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Prova de Gestão de Pessoas 14 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Gestão de Pessoas 14 - Questões e Simulados

📚 Simulado FCC | . Cargos Diversos | cód.496

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#12393
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(1,0) 1 - 

A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que

  • a) o foco passa a ser a modernização tecnológica da organização, a busca do consenso e a vantagem competitiva.
  • b) as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.
  • c) as mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado, exigindo um processo de centralização da gestão voltada para o controle das turbulências e da imprevisibilidade.
  • d) se baseia em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; autonomia e independência corporativa e na integração vertical da estrutura organizacional.
  • e) a cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar os sistemas homeostáticos, com foco na estabilização dos padrões de inovação da organização.
#12394
Banca
FCC
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
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(1,0) 2 - 

Com relação à mudanças da cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo. I. Elas são impossíveis, pois estas dependem de um consenso em todos os setores em relação à necessidade da mudança. II. Estas dependem essencialmente da transformação radical dos pressupostos cognitivos da cultura da organização. III. Elas devem focar inicialmente os produtos, as estruturas e os sistemas da empresa que podem ser mais facilmente modificados. IV. Estas são difíceis, mas não impossíveis, pois implicam em modificar concepções que são arraigadas no pensamento e no comportamento das pessoas. V. Elas devem, em primeiro lugar, eliminar aqueles que detêm poder na organização, mas não se interessam pela mudança. Estão corretas SOMENTE

  • a) I e V.
  • b) II, IV e V.
  • c) I, II e III.
  • d) I, II, III e V.
  • e) III e IV.
#12395
Banca
FCC
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 3 - 

A gestão de desempenho tem como proposta

  • a) definição de metas e objetivos; recursos necessários e indicadores de desempenho; o acompanhamento das atividades e a avaliação dos resultados.
  • b) um processo contínuo de mútua avaliação entre os níveis hierárquicos e, mesmo, entre membros da organização e seus clientes.
  • c) a análise integrada dos pontos fortes e fracos da organização, das oportunidades e das ameaças externas, resultando na elaboração de um cenário dentro do qual é avaliado o desempenho da organização.
  • d) a definição de tetos de gastos, a responsabilização individualizada dos funcionários e a cobrança anual de resultados.
  • e) avaliar o desempenho da organização em relação a quatro fatores: o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
#12396
Banca
FCC
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Gestão de Pessoas
Concurso
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(1,0) 4 - 

Com relação ao conceito de cultura organizacional é correto afirmar que ela

  • a) o resultado de um acordo entre líderes e colaboradores que se expressa em normas formais que todos os membros da organização devem cumprir.
  • b) expressa-se através de rituais, mitos, hábitos e crenças compartilhadas pelos membros de uma organização.
  • c) resulta de um longo processo de adaptação às influências ambientais. As mudanças na cultura da organização dependem de mudanças nos fatores externos.
  • d) expressa os valores e o estilo de ação dos seus líderes e são necessariamente incorporados pelos subordinados.
  • e) refere-se ao conjunto de competências, atribuições e tarefas que se expres-sam em normas e regulamentos, e definem o tipo de visão, missão e estratégias de uma organização.
#12397
Banca
FCC
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 5 - 

Quando se analisa o ambiente de tarefa de uma organização, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar,

  • a) os fatores políticos, econômicos, demográficos e ecológicos.
  • b) as oportunidades, as ameaças, os recursos disponíveis, assim como as coações e contingências.
  • c) os fatores tecnológicos, legais e sociais que influenciam toda organização.
  • d) o ambiente macroecômico e o perfil dos concorrentes.
  • e) os usuários, os fornecedores, assim como as agências reguladoras.
#12398
Banca
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 6 - 

Trata-se de técnica de treinamento que é empregada em círculos de controle de qualidade (CCQ). O coordenador do grupo apresenta um determinado problema e o objetivo é fazer com que o grupo participe e que isso leve a uma coesão grupal para solução. A motivação do grupo é a própria participação para a solução de casos. Esta técnica de treinamento é denominada

  • a) painel.
  • b) psicodrama.
  • c) estudo de caso
  • d) seminário.
  • e) brainstorming.
#12399
Banca
FCC
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 7 - 

No contexto de uma gestão de pessoas por competências, exercer a liderança é

  • a) tomar decisões individualmente, focado nas tarefas que devem ser executadas com a maior competência possível.
  • b) compartilhar as decisões, envolvendo os colaboradores por meio da consulta ou da delegação de tarefas a partir das competências de cada um.
  • c) deixar que cada colaborador decida o que deve fazer com base nas suas competências individuais.
  • d) persuadir os colaboradores de que suas decisões são as melhores e devem ser executadas sem questionamentos.
  • e) seguir com rigor as diretrizes do planejamento, definindo com clareza as atribuições de cada colaborador.
#12400
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(1,0) 8 - 

Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin, o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes, é denominado

  • a) descongelamento.
  • b) recongelamento.
  • c) ação impulsora.
  • d) mudança restritiva.
  • e) integração.
#12401
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(1,0) 9 - 

O conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação, é denominado

  • a) liderança situacional.
  • b) padrão valorativo.
  • c) cultura organizacional
  • d) clima organizacional.
  • e) cultura corporativa
#12402
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(1,0) 10 - 

Na gestão estratégica de pessoas, o conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma empresa oferecer um determinado benefício aos clientes é denominado

  • a) implementação estratégica.
  • b) cadeia de valor de competência.
  • c) competência essencial.
  • d) políticas de gestão de pessoas e habilidades.
  • e) arquitetura organizacional.
#12403
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(1,0) 11 - 

A abordagem que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados, seus pares e suas necessidades, de modo a motivá-los e a obter por meio deles melhores resultados denomina-se

  • a) estruturalista.
  • b) sistêmica.
  • c) ontingencial.
  • d) comportamental.
  • e) mecanicista.
#12404
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(1,0) 12 - 

A capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe e de conseguir esforços cooperativos nessa equipe na direção dos objetivos estabelecidos denominase habilidade

  • a) conceitual ou de visão sistêmica.
  • b) técnica.
  • c) de relação interpessoal ou humana.
  • d) e resolução de conflitos.
  • e) de alocação de recursos.
#12405
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Gestão de Pessoas
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(1,0) 13 - 

A equipe de trabalho formada para resolver determinados assuntos ou problemas específicos, em bases temporárias, denomina-se

  • a) comissão.
  • b) equipe funcional.
  • c) força-tarefa.
  • d) equipe de comando.
  • e) coaching.
#12406
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(1,0) 14 - 

O levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento de trabalhadores diagnostica as carências cognitivas e inexperiências relativas ao trabalho em diferentes cenários. O cenário que representa situações em que a necessidade já está presente, ocasionando problemas reais, é denominado de

  • a) teórico.
  • b) prospectivo.
  • c) reativo.
  • d) metodológico.
  • e) motivacional.
#12407
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(1,0) 15 - 

No sistema de avaliação de cargos, a variável que indica se um fator tem ou não a propriedade de atribuir valores diferenciados ao universo de cargos, por meio dos seus graus de intensidade, é a variável da

  • a) pressão emocional.
  • b) aplicabilidade.
  • c) responsabilidade.
  • d) fadiga mental.
  • e) discriminação.