Processando...

Prova de Atualidades 4 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Atualidades 4 - Questões e Simulados

📚 Simulado FGV | . Cargos Diversos | cód.519

Pronto para o desafio? Comece com este simulado . Concursos Diversos! 🔍

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#12748
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Dados alarmantes contrastam com discursos tranqüilizadores no que se refere à produção de biocombustíveis. A falta de consenso dificulta a diversificação da matriz energética mundial, atualmente dominada pelos hidrocarbonetos. Com relação à produção dos biocombustíveis, assinale a afirmativa que não apresente um argumento correto.

  • a) O uso de grandes superfícies agrícolas para a produção de energia pode reduzir, no curto prazo, a quantidade de cereais destinados à alimentação, o que pode influir na alta dos preços dos alimentos.
  • b) Não existe uma relação biunívoca, direta e universal entre a produção de biocombustíveis e o aumento da insegurança alimentar: ela varia de acordo com a capacidade e a característica de cada país e o sistema de produção usado.
  • c) O uso da bioenergia contribuiria para a redução de gases de efeito estufa, possibilitaria a inserção produtiva e a melhoria da renda de pequenos produtores e permitiria que muitos países em desenvolvimento reduzissem sua dependência do petróleo importado.
  • d) O aumento da produção é o resultado do uso de tecnologia mais avançada e de práticas mais intensivas por área produzida, o que preserva os ecossistemas e as florestas nativas.
  • e) A produção de biocombustíveis pode mudar o eixo geopolítico vigente nas regiões em desenvolvimento, com grandes conseqüências para a atual estrutura de poder no campo energético.
#12749
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

poca triste a nossa. É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.' (citação atribuída a Albert Einstein) O conhecimento que tornou possível o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e teóricas sobre a estrutura do átomo, concentradas principalmente no fim do século XIX e na primeira metade do século XX. Desde então, proliferam argumentos favoráveis e desfavoráveis acerca do aproveitamento da energia atômica para fins diversos. A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporâneo, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) Apenas dois países que possuem arsenal nuclear declarado assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear: Estados Unidos e Rússia.
  • b) Os países da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) são os que concentram a maior capacidade instalada de usinas nucleares no mundo.
  • c) O Paquistão faz parte do grupo de países que possuem arsenal nuclear declarado e que não assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
  • d) A França é, em termos relativos, o país cujo consumo interno de energia produzida por reatores nucleares é o maior do mundo.
  • e) O Brasil possui um acordo de cooperação com a Argentina para o desenvolvimento e a aplicação para uso pacífico da energia nuclear, assinado no início dos anos 1980.
#12750
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

A migração é uma das questões mais debatidas no mundo atual. No modelo de pensamento estrutural, os indivíduos não fazem escolhas, ou melhor, não são os indivíduos e suas escolhas individuais que explicam os fluxos e a localização da população. No espaço, que não é mais o espaço da liberdade individual, mas o espaço da estrutura capitalista, é o movimento do capital, sua expansão ou retração, seu deslocamento ou permanência que comandam a mobilidade e a localização do trabalho. (Vainer, Carlos B. Reflexões sobre o poder de mobilizar e imobilizar na contemporaneidade, 2005.) Assinale a afirmativa que não expresse o pensamento estruturalista.

  • a) Os movimentos locacionais e a estrutura do espaço estão submetidos à lógica e à dinâmica do capital.
  • b) A mobilidade do trabalhador aparece como manifestação da necessidade do capital e sua mobilidade está submetida a ele.
  • c) A mobilidade dos trabalhadores resulta de ações racionais orientadas pelo mercado, que dispõe de seu capital humano no livre jogo da oferta e da procura.
  • d) A mobilidade do trabalhador e o seu desenraizamento são sinais de que ele é totalmente despossuído dos meios de produção e subsistência, e, portanto, subordinado ao movimento do capital.
  • e) Os movimentos dos trabalhadores e os deslocamentos das populações são apenas movimentos reflexos do movimento do capital, que é o verdadeiro protagonista do espaço estrutural.
#12751
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

No Brasil, os questionamentos sobre o modo de vida urbano e as discussões abordando os limites e o esgotamento da cidade e da metrópole reaparecem sempre. Temas ligados à ingovernabilidade, à pobreza urbana, ao narcotráfico, entre outros, estão presentes na mídia e permeiam a opinião pública exigindo explicações e soluções.' (Silva, José Borzzacchiello da. 'Estatuto da cidade versus estatuto de cidade ? eis a questão', 2005.) Em relação à crise das grandes cidades brasileiras, analise as afirmativas a seguir: I. O setor da construção civil e o mercado de comércio informal minimizam os efeitos da crise urbana ao absorverem a mão-de-obra de pouca ou nenhuma qualificação. II. A infra-estrutura urbana e os serviços públicos são insuficientes e mal distribuídos e reforçam os contrastes entre áreas com melhores equipamentos urbanos e outras de baixo padrão de habitabilidade. III. A ausência de uma política social e ambiental eficientes encaminha um número expressivo de moradores para áreas urbanas de risco e contribui para o processo acentuado de degradação da natureza com a destruição de manguezais e de áreas verdes, entre outras. Assinale:

  • a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#12752
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Sobretudo a partir da década de 60 começou a surgir uma economia cada vez mais transnacional, ou seja, um sistema de atividades econômicas para as quais os territórios e fronteiras de Estados não constituem o esquema operatório básico.' (Hobsbawm, Eric. Era dos extremos ? o breve século XX: 1914-1991, 1995.) Entre os principais aspectos, diretos ou indiretos, dessa transnacionalização não se destaca:

  • a) nova divisão internacional do trabalho.
  • b) o crescimento de financiamento offshore.
  • c) a formação de cadeias produtivas internacionais.
  • d) o aumento generalizado da remuneração do trabalho.
  • e) a maior eficiência nos setores de transporte e de comunicação.
#12753
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

poca triste a nossa. É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.' (citação atribuída a Albert Einstein) O conhecimento que tornou possível o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e teóricas sobre a estrutura do átomo, concentradas principalmente no fim do século XIX e na primeira metade do século XX. Desde então, proliferam argumentos favoráveis e desfavoráveis acerca do aproveitamento da energia atômica para fins diversos. A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporâneo assinale a afirmativa incorreta.

  • a) Apenas dois países que possuem arsenal nuclear declarado assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear: Estados Unidos e Rússia.
  • b) Os países da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) são os que concentram a maior capacidade instalada de usinas nucleares no mundo.
  • c) O Paquistão faz parte do grupo de países que possuem arsenal nuclear declarado e que não assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
  • d) A França é, em termos relativos, o país cujo consumo interno de energia produzida por reatores nucleares é o maior do mundo.
  • e) O Brasil possui um acordo de cooperação com a Argentina para o desenvolvimento e a aplicação de usos pacíficos da energia nuclear, assinado no início dos anos 1980.
#12754
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A migração é uma das questões mais debatidas no mundo atual. No modelo de pensamento estrutural, os indivíduos não fazem escolhas, ou melhor, não são os indivíduos e suas escolhas individuais que explicam os fluxos e a localização da população. No espaço, que não é mais o espaço da liberdade individual, mas o espaço da estrutura capitalista, é o movimento do capital, sua expansão ou retração, seu deslocamento ou permanência que comandam a mobilidade e a localização do trabalho. (Vainer, Carlos B. Reflexões sobre o poder de mobilizar e imobilizar na contemporaneidade, 2005.) Assinale a única afirmativa que não expressa o pensamento estruturalista.

  • a) Os movimentos locacionais e a estrutura do espaço estão submetidos à lógica e à dinâmica do capital.
  • b) A mobilidade do trabalhador aparece como manifestação da necessidade do capital e sua mobilidade está submetida a ele.
  • c) A mobilidade dos trabalhadores resulta de ações racionais orientadas pelo mercado que dispõe de seu capital humano no livre jogo da oferta e da procura.
  • d) A mobilidade do trabalhador e o seu desenraizamento são sinais de que ele é totalmente despossuído dos meios de produção e subsistência, e, portanto, subordinado ao movimento do capital.
  • e) Os movimentos dos trabalhadores e os deslocamentos das populações são apenas movimentos reflexos do movimento do capital, que é o verdadeiro protagonista do espaço estrutural.
#12755
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 8 - 

A menos de três meses para o início do Censo 2010, o IBGE estima que a população brasileira esteja por volta de

  • a) 160 milhões.
  • b) 170 milhões.
  • c) 200 milhões.
  • d) 180 milhões.
  • e) 190 milhões.
#12756
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Com o intuito de debater a criação de uma organização paralela às Nações Unidas para defender a Terra dos efeitos do aquecimento global, realizou-se em abril de 2010 uma cúpula mundial sobre o clima. O evento ocorreu

  • a) no Chile.
  • b) na Bolívia.
  • c) na Nova Zelândia.
  • d) no Canadá.
  • e) na Dinamarca.
#12757
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

A respeito da gripe A (H1N1), analise as afirmativas a seguir: I. A preocupação com uma epidemia da gripe começou após mais de 50 mortes no México em 2009. II. A gripe deixou de ser chamada 'gripe suína' porque se identificou corretamente o vírus que causava a doença. III. Com a vacinação contra a gripe iniciando-se no Brasil em 2010, a expectativa é de que mais de 90 milhões de pessoas sejam vacinadas. Assinale

  • a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • e) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
#12758
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

O Projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça, teve iniciativa

  • a) da Câmara dos Deputados.
  • b) do Ministério Público.
  • c) do Senado Federal.
  • d) popular.
  • e) do Supremo Tribunal Federal.
#12759
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 12 - 

Em relação à produção da Petrobras, analise as afirmativas a seguir: I. Foi alcançado um recorde de produção em abril. II. Dois poços no Amazonas começaram a produzir. III. Nos próximos meses o recorde pode melhorar, com a entrada em operação dos navios FPSO Cidade de Santos e Capixaba. Assinale

  • a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • e) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
#12760
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

As últimas eleições legislativas britânicas foram vencidas pelo

  • a) Partido Conservador.
  • b) Partido Trabalhista.
  • c) Partido Liberal Democrata.
  • d) Partido Unionista Democrático.
  • e) Sinn Fein.
#12761
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Em relação à crise europeia, a chanceler alemã Angela Merkel apoiou os líderes da zona do euro na tentativa de evitar que a crise na Grécia se espalhe para outros países, principalmente como

  • a) Inglaterra e França.
  • b) Portugal e Espanha.
  • c) França e Alemanha.
  • d) Rússia e Índia.
  • e) Itália e Áustria.
#12762
Banca
FGV
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

Recentemente, um presidente entrou para o site de microblogs Twitter e atraiu rapidamente 250 mil seguidores. Trata-se do presidente

  • a) boliviano.
  • b) rasileiro.
  • c) venezuelano.
  • d) colombiano.
  • e) paraguaio.