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Prova de Engenharia de Software 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Engenharia de Software 1 - Questões e Simulados

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(1,0) 1 - 

Na UML, o relacionamento “tem-um” apresenta dois tipos diferentes de relacionamento. São eles:

  • a) composição e agregação.
  • b) público e protegido.
  • c) autorrelacionamento e superclasse.
  • d) privativo e público.
  • e) construtor e destruidor.
#14944
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Engenharia de Software
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(1,0) 2 - 

Segundo Ian Sommerville, existe uma série de técnicas de validação de requisitos que podemser utilizadas em conjunto ou individualmente. São elas:

  • a) geração de casos de teste, revisões de requisitos, gerenciamento de mudanças e prototipação.
  • b) revisões de requisitos, prototipação, geração de casos de teste e análise automatizada da consistência.
  • c) prototipação, análise automatizada da consistência, revisões de requisitos e gerenciamento de mudanças.
  • d) gerenciamento de mudanças, análise automatizada da consistência, revisões de requisitos e geração de casos de teste.
  • e) análise automatizada da consistência, prototipação, gerenciamento de mudanças e geração de casos de teste.
#14945
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(1,0) 3 - 

É um exemplo de métrica de controle de software:

  • a) a complexidade ciclomática de um módulo.
  • b) o comprimento médio de identificadores em um programa.
  • c) o número de atributos e operações associadas com objetos em um projeto.
  • d) o tempo médio requerido para reparar defeitos relatados.
  • e) o número de mensagens de erro.
#14946
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(1,0) 4 - 

No projeto orientado a objetos, são características pertinentes ao modelo de sequência, EXCETO:

  • a) é um dos modelos dinâmicos disponíveis na UML.
  • b) os objetos envolvidos na interação são organizados horizontalmente, com uma linha vertical ligada a cada objeto.
  • c) as interações entre objetos, que são representadas por setas rotuladas que ligam as linhas verticais, são fluxos de dados fundamentais para a interação.
  • d) o retângulo estreito, na linha da vida do objeto, representa o tempo pelo qual o objeto é o objeto controlador do sistema.
  • e) o tempo é representado verticalmente, de modo que progrida para baixo nas linhas verticais.
#14947
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(1,0) 5 - 

Qualidade de software é o grau para o qual um software possui uma combinação desejável de atributos, que, adicionalmente, deve ser claramente definida, caso contrário, uma avaliação da qualidade será realizada de modo intuitivo. Para que tais atributos de qualidade sejam medidos, faz-se necessário identificar um conjunto apropriado de métricas. Acerca dos conceitos gerais de medição de qualidade de software, assinale a opção correta.

  • a) No modelo IEEE de qualidade de software, um fator de qualidade é uma entidade mais genérica que um atributo de qualidade.
  • b) Os modelos de qualidade de software são organizados segundo a perspectiva de que a qualidade do processo de desenvolvimento influencia, diretamente, a qualidade interna, que, por sua vez, influencia a qualidade externa do produto de software, e esta última exerce influência direta sobre a qualidade do produto em uso.
  • c) De forma geral, os modelos de qualidade da ISO são focados na qualidade de produtos de software, e os modelos CMMI, na qualidade do processo de software.
  • d) O modelo de referência para medição de qualidade de produto de software da ISO propõe quatro diferentes perspectivas, mediante as quais podem ser desenvolvidas métricas de medição de atributos de qualidade interna, externa, de operação e de uso.
  • e) Os atributos de qualidade de software, nos modelos de qualidade ISO, são organizados conforme seis características, sendo três delas internas (eficiência, manutenabilidade e portabilidade) e as outras três, externas (funcionalidade, confiabilidade e usabilidade).
#14948
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(1,0) 6 - 

Rapid Application Development (RAD) é um modelo de processo de software incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento curto, com o uso de uma abordagem de construção baseada em componentes. Nesse modelo, três das principais fases são abrangidas pelas modelagens:

  • a) do negócio, dos recursos financeiros e das funções gerenciais.
  • b) do gerenciamento, dos recursos de TI e dos processos.
  • c) do planejamento, dos dados e das funções gerenciais.
  • d) do planejamento, dos recursos de TI e dos projeto.
  • e) do negócio, dos dados e dos processos.
#14949
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(1,0) 7 - 

Como Modelo evolucionário do processo de software, uma característica da prototipagem é:

  • a) independer do estabelecimento e da definição de requisitos.
  • b) configurar um processo interativo e rápido de desenvolvimento.
  • c) iniciar o processo de desenvolvimento pela implantação e pelos testes.
  • d) gerar uma primeira versão do sistema completa e isenta de erros.
  • e) descartar a participação do cliente no processo de desenvolvimento e de implantação.
#14950
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(1,0) 8 - 

Sobre os processos de engenharia de requisitos, na elicitação e na análise ocorre total interação com os stakeholders no sistema, sendo o principal objetivo:

  • a) a obtenção dos requisitos.
  • b) a homologação do sistema.
  • c) a elaboração do manual do usuário.
  • d) a conversão de especificações em requisitos.
  • e) a execução do estudo de viabilidade do sistema.
#14951
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(1,0) 9 - 

Na modelagem de processos, um modelo evolucionário de processo de software, originalmente proposto por Boehm, combina prototipagem e aspectos controlados e sistemáticos dos processos em cascata, sendo um gerador de modelo por risco, usado para guiar a engenharia de sistemas intensivos em softwares com vários interessados concorrentes, tendo duas características distintas, descritas a seguir.

I. É uma abordagem cíclica, para aumentar incrementalmente o grau de definição e de implementação de um sistema enquanto diminui seu grau de risco.
II. É um conjunto de marcos de ancoragem, para garantir o comprometimento dos interessados com soluções exeqüíveis e mutuamente satisfatórias para o sistema.

Esse modelo é conhecido por:

  • a) espiral.
  • b) dinâmico.
  • c) globalizado.
  • d) integrado.
  • e) empírico.
#14952
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(1,0) 10 - 

No que diz respeito aos sistemas de software, teste é um conjunto de atividades que podem ser planejadas antecipadamente e conduzidas sistematicamente. Um tipo I de teste se refere ao conjunto de atividades que garante que o software implementa corretamente uma função específica, associado à construção do produto de forma correta ou não, enquanto um tipo II se refere a um conjunto de atividades diferente que garante que o software construído corresponde aos requisitos do cliente, associado à construção do produto certo. Esses testes do tipo I e II são denominados, respectivamente:

  • a) depuração e homologação.
  • b) homologação e aceitação.
  • c) aceitação e verificação.
  • d) verificação e validação.
  • e) validação e depuração.
#14953
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(1,0) 11 - 

São elementos que podem estar presentes em um Diagrama de Casos de Uso da UML, EXCETO:

  • a) Ator.
  • b) Assunto.
  • c) Relacionamento de generalização.
  • d) Objeto.
  • e) Nenhuma das alternativas.
#14954
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(1,0) 12 - 

No RUP, definir quais são os atores, os casos de uso existentes e como eles interagem entre si é função típica do

  • a) Designer de Negócios.
  • b) Revisor do Modelo de Negócios.
  • c) Analista do Processo de Negócios.
  • d) Revisor de Requisitos.
  • e) Analista de Sistemas.
#14955
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(1,0) 13 - 

Uma disciplina do RUP que tem como uma de suas finalidades “assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização-alvo”, a qual se relaciona com a disciplina Ambiente. Trata-se de

  • a) Requisitos.
  • b) Análise e Design.
  • c) Modelagem de Negócios.
  • d) Gerenciamento de Configuração e Mudança.
  • e) Gerenciamento de Projetos.
#14956
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(1,0) 14 - 

Ferramentas CASE não servem para:

  • a) formalizar e documentar o desenvolvimento de software;
  • b) eliminar a interferência humana do desenvolvimento de software;
  • c) diminuir o custo de alterações nos requisitos;
  • d) integrar os diversos estágios de desenvolvimento de software;
  • e) tornar o processo de desenvolvimento de software menos artesanal.
#14957
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difícil

(1,0) 15 - 

O objetivo de uma camada de Middleware em um sistema multicamadas é:

  • a) oferecer componentes relacionados ao negócio para serem utilizados na construção de aplicativos pelos engenheiros de sistemas;
  • b) prover uma interface de acesso padrão a um sistema operacional específico, de modo a disponibilizar os serviços nele existentes a clientes em outras plataformas;
  • c) permitir acesso a dispositivos de hardware, como câmeras e impressoras, através de uma API de alto nível;
  • d) cuidar de aspectos relacionados com a infraestrutura de rede, definindo interfaces de comunicação com hubs e roteadores;
  • e) disponibilizar classes utilitárias e serviços independentes de plataforma que permitam a obtenção de computação distribuída em ambientes heterogêneos.