Processando...

Prova de Direito Civil 7 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Direito Civil 7 - Questões e Simulados

📚 Simulado CESGRANRIO | . Cargos Diversos | cód.118

A melhor forma de estudar é praticando. Veja como pensa a banca CESGRANRIO! 📚

 

🔗 Veja mais simulados da banca CESGRANRIO

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Banca CESGRANRIO foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado CESGRANRIO e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões CESGRANRIO

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões da banca CESGRANRIO


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco na banca CESGRANRIO. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre CESGRANRIO


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados da banca CESGRANRIO.

Ver apostilas da banca CESGRANRIO


📢 Concursos da banca CESGRANRIO

Veja os concursos em andamento organizados pela CESGRANRIO. A lista está sempre atualizada:

Concursos da banca CESGRANRIO


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#6468
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

O mútuo oneroso é um contrato substancialmente temporário. Se fosse perpétuo, confundir-se-ia com a:

  • a) locação.
  • b) doação.
  • c) empreitada.
  • d) prestação de serviços.
  • e) compra e venda.
#6469
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Quando se impossibilita a abstenção do fato, sem culpa do devedor, a obrigação extingue-se. Tal hipótese ocorre nos casos de obrigação:

  • a) de não fazer.
  • b) de fazer.
  • c) de dar coisa incerta.
  • d) extintiva.
  • e) alternativa.
#6470
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

No direito pátrio, como regra geral, o negócio jurídico inspira-se pelo princípio da forma:

  • a) particular.
  • b) livre.
  • c) onsensual.
  • d) pública.
  • e) special.
#6471
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Tício, servidor concursado do Banco Central, tem ciência de que Mévio, seu colega de trabalho, realizou negócios ruinosos, sem cometer atos dolosos, restando próximo da insolvência civil. Sabedor dos fatos, começa a divulgar a situação periclitante do colega, aditando inverdades, uma delas a de que Mévio estava sendo procurado pelas polícias civil, federal e militar. Tais circunstâncias desabonadoras, divulgadas indevidamente por Tício, que tinha ciência dos fatos inverídicos que divulgou, geraram inúmeros transtor- nos e prejuízos a Mévio que, além de sofrer constrangi- mentos pessoais em relação a colegas e superiores hie- rárquicos, também perdeu o crédito pessoal que possuía com alguns amigos, o que estava lhe permitindo sobreviver sem declarar seu estado de insolvência. A par disso, perdeu sua esposa e seus filhos diante do pedido de separação litigiosa que foi motivada pelas falsas declarações de Tício. Analisando tal quadro, afirma-se que

  • a) divulgação de fatos inverídicos caracteriza ilicitude, passível de indenização.
  • b) fatos ocorridos podem ser divulgados, mesmo que com alguma fantasia e causando prejuízo a outrem.
  • c) o ato foi praticado no exercício regular do direito de livre manifestação.
  • d) a divulgação dos fatos era premente para prevenir os colegas de Banco.
  • e) Tício não tinha conhecimento das consequências dos seus atos e, muito menos, de que estaria violando a lei.
#6472
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Romário, servidor do Banco Central, é designado para ana- lisar a correção dos critérios de abertura de conta-corrente de uma instituição financeira, deparando-se com diversas contas abertas em nome de menores de dezoito anos e de pessoas maiores, mas declaradas, judicialmente, incapa- zes por deficiência mental, sem que seus representantes legais tivessem subscrito o contrato inicial de abertura da referida conta-corrente. Indicou que isso caracteriza uma irregularidade e apresentou sugestões de treinamento para que tais fatos não mais se repetissem. Considerando esse caso, afirma-se que

  • a) instituições financeiras são liberadas do cumprimento de regras do Código Civil sob incapacidade.
  • b) abertura de conta-corrente bancária caracteriza emancipação do menor de dezoito anos.
  • c) inexistem quaisquer irregularidades nos atos jurídicos indicados por ausência de prejuízo.
  • d) menores de dezoito anos não podem praticar atos bancários sem a representação ou a assistência dos seus representantes legais.
  • e) maiores, declarados judicialmente incapazes por deficiência mental, têm o direito de abertura de conta-corrente sem a presença dos seus representantes.
#6473
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Cred e Deb S/A, instituição financeira sob a fiscalização do Banco Central, realiza campanha para captação de clien- tela, ofertando produto com juros acima do mercado. Creso, interessado no produto, contacta o gerente da instituição Cred e Deb S/A, e o adquire sendo o seu vencimento de- terminado em doze meses. Ao final do período, Creso retorna ao local onde formalizou a aquisição do produto e verifica que os juros divulgados não foram aplicados, quan- do confrontados com os termos do contrato assinado, que confirmava os juros os quais a empresa financeira estava quitando. Inconformado com o evento, Creso promove ação de responsabilidade civil contra a empresa Cred e Deb por informações indevidas e também contra o Banco Central, por omissão na fiscalização. Aduz, ainda, que é absoluta- mente incapaz, sendo nulo o contrato realizado. Analisando o caso acima, à luz do Código Civil, uma das conclusões é que o(a)

  • a) negócio jurídico pode ser declarado nulo por intervenção do Banco Central.
  • b) prazo para o exercício da pretensão do absolutamente incapaz se obstaculiza pela prescrição.
  • c) ontrato é lei entre as partes e não pode o absolutamente incapaz se insurgir quanto ao seu cumprimento.
  • d) ato jurídico em tela restou perfeito e acabado, gerando todos os seus efeitos.
  • e) incapacidade do autor gera a nulidade do negócio jurídico implementado.
#6494
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Mévia, brasileira, casada, economista, residente na rua do Relógio nº 15, ap. 30, Belém/PA, promove ação de Separação Judicial em face de seu esposo Caio, brasileiro, empresário, com o mesmo endereço, alegando diversas violações de deveres do casamento. Posteriormente, o casal chega a acordo, com a separação consensual devi- damente homologada em Juízo. Mévia passa a residir, com ânimo definitivo, em Caxias/MA, onde passa a exer- cer sua atividade como advogada, em escritório próprio. Seu ex-marido, Caio, permanece no local de origem, onde administra diversos negócios de sua família. Mévia busca ampliar os seus horizontes e passa a advogar também em Imperatriz e em São Luis, ambas cidades do Maranhão, onde resolve fixar residência. Caio, ampliando os seus negócios, passa a ter atividades em São Luís/MA. Diante do quadro acima, sobre o domicílio de Mévia e Caio, pode-se afirmar que I - o domicílio de Mévia é unicamente Caxias/MA; II - são considerados domicílios de Mévia as cidades de Caxias, Imperatriz e/ou São Luis, todas no Maranhão; III - Caio permanece com seu único domicílio em Belém/PA; IV - ao ampliar suas atividades profissionais, Caio passa a ter domicílio em Belém/PA e em São Luis/MA. É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

  • a) I.
  • b) I e III.
  • c) I e IV.
  • d) II e III.
  • e) II e IV.
#6495
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Em relação às ações de uma sociedade anônima, suas características e direitos, a lei estabelece que

  • a) ação é indivisível, razão pela qual duas pessoas não poderão ser titulares de uma mesma ação.
  • b) a titularidade de ações ordinárias ou preferenciais conferirá sempre direito a voto nas assembleias, sendo vedado ao estatuto afastar esse direito.
  • c) as ações ordinárias poderão ter classes diversas somente nas companhias fechadas.
  • d) o estatuto poderá privar o sócio titular de ações ordinárias de participar dos lucros sociais, sendo que a assembleia só poderá fazê-lo com quórum de /5 dos acionistas ordinários e preferenciais.
  • e) somente terão direito a voto na assembleia os titulares de ações preferenciais.
#6497
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 9 - 

A Sociedade Durma Bem Ltda. possui quatro lojas na cidade de Cuiabá. Por uma falha da gerente de uma das lojas, um título de dívida, já pago, foi indevidamente levado a protesto, causando danos a terceiros. Nesse caso,

  • a) sociedade não poderá ser responsabilizada, pois a gerente não pode ser considerada um preposto.
  • b) a sociedade não poderá ser responsabilizada, pois os poderes conferidos aos gerentes não se consideram solidários.
  • c) a sociedade será responsável, pois trata-se de hipótese de aplicação da desconsideração da personalidade jurídica.
  • d) a sociedade será responsável, mesmo que a gerente não tenha poderes conferidos por escrito para a prática do ato.
  • e) a sociedade tem responsabilidade apenas subsidiária, depois de promovida ação em face da gerente.
#6499
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

O Código Civil, ao tratar da Sociedade Limitada, estabelece que

  • a) aprovação das contas do administrador depende da maioria dos votos dos presentes na assembleia ou reunião de sócios, não exigindo quórum qualificado.
  • b) a nomeação de Administrador não sócio dependerá da permissão do contrato social e da aprovação da maioria do capital social.
  • c) a cessão de quotas a quem não é sócio não pode ser vedada no contrato social.
  • d) as quotas são impenhoráveis por dívidas dos sócios.
  • e) o Conselho de Administração poderá promover a alteração do contrato social, havendo previsão expressa.
#6500
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Marco Antonio, Cesar, Adriano e Claudio são sócios em uma Sociedade Limitada. Cesar vem praticando atos que colocam em risco a continuidade da empresa. Na Assembleia Geral Ordinária, com a presença de todos os sócios, é deliberada, com os votos favoráveis de Marco Antonio, Adriano e Claudio, a exclusão de Cesar da Socie- dade. Sobre essa situação, assinale a afirmação correta.

  • a) A deliberação é nula, pois a exclusão de sócio deverá ser sempre judicial.
  • b) A deliberação é válida, pois o quórum legal é de ¾ do capital social.
  • c) A exclusão de sócio pela assembleia depende de previsão no contrato social e o quórum exigido é maioria do capital social.
  • d) A exclusão de sócio, desde que efetuada pela via legal, implica necessariamente a redução do capital social.
  • e) A exclusão só se aplica a sócio remisso.
#6501
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 12 - 

Decretada a liquidação da instituição financeira, após requerimento de seus administradores,

  • a) vencerão antecipadamente as obrigações da liquidanda, que serão acrescidas de juros legais e da cláusula penal do contrato vencido em razão da liquidação.
  • b) não correrão juros, mesmo que estabelecidos em contrato, até pagamento integral do passivo.
  • c) será nomeado liquidante, indicado pelo Conselho de Administração da instituição e aprovado pelo Conselho Monetário Nacional.
  • d) serão equalizados os juros de todos os contratos, que fluirão de acordo com o índice legalmente previsto para o pagamento das obrigações fazendárias.
  • e) não poderá o Banco Central autorizar o liquidante a alienar ou onerar bens da massa.
#6502
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Se a lei não exige forma especial para a prática e a prova de um determinado ato, observa-se o princípio da liberdade de formas. NÃO depende da realização por instrumento público, como elemento essencial para sua validade, o(a)

  • a) divórcio extrajudicial.
  • b) pacto antenupcial.
  • c) testamento do deficiente visual.
  • d) procuração ad judicia para o foro em geral.
  • e) compra e venda de imóvel de valor superior a 30 saláriosmínimos.
#6503
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

A pretensão, decorrente da violação de um direito, se extingue com a prescrição. Operando-se a prescrição de um crédito, o devedor principal e os devedores solidários liberam-se da obrigação de efetuar o pagamento. Por esse motivo,

  • a) prescrição pode ser alegada, em qualquer grau de jurisdição, pelo devedor ou outra parte a quem aproveita.
  • b) a prescrição pode ser alegada pelo devedor principal, por terceiros interessados e não interessados.
  • c) a prescrição pode ser alegada, no primeiro grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita, e de ofício, apenas pelo Tribunal.
  • d) o juiz conhecerá de ofício a prescrição decorrente de lei, cabendo ao interessado alegar a prescrição decorrente de dispositivo contratual.
  • e) ao juiz ou ao Tribunal é vedado conhecer de ofício a prescrição, cuja alegação pode ser feita exclusivamente pelas partes.
#6504
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Civil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 15 - 

nulo o negócio jurídico

  • a) praticado com dolo ou coação.
  • b) praticado em estado de perigo.
  • c) praticado por agente relativamente incapaz.
  • d) simulado, sendo válido o dissimulado.
  • e) que importe em fraude contra credores.