e chefias, em geral.
  • e) Sim. Administração de pessoal e administração de recursos humanos são nomenclaturas de unidades que são responsáveis por atividades de alta resiliência.
#13657
Banca
FGV
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Gestão de Pessoas
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médio

(1,0) 13 - 

A gestão estratégica numa organização pode ser entendida como o conjunto de decisões tomadas previamente acerca do que deve ser feito em longo prazo. Gestão, em síntese, é pôr em prática uma estratégia tanto no nível microssocial quanto no nível macrossocial, ou seja, operacionalmente as estratégias devem direcionar a gestão das organizações. Para elaborar um modelo de gestão de pessoas tendo por inspiração o parágrafo anterior sobre gestão estratégica, devem-se compor as estratégias de gestão de pessoas com as seguintes atividades:

  • a) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários.
  • b) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários ou planejamento de carreira.
  • c) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, planejamento de carreira e avaliação de desempenho.
  • d) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários e treinamento e desenvolvimento.
  • e) planejamento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, administração de cargos e salários, planejamento de carreira, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento e clima organizacional.
#13658
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(1,0) 14 - 

Em relação ao treinamento e desenvolvimento de pessoas, é possível afirmar que existem os seguintes tipos de treinamento, à exceção de um. Assinale-o.

  • a) treinamento de integração
  • b) treinamento técnico-operacional
  • c) treinamento gerencial
  • d) treinamento comportamental
  • e) treinamento matricial
#13659
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(1,0) 15 - 

Formas de remanejamento: uma atividade em gestão de pessoas que vem ganhando espaço nas organizações públicas e particulares. É possível afirmar que existem as seguintes formas de remanejamento, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) expatriação
  • b) repatriação
  • c) recolocação (outplacement)
  • d) compensatória
  • e) transferência