Prova de Gestão de Pessoas 14 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado FCC | . Cargos Diversos | cód.496
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🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Gestão de Pessoas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FCC
- ❓ Quantidade de Questões: 15
- ⏱️ Tempo do Simulado: 45 minutos
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- #12393
- Banca
- FCC
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- Gestão de Pessoas
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(1,0) 1 -
A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que
- a) o foco passa a ser a modernização tecnológica da organização, a busca do consenso e a vantagem competitiva.
- b) as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.
- c) as mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado, exigindo um processo de centralização da gestão voltada para o controle das turbulências e da imprevisibilidade.
- d) se baseia em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; autonomia e independência corporativa e na integração vertical da estrutura organizacional.
- e) a cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar os sistemas homeostáticos, com foco na estabilização dos padrões de inovação da organização.
- #12394
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(1,0) 2 -
Com relação à mudanças da cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo. I. Elas são impossíveis, pois estas dependem de um consenso em todos os setores em relação à necessidade da mudança. II. Estas dependem essencialmente da transformação radical dos pressupostos cognitivos da cultura da organização. III. Elas devem focar inicialmente os produtos, as estruturas e os sistemas da empresa que podem ser mais facilmente modificados. IV. Estas são difíceis, mas não impossíveis, pois implicam em modificar concepções que são arraigadas no pensamento e no comportamento das pessoas. V. Elas devem, em primeiro lugar, eliminar aqueles que detêm poder na organização, mas não se interessam pela mudança. Estão corretas SOMENTE
- a) I e V.
- b) II, IV e V.
- c) I, II e III.
- d) I, II, III e V.
- e) III e IV.
- #12395
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(1,0) 3 -
A gestão de desempenho tem como proposta
- a) definição de metas e objetivos; recursos necessários e indicadores de desempenho; o acompanhamento das atividades e a avaliação dos resultados.
- b) um processo contínuo de mútua avaliação entre os níveis hierárquicos e, mesmo, entre membros da organização e seus clientes.
- c) a análise integrada dos pontos fortes e fracos da organização, das oportunidades e das ameaças externas, resultando na elaboração de um cenário dentro do qual é avaliado o desempenho da organização.
- d) a definição de tetos de gastos, a responsabilização individualizada dos funcionários e a cobrança anual de resultados.
- e) avaliar o desempenho da organização em relação a quatro fatores: o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
- #12396
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(1,0) 4 -
Com relação ao conceito de cultura organizacional é correto afirmar que ela
- a) o resultado de um acordo entre líderes e colaboradores que se expressa em normas formais que todos os membros da organização devem cumprir.
- b) expressa-se através de rituais, mitos, hábitos e crenças compartilhadas pelos membros de uma organização.
- c) resulta de um longo processo de adaptação às influências ambientais. As mudanças na cultura da organização dependem de mudanças nos fatores externos.
- d) expressa os valores e o estilo de ação dos seus líderes e são necessariamente incorporados pelos subordinados.
- e) refere-se ao conjunto de competências, atribuições e tarefas que se expres-sam em normas e regulamentos, e definem o tipo de visão, missão e estratégias de uma organização.
- #12397
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(1,0) 5 -
Quando se analisa o ambiente de tarefa de uma organização, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar,
- a) os fatores políticos, econômicos, demográficos e ecológicos.
- b) as oportunidades, as ameaças, os recursos disponíveis, assim como as coações e contingências.
- c) os fatores tecnológicos, legais e sociais que influenciam toda organização.
- d) o ambiente macroecômico e o perfil dos concorrentes.
- e) os usuários, os fornecedores, assim como as agências reguladoras.
- #12398
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(1,0) 6 -
Trata-se de técnica de treinamento que é empregada em círculos de controle de qualidade (CCQ). O coordenador do grupo apresenta um determinado problema e o objetivo é fazer com que o grupo participe e que isso leve a uma coesão grupal para solução. A motivação do grupo é a própria participação para a solução de casos. Esta técnica de treinamento é denominada
- a) painel.
- b) psicodrama.
- c) estudo de caso
- d) seminário.
- e) brainstorming.
- #12399
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(1,0) 7 -
No contexto de uma gestão de pessoas por competências, exercer a liderança é
- a) tomar decisões individualmente, focado nas tarefas que devem ser executadas com a maior competência possível.
- b) compartilhar as decisões, envolvendo os colaboradores por meio da consulta ou da delegação de tarefas a partir das competências de cada um.
- c) deixar que cada colaborador decida o que deve fazer com base nas suas competências individuais.
- d) persuadir os colaboradores de que suas decisões são as melhores e devem ser executadas sem questionamentos.
- e) seguir com rigor as diretrizes do planejamento, definindo com clareza as atribuições de cada colaborador.
- #12400
- Banca
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(1,0) 8 -
Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin, o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes, é denominado
- a) descongelamento.
- b) recongelamento.
- c) ação impulsora.
- d) mudança restritiva.
- e) integração.
- #12401
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(1,0) 9 -
O conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação, é denominado
- a) liderança situacional.
- b) padrão valorativo.
- c) cultura organizacional
- d) clima organizacional.
- e) cultura corporativa
- #12402
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(1,0) 10 -
Na gestão estratégica de pessoas, o conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma empresa oferecer um determinado benefício aos clientes é denominado
- a) implementação estratégica.
- b) cadeia de valor de competência.
- c) competência essencial.
- d) políticas de gestão de pessoas e habilidades.
- e) arquitetura organizacional.
- #12403
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(1,0) 11 -
A abordagem que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados, seus pares e suas necessidades, de modo a motivá-los e a obter por meio deles melhores resultados denomina-se
- a) estruturalista.
- b) sistêmica.
- c) ontingencial.
- d) comportamental.
- e) mecanicista.
- #12404
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(1,0) 12 -
A capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe e de conseguir esforços cooperativos nessa equipe na direção dos objetivos estabelecidos denominase habilidade
- a) conceitual ou de visão sistêmica.
- b) técnica.
- c) de relação interpessoal ou humana.
- d) e resolução de conflitos.
- e) de alocação de recursos.
- #12405
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(1,0) 13 -
A equipe de trabalho formada para resolver determinados assuntos ou problemas específicos, em bases temporárias, denomina-se
- a) comissão.
- b) equipe funcional.
- c) força-tarefa.
- d) equipe de comando.
- e) coaching.
- #12406
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(1,0) 14 -
O levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento de trabalhadores diagnostica as carências cognitivas e inexperiências relativas ao trabalho em diferentes cenários. O cenário que representa situações em que a necessidade já está presente, ocasionando problemas reais, é denominado de
- a) teórico.
- b) prospectivo.
- c) reativo.
- d) metodológico.
- e) motivacional.
- #12407
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(1,0) 15 -
No sistema de avaliação de cargos, a variável que indica se um fator tem ou não a propriedade de atribuir valores diferenciados ao universo de cargos, por meio dos seus graus de intensidade, é a variável da
- a) pressão emocional.
- b) aplicabilidade.
- c) responsabilidade.
- d) fadiga mental.
- e) discriminação.