Processando...

Prova de Atualidades 3 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Atualidades 3 - Questões e Simulados

📚 Simulado ESAF | . Cargos Diversos | cód.354

A banca ESAF é conhecida por cobrar questões específicas. Treine com nosso simulado gratuito! 🧠

 

🔗 Veja mais simulados da banca ESAF

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Banca ESAF foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado ESAF e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões ESAF

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões da banca ESAF


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco na banca ESAF. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre ESAF


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados da banca ESAF.

Ver apostilas da banca ESAF


📢 Concursos da banca ESAF

Veja os concursos em andamento organizados pela ESAF. A lista está sempre atualizada:

Concursos da banca ESAF


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#10125
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

Sobre o Protocolo de Quioto é correto afirmar:

  • a) Trata-se de acordo bilateral visando à implantação de alternativas tecnológicas que possibilitem o controle da biopirataria.
  • b) O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL é um instrumento criado para auxiliar os países desenvolvidos no cumprimento de metas de redução de gases efeito estufa.
  • c) A implantação de sistema de gestão ambiental ISO14000 e respectiva certificação são requisitos essenciais para obter créditos de carbono.
  • d) O Brasil, país enquadrado nas Partes do Anexo I do Protocolo deve tomar medidas para redução das emissões de carbono até 2012.
  • e) O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL funciona no sentido de inibir instrumentos com a modernização de plantas industriais nos países em desenvolvimento.
#10126
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A matriz energética brasileira tem como principal fonte de fornecimento a:

  • a) energia hidréletrica
  • b) energia eólica e solar
  • c) energia derivada do biodiesel
  • d) energia termoelétrica
  • e) nergia derivada de gás natural
#10127
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

No contexto geral da globalização dos dias de hoje, algumas características se salientam, como as apontadas nas opções abaixo, exceto:

  • a) Não é de hoje a tendência à constituição de um mercado mundial, sendo possível observar, há séculos, um crescente estreitamento das relações econômicas e sociais entre diversos povos e regiões do planeta.
  • b) A Revolução Industrial, acompanhada de descobertas científicas e de inúmeras invenções, em especial nas áreas de transportes e de comunicações, expandiu enormemente o sistema produtivo e ampliou de maneira considerável o mercado para a aquisição de seus produtos.
  • c) Nascida para uso militar nos EUA, a rede mundial de computadores – a internet – mostrou-se a mais espetacular tecnologia de informação e comunicação existente no mundo, sendo decisiva para a integração econômica mundial a partir da disseminação das novas técnicas de informática e de telecomunicações.
  • d) na área financeira que a globalização encontra maiores dificuldades para se impor, o que se explica pela impossibilidade material de transferência dos capitais pela via eletrônica e pelo rígido controle exercido pelos governos nacionais sobre os denominados mercados financeiros.
  • e) A ampliação da capacidade produtiva e a abertura dos mercados, aumentando consideravelmente o volume do comércio mundial, ainda não foram capazes de promover a signifi cativa redução das desigualdades, quer sociais, quer regionais.
#10128
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

As décadas finais do século XIX testemunharam a entrada do capitalismo numa nova fase, a monopolista, cujo resultado mais visível foi a expansão neocolonial. São características definidoras desse imperialismo contemporâneo, exceto:

  • a) fusão entre capital bancário e industrial
  • b) forte movimento de exportação de capitais.
  • c) expansão de grandes corporações mundiais.
  • d) retirada do Estado do cenário econômico mundial.
  • e) acentuado processo de concentração de capitais.
#10129
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Atritos permanentes decorrentes de disputas imperialistas, profundas rivalidades políticas assentadas em extremado nacionalismo e constituição de dois blocos antagônicos de alianças entre países, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, configuram, entre outros aspectos, o quadro histórico que resultou na

  • a) Segunda Guerra Mundial.
  • b) Guerra Franco-Prussiana.
  • c) Guerra dos Boxers.
  • d) Guerra Civil Americana.
  • e) Primeira Guerra Mundial.
#10130
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi assinalado pela emergência de regimes totalitários. Relativamente a essa realidade que marcou profundamente as décadas de 1920 e 1930, em larga medida causadora da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.

  • a) O fascismo italiano teve no racismo o suporte ideológico oficial do regime.
  • b) Na Alemanha, Hitler chegou ao poder mediante violento golpe de Estado.
  • c) O ditatorial Estado Novo de Vargas apresentava aspectos próprios do fascismo.
  • d) A Guerra Civil Espanhola interrompeu a marcha ascensional da direita fascista.
  • e) Com Roosevelt, os EUA rompem a histórica tradição democrática do país.
#10131
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A partir de meados do século XIX, esboçavam-se, em determinadas áreas do território brasileiro, mudanças no sentido da modernização econômica do país. Entre as opções que se seguem, assinale a que identifica o nome de célebre empreendedor desse período, que atuou em diversos setores, como o de construção de ferrovias e de navios, além da implantação de serviço de gás e da importante atuação como banqueiro.

  • a) Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá.
  • b) João Maurício Wanderley, Barão de Cotegipe.
  • c) Nicolau de Campos Vergueiro, Senador.
  • d) Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias.
  • e) João Alfredo, Visconde de Ouro Preto.
#10132
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

No Brasil, a Primeira República (1889-1930), também conhecida como República Velha, caracterizou-se por

  • a) eleições fiscalizadas pela justiça eleitoral.
  • b) amplo domínio das oligarquias.
  • c) voto direto, secreto e universal.
  • d) universalização do acesso ao ensino primário.
  • e) conomia diversificada e autárquica.
#10133
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

No Brasil das últimas décadas do século XIX, o colapso final do Segundo Reinado encerrou um ciclo de crises. A propósito desse quadro, que marca o fim do regime monárquico, assinale a opção correta.

  • a) A extinção da escravatura, longe de ser um processo marcado pela existência de etapas, foi decisão abrupta que, ao cabo, enfraqueceu politicamente a Monarquia.
  • b) Atritos entre oficiais do Exército e membros da elite política imperial, que se repetiam após a Guerra do Paraguai, contribuíram para retirar o apoio militar ao regime monárquico.
  • c) O fim do tráfico africano não apenas impediu a chegada de mão de obra do exterior como inviabilizou o comércio interno de escravos, razão do declínio da economia cafeeira.
  • d) A proclamação da República teve amplo respaldo popular, confirmado pela trajetória vitoriosa do Partido Republicano, que se transformara na maior agremiação partidária do país.
  • e) Por exigência da burguesia do café do Oeste paulista, o parlamentarismo brasileiro foi extinto, fato determinante para a instabilidade política que levou ao fim do regime monárquico.
#10134
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

O pólo gás-sal corresponde a um grande projeto de criação de indústrias no Rio Grande do Norte, tendo como base o aproveitamento do sal, gás natural, petróleo e calcáreo, existentes com certa abundância no Estado. Com a utilização do gás natural, o projeto prevê a construção de usinas termoelétricas a fim de gerar energia elétrica para as indústrias instaladas.' (Felipe e Carvalho, 2002). Entre essas usinas se destaca a Termoaçu que está sendo construída no município de

  • a) Macau.
  • b) Alto do Rodrigues.
  • c) Açu.
  • d) Pendências.
  • e) Ipanguaçu.
#10135
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

A fruticultura irrigada no Rio Grande do Norte respondeu em 2002 por 25% das exportações estaduais, entretanto, o período de maior crescimento, principalmente em termos de exportação, ocorreu no período de 1995 a 1998.' (Felipe et al. 2004). Entre os frutos que se destacaram na ponta das exportações do Estado no ano 1998, respectivamente, foram

  • a) manga, castanha de caju e melão.
  • b) melão, manga e banana.
  • c) melão, castanha de caju e manga.
  • d) banana, melão e castanha de caju.
  • e) castanha de caju, melão e banana.
#10136
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Atividade turística no Rio Grande do Norte tem apresentado intenso crescimento inclusive no interior do Estado. Dois municípios têm-se destacado enquanto roteiro turístico no interior, devido às suas características naturais, em especial a geomorfologia. Os municípios em questão são

  • a) Apodi e Pau dos Ferros
  • b) Umarizal e São Miguel
  • c) Cerro Corá e Lagoa Nova
  • d) Florânia e Tenente Laurentino
  • e) Martins e Portalegre
#10137
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 13 - 

Na atualidade apresenta-se como uma importante atividade para a economia potiguar. No entanto, a sua realização é motivo de preocupações por parte da sociedade, tendo em vista constituir uma atividade ameaçadora do equilíbrio ambiental marinho e, particularmente do mangue. A atividade a que o texto faz referência é o(a)

  • a) carcinicultura.
  • b) pesca da lagosta em áreas profundas.
  • c) pesca predatória.
  • d) expansão das salinas.
  • e) desenvolvimento do turismo.
#10138
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

Cultivado(a) em diversas áreas do Estado do Rio Grande do Norte, destaca-se, na atualidade, por ser um dos principais produtos de exportação do vale do Açu, sendo o município de Ipanguaçu um dos principais produtores. O texto acima se refere ao cultivo do (a)

  • a) melão.
  • b) castanha de caju.
  • c) uva.
  • d) banana.
  • e) manga.
#10139
Banca
ESAF
Matéria
Atualidades
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

A mineração junto com o algodão e a pecuária foram atividades econômicas importantes para o processo de ocupação e crescimento econômico do interior potiguar. No caso específico da produção de scheelita, a Microrregião do Estado do Rio Grande do Norte que mais se beneficiou com essa produção foi

  • a) Borborema potiguar.
  • b) Agreste potiguar.
  • c) Seridó.
  • d) Serrana Norte-rio-grandense.
  • e) Sertão de Angicos.