Prova de Comunicação Social 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado Comunicação Social gratuito | cód.810
Pronto para o desafio? Comece com este simulado . Concursos Diversos! 🔍
🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Comunicação Social
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 15
- ⏱️ Tempo do Simulado: 45 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões . Concursos Diversos
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso . Concursos Diversos
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.
Ver apostilas para . Concursos Diversos
📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos
Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para . Concursos Diversos
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #15228
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O jornalista Manuel Chaparro, em seu blog “O Xis da Questão”, alerta que o jornalismo do século XXI tem a marca da Revolução das Fontes. Os recentes acontecimentos que culminaram com mudanças políticas no Egito e outros países árabes tiveram ampla cobertura da mídia internacional em todos os veículos de comunicação e redes sociais. Nesse contexto, é correto afirmar:
- a) As tecnologias da difusão instantânea e universal continuam a reproduzir notícias das redações dos jornais, sem alterar o intervalo entre o acontecimento e a notícia.
- b) A má qualidade dos vídeos e imagens que circulam pela web não permite que ocupem espaço nos grandes telejornais, que priorizam apenas o padrão profissional de qualidade de imagens.
- c) As redações continuam a ser os berços da notícia, controlando os fluxos de circulação desses conteúdos.
- d) Nos novos cenários, o poder da notícia não pertence mais apenas às redações, mas também aos sujeitos sociais produtores dos acontecimentos.
- e) As grandes agências de notícias internacionais evitam dar credibilidade e difusão a materiais que não são produzidos por jornalistas credenciados.
- #15229
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Num debate público, algumas pessoas expressam abertamente os seus pontos de vista. As que recusam essa perspectiva muitas vezes sentem-se marginalizadas e, frequentemente, retiram-se ou calam-se. Esta inibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais débil. O exame deste fenômeno por Elisabeth Noelle-Neumann ficou consolidado
- a) na Teoria hipodérmica.
- b) nos Estudos de recepção.
- c) na Teoria funcionalista da comunicação.
- d) na Teoria culturológica.
- e) na Hipótese da espiral do silêncio.
- #15230
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O conceito que permite a aferição do nível de audiência de determinado programa nos meios audiovisuais pela verificação da percentagem de espectadores do programa relativamente aos níveis de programas concorrentes, que decorram no mesmo período, tem o nome de
- a) Share de audiência.
- b) Branding de audiência.
- c) Pesquisa quantitativa.
- d) Real Time.
- e) People meter.
- #15231
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Quando o diretor opta por gravar uma entrevista sem que nenhum microfone seja enquadrado pela câmera, ele utiliza um microfone superdirecional, em geral acoplado a uma vara, chamado de
- a) Zepelin.
- b) Shotgun.
- c) Lavalier.
- d) Sungun.
- e) Audio link.
- #15232
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Praticamente todos os softwares de edição não linear de áudio, para um programa de rádio, por exemplo, permitem que uma narração seja sonorizada com uma música de fundo durante toda a narração, processo chamado no jargão de rádio de BG. Quando, mesmo em BG, mixamos uma música com outra, de forma que o volume da música anterior vá diminuindo enquanto o da seguinte aumenta lentamente, esse efeito de transição é chamado de
- a) Fade In.
- b) Cut.
- c) Balanceamento.
- d) Cross fade.
- e) Delay.
- #15233
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Considere que a EMBRATUR produzirá uma coleção de cartazes para divulgar, no exterior, as festas folclóricas brasileiras, ressaltando traços da identidade cultural brasileira. Cada um dos cartazes destacará uma das festas, com uma fotografia em cores e dizeres complementares que a contextualizem. Assinale a alternativa que apresenta especificações corretas para esses cartazes, do ponto de vista da produção gráfica, e mais adequadas aos prováveis conteúdos.
- a) cartaz formato A2, impresso em 4/0 cores, com aplicação de verniz à base d’água, papel couché 150 g/m², revestido em apenas uma das faces
- b) cartaz formato A2, impresso em 4/4 cores especiais, com aplicação de verniz, papel monolúcido 120 g/m², revestido em duas faces
- c) cartaz formato A1, impresso em 4/0 cores, com aplicação de verniz localizado, papel couché 200 g/m², revestido em ambas as faces
- d) cartaz formato A2, impresso em 4/0 cores especiais, com verniz localizado, papel offset 150 g/m², revestido em apenas uma das faces
- e) cartaz formato AA, impresso em 4/2 cores, com aplicação de verniz à base d’água, papel Bond 150 g/m², revestido em ambas as faces
- #15234
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Um anúncio em mídias eletrônicas, tais como banners e links patrocinados em sítios de Internet, possui algumas características técnicas que devem ser consideradas para se decidir pelo seu uso como peças de campanhas publicitárias. Acerca do uso dos banners e links patrocinados como anúncios, assinale a alternativa correta.
- a) Anúncios tipo banners têm como finalidades a comunicação institucional de marca e a promoção de produtos e serviços.
- b) Banners são apropriados para inserção em grandes portais de Internet porque estes possuem público segmentado.
- c) Links patrocinados são inadequados para veiculação em sítios de busca devido à sua forma de exposição e ao baixo retorno.
- d) As possibilidades de segmentação pelo uso de links patrocinados são menores que aquelas em que se utilizam banners.
- e) Em termos de relação custo-benefício, links patrocinados possuem melhor retorno que banners.
- #15235
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em linhas gerais, para a hipótese do agenda setting
- a) as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que a mídia veicula.
- b) o aspecto essencial da opinião pública representa uma transação entre o consenso social e as convicções individuais.
- c) a opinião das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendência ao silêncio e a necessidade de consonância.
- d) os meios que oferecem a temática comum são também os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas.
- e) qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva.
- #15236
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Pesquisadores do processo de Opinião Pública acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Viá – Opinião Pública, p. 49) são os seguintes:
- a) opinião pública - crença religiosa - educação - poder de compra.
- b) opinião da mídia - crença religiosa - partidos políticos - sociedade.
- c) opinião pública - crenças religiosas - educação - personalidade.
- d) opinião pública - crença religiosa - sociedade - partidos políticos.
- e) opinião da mídia - poder de compra - educação - personalidade.
- #15237
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:
- a) Indústria dos conteúdos.
- b) O meio é a mensagem.
- c) Interacionismo Simbólico.
- d) Imperialismo Cultural.
- e) Comunicação em duas etapas.
- #15238
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
"Quem?, Diz o quê?, Em que canal?, Para quem?, Com que efeito?". Trata-se de um modelo comunicativo muito conhecido, sendo um dos primeiros esquemas apresentados nos estudos das teorias da comunicação. Pode ser definido como:
- a) Teoria Matemática da Comunicação.
- b) Modelo de Paul Lazarsfeld.
- c) Modelo de Lasswell.
- d) Modelo Shannon e Weaver.
- e) Teoria de Marcuse e Horkheimer.
- #15239
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a
- a) Notícia.
- b) Gatekeepers.
- c) Newsmaking.
- d) Informação.
- e) Agenda Setting.
- #15240
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Uma espécie de "nota editorial" cuja característica é não ter lugar fixo em página alguma e vir do lado (quase sempre, direito) da matéria que informa sobre determinado fato (assunto do comentário presente na nota). Recebe esse nome pelo teor "temperado" de sua linguagem. Estáse falando em nota
- a) política.
- b) pimenta.
- c) azeite.
- d) picles.
- e) legenda.
- #15241
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A maioria dos autores que trabalharam na classificação de gêneros jornalísticos fez a separação entre forma e conteúdo, o que gerou a divisão por temas, pela relação do texto com a realidade (opinião e informação) e deu vazão ao critério de intencionalidade do autor, que realiza uma função (opinar, informar, interpretar, entreter). Podese dizer que
- a) editoriais, colunas, crônicas e resenhas são gêneros opinativos.
- b) nota, notícia, reportagem e entrevista são gêneros interpretativos.
- c) o gênero não pode ser considerado um instrumento criador da relação interativa entre texto, leitor, cultura no jornalismo digital.
- d) o jornalismo opinativo ocupa espaço significativo na mídia.
- e) os gêneros de jornalismos interpretativo, de entretenimento e informativo assumem o papel de observadores atentos da realidade, registrando os fatos, os acontecimentos e informando-os à sociedade.
- #15242
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro, quando o presidente Epitácio Pessoa fez um discurso na Praia Vermelha. Era o ano de
- a) 1822.
- b) 1910.
- c) 1920.
- d) 1922.
- e) 1924.