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Prova de Auditoria 5 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Auditoria 5 - Questões e Simulados

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#12778
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(1,0) 1 - 

Quanto à instrumentalização do serviço, os papéis de trabalho - PT são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do sistema de controle interno. Neles, são registrados dados da unidade auditada ou do programa fiscalizado, as etapas preliminares, os trabalhos realizados e as conclusões alcançadas. De acordo com o CFC (Resolução 1024 de 2005 e 828 de 1998):

  • a) extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, sendo necessário documentar todas as questões de que o auditor trata.
  • b) a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho são afetados exclusivamente pela natureza do trabalho, complexidade da atividade da entidade, condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade e revisão do trabalho executado pela equipe técnica.
  • c) devem ser arquivados pelo prazo de cinco anos, a contar da publicação do parecer.
  • d) os papéis de trabalho padronizados podem melhorar a eficácia dos trabalhos e sua utilização facilita a delegação de tarefas, proporcionando meio adicional de controle de qualidade.
  • e) por serem de propriedade do auditor, podem ser cedidos ao auditor sucessor (no caso de troca de auditores independentes) desde que autorizados pela auditada, ainda que informalmente.
#12779
Banca
FGV
Matéria
Auditoria
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fácil

(1,0) 2 - 

No tocante a habilidades e metodologias em auditoria governamental, a 'matriz de planejamento' é uma ferramenta de auditoria que torna o planejamento mais sistemático e dirigido, facilitando a comunicação de decisões sobre metodologia entre a equipe e os superiores hierárquicos e auxiliando na condução dos trabalhos de campo. Em relação a ela, é possível afirmar que:

  • a) se trata de uma esquematização das informações relevantes do planejamento de uma auditoria. Contudo, não tem como propósito auxiliar na elaboração conceitual do trabalho e na orientação da equipe na fase de execução.
  • b) um instrumento flexível, e o seu conteúdo pode ser atualizado ou modificado pela equipe, à medida que o trabalho de auditoria progride.
  • c) não fazem parte dela elementos como questões de auditoria, informações requeridas, fontes de informação e estratégias metodológicas.
  • d) a formulação das questões de auditoria não gerará implicações nas decisões quanto aos tipos de dados que serão coletados e à forma de coleta que será empregada.
  • e) seu uso no setor público não é recomendável em ampla escala, sobretudo em função do custo envolvido.
#12780
Banca
FGV
Matéria
Auditoria
Concurso
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(1,0) 3 - 

O termo governança refere-se aos processos de como as organizações são administradas e controladas. Os dirigentes do setor privado priorizam o foco da governança. No entanto, as prioridades no contexto do setor público, que opera com estruturas e modelos de gestão diferentes, são mais difíceis de identificar. Neste, a governança tem que estabelecer a definição clara dos papéis, das metas, das responsabilidades, dos modelos de decisão, das rotinas e, também, abranger a Gestão do Conhecimento. Considerando a legislação que regulamenta a profissão contábil, em especial a proveniente do CFC, CVM e IFAC - International Federation of Accountants (de acordo com o estudo realizado em 2001), foram desenvolvidos no setor público três princípios fundamentais de governança:

  • a) Openness (Transparência), Integrity (Integridade) e Accountability (responsabilidade de prestar contas).
  • b) Openness (Transparência), Capacity (Capacidade) e Accountability (responsabilidade de prestar contas).
  • c) Integrity (Integridade), Capacity (Capacidade) e Accountability (responsabilidade de prestar contas).
  • d) Integrity (Integridade), SOX e Accountability (responsabilidade de prestar contas).
  • e) Capacity (Capacidade), SOX e Accountability (responsabilidade de prestar contas).
#12781
Banca
FGV
Matéria
Auditoria
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médio

(1,0) 4 - 

Na análise preliminar do objeto de auditoria, algumas ferramentas são comumente utilizadas. Entre elas, o 'modelo de marco lógico':

  • a) foi criado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID para orientar a formulação, execução, acompanhamento e avaliação de programas ou projetos governamentais submetidos à sua apreciação. Visa a retratar como estão estruturadas as atividades desenvolvidas por programas ou projetos governamentais.
  • b) como desvantagem, trata-se de um modelo com baixo potencial analítico, propiciando uma visão limitada do programa ou projeto sob estudo.
  • c) não se preocupa com a definição de indicadores práticos, objetivos, mensuráveis e independentes para cada nível, tampouco com indicação das fontes de dados e fatores exógenos (pressupostos) que podem afetar o objeto da auditoria em cada nível.
  • d) procura exprimir como o objeto da auditoria desenvolve as suas atividades, identificando as informações e os recursos humanos, físicos e financeiros exigidos (insumos), os processos de transformação dos insumos em produtos, os bens e serviços ofertados (produtos), os benefícios proporcionados (impacto) e os possíveis indicadores de desempenho.
  • e) identifica os fatores internos e externos (clientes, fornecedores, competidores, sindicatos, associações profissionais, autoridades diversas, etc.) que influenciam as atividades desenvolvidas pelo objeto da auditoria. O modelo deve exibir as interações e inter-relações existentes entre os vários grupos de interessados, indicando se são ou não estáveis, complexas ou concorrentes.
#12782
Banca
FGV
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(1,0) 5 - 

Um dos atributos profissionais requeridos para o desenvolvimento da atividade de auditoria é a independência. Esse item pressupõe, conforme prevê o CFC (Resolução 1034 de 2005), a independência de pensamento (objetividade e integridade na realização dos exames e emissão de opinião) e a aparência de independência (evitando que terceiros possam questionar a idoneidade do auditor). Em algumas situações, ela pode ser afetada por ameaças de interesse próprio, auto-revisão, defesa de interesses da entidade auditada, familiaridade e intimidação. Em relação à ameaça de 'auto-revisão':

  • a) ocorre quando uma entidade de auditoria ou um membro da equipe de auditoria poderia auferir benefícios de um interesse financeiro na entidade auditada.
  • b) ocorre quando um membro da equipe de auditoria encontra obstáculos para agir objetivamente e com ceticismo profissional devido a ameaças, reais ou percebidas, por parte de administradores, diretores ou funcionários de uma entidade auditada.
  • c) ocorre quando o resultado de um trabalho anterior precisa ser reanalisado ao serem tiradas conclusões sobre o trabalho de auditoria ou quando um membro da equipe de auditoria era, anteriormente, administrador ou diretor da entidade auditada.
  • d) ocorre quando a entidade de auditoria ou um membro da equipe de auditoria defendem ou parecem defender a posição ou a opinião da entidade auditada, a ponto de poderem comprometer ou darem a impressão de comprometer a objetividade.
  • e) ocorre quando, em virtude de um relacionamento estreito com uma entidade auditada, com seus administradores, com diretores ou com funcionários, uma entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria passam a se identificar, demasiadamente, com os interesses da entidade auditada.
#12783
Banca
FGV
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médio

(1,0) 6 - 

Tendo em vista a exigüidade do tempo ou visando minimizar os custos, é comum, na atividade de auditoria, o uso de técnicas de amostragem estatística e não-estatística. Nesse diapasão, uma das maiores preocupações do auditor reside na obtenção de uma amostra representativa, qual seja aquela que apresenta as mesmas características da população. Assim, ao selecionar uma amostra, deverá levar em consideração os seguintes itens (aspectos), de acordo com o CFC (Resolução 1.012 de 2005):

  • a) tamanho da população, erro tolerável e erro esperado (estatístico e não-estatístico).
  • b) risco de amostragem, estratificação e testes substantivos.
  • c) tamanho da amostra, controle interno e estratificação.
  • d) objetivos específicos da auditoria, erro tolerável e erro esperado.
  • e) testes substantivos, erro esperado e testes de observância.
#12784
Banca
FGV
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Auditoria
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(1,0) 7 - 

Durante a aplicação dos procedimentos atinentes à espécie, o auditor detectou, com base nos documentos contábeis, que em determinado dia a conta 'caixa' da entidade apresentava saldo contábil credor. Em relação a esse fato, assinale a melhor explicação.

  • a) Trata-se de ativo fictício, uma vez que há valores registrados que, de fato, inexistem.
  • b) Trata-se de passivo oculto, tendo em vista que dívidas contratadas foram registradas erroneamente no passível exigível a longo prazo.
  • c) Corresponde a 'estouro de caixa', situação decorrente, por exemplo, de receitas recebidas, mas não contabilizadas.
  • d) Corresponde a 'estouro de caixa', decorrente, por exemplo, de mercadorias adquiridas e pagas, mas não contabilizadas.
  • e) Corresponde ao que culturalmente chamamos de 'caixa 2', prática sabidamente conhecida e permitida pela legislação.
#12785
Banca
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(1,0) 8 - 

Uma das críticas às demonstrações contábeis no serviço público diz respeito ao não-uso de provisões contábeis na medida necessária. Como exemplo dessa situação, é possível citar a manutenção de elevados saldos da dívida ativa constantes no balanço patrimonial quando é sabido que parte desse valor dificilmente será arrecadado, sobretudo em função da falta de garantias. O Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução 1.066 de 2005, quando trata de contingências e estimativas, determina que os auditores considerem, ao analisar o risco Contingências Ativas, as seguintes categorias de chance de sucesso:

  • a) provável, possível e remoto.
  • b) certo, possível e remoto.
  • c) provável, possível e improvável.
  • d) certo, provável e improvável.
  • e) praticamente certo, provável, possível e remoto.
#12786
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(1,0) 9 - 

O Tribunal de Contas do Município deverá, à exceção das contas do Sr. Prefeito, julgar os processos de contas (prestações e tomadas) encaminhados pelo Poder Executivo, sobre os quais emitirá parecer prévio. Ao julgá-los, deverá qualificá-los nas seguintes modalidades, consoante a Lei Municipal 289, de 1991, (Lei Orgânica do TCMRJ):

  • a) com ressalvas, sem ressalvas, adverso e com abstenção de opinião.
  • b) regular, regular com ressalvas e de irregularidade.
  • c) pleno, restritivo e de irregularidade.
  • d) limpo, com ressalvas, adverso e com abstenção de opinião.
  • e) limpo, modificado e qualificado.
#12787
Banca
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(1,0) 10 - 

Durante a aplicação dos testes substantivos, o auditor detectou que o (sub) grupo intangível apresentava valor significativo (relevante). Assim, com o intuito de validar esse item, solicitou o laudo de avaliação, que sustentou o valor apresentado no balanço patrimonial. Após aplicação dos procedimentos de inspeção e cálculo, concluiu que o valor lançado estava superavaliado. Tendo informado o fato à administração da auditada, recebeu a resposta de que ela não estaria disposta a corrigir. Em relação aos pareceres que poderiam ser emitidos nesse caso, tendo em vista a discordância entre auditor e auditada e considerando que não houve limitação no escopo dos trabalhos, consoante o CFC (Resolução 830 de 1998 e Resolução 953 de 2003), assinale a alternativa correta.

  • a) sem ressalvas, uma vez que o lançamento do intangível no balanço não é obrigatório.
  • b) com abstenção de opinião ou com ressalvas.
  • c) om ressalvas, adverso ou com abstenção de opinião.
  • d) sem ressalvas, adverso, com abstenção de opinião e com ressalvas.
  • e) adverso ou com ressalvas.
#12788
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(1,0) 11 - 

De acordo com a NBC T 16.8 - Controle Interno, aprovada pela Resolução nº 1.135/08, a Estrutura de Controle Interno compreende os seguintes procedimentos:

  • a) mapeamento, avaliação de riscos e monitoramento.
  • b) aderência, observação e confirmação.
  • c) inspeção, revisão e comprovação.
  • d) investigação, acompanhamento e revisão.
  • e) planejamento, execução e supervisão.
#12789
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(1,0) 12 - 

De acordo com a NBC TA 620, aprovada pela Resolução CFC nº 1230/09, que trata do uso do trabalho de especialistas, o auditor não deve assumir o seguinte procedimento:

  • a) determinar a natureza, o alcance e os objetivos do trabalho do especialista para fins da auditoria, devendo para tanto obter entendimento na área de especialização.
  • b) estabelecer acordo, por escrito, com o especialista por ele contratado, quando apropriado, sobre a natureza, o alcance e os objetivos do seu trabalho.
  • c) avaliar a adequação do trabalho do especialista, incluindo a relevância e a razoabilidade das suas constatações ou conclusões e a consistência com outras evidências de auditoria.
  • d) avaliar se o especialista possui competência, habilidades e objetividade necessárias na área de contabilidade e auditoria, condição indispensável para sua contratação.
  • e) determinar a necessidade de utilizar o trabalho do especialista para obter evidências de auditoria apropriada e suficiente, em área que não seja contabilidade e auditoria.
#12790
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(1,0) 13 - 

De acordo com a NBC TA 610 - Utilização do Trabalho de Auditoria Interna, aprovado pela Resolução 1229/09, o auditor, se após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado a sua alteração, deve:

  • a) manter o relatório sem qualquer alteração e comunicar o fato a administração para que, a seu critério, adote as medidas corretivas necessárias.
  • b) revisar as providências tomadas pela administração divulgando-as no âmbito interno da empresa juntamente com o seu relatório para que todos sejam informados da situação.
  • c) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo, indagar como a administração pretende tratar do assunto nas demonstrações contábeis.
  • d) aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias das alterações, ainda que a administração não altere as demonstrações contábeis.
  • e) deixar de executar qualquer procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório, mesmo que tome conhecimento de eventos subsequentes.
#12791
Banca
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(1,0) 14 - 

De acordo com a Resolução CFC Nº. 1.212/09, o auditor deve identificar e avaliar os riscos de distorção relevante e para atingir este propósito deve adotar os procedimentos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • a) Identificar riscos ao longo de todo o processo de obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive controles relevantes relacionados com os riscos.
  • b) Analisar os riscos identificados e avaliar se eles se relacionam de forma generalizada às demonstrações contábeis como um todo e afetam potencialmente muitas afirmações.
  • c) Relacionar os riscos identificados àquilo que pode dar errado no nível da afirmação, levando em conta os controles relevantes que o auditor pretende testar.
  • d) Considerar a probabilidade de distorção, inclusive a possibilidade de múltiplas distorções, e se a distorção potencial é de magnitude que possa resultar em distorção relevante.
  • e) Considerar a adequação das políticas contábeis e das divulgações de demonstrações contábeis.
#12792
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(1,0) 15 - 

De acordo com a NBC T 16.8 - Controle Interno, aprovada pela Resolução nº 1.135/08, o Controle Interno deve ser classificado nas categorias:

  • a) de conformidade, de regularidade e de gestão.
  • b) operacional, contábil e normativo.
  • c) financeiro, patrimonial e administrativo.
  • d) e relevância, de materialidade e de oportunidade.
  • e) conômico, substantivo e de observação.