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Prova de Administração Financeira e Orçamentária 29 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Administração Financeira e Orçamentária 29 - Questões e Simulados

📚 Simulado FCC | . Cargos Diversos | cód.426

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#11343
Banca
FCC
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Administração Financeira e Orçamentária
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fácil

(1,0) 1 - 

exemplo de receita de capital:

  • a) receita decorrente de prestação de serviços.
  • b) receita industrial.
  • c) receita da venda de títulos da dívida pública.
  • d) receita decorrente da exploração de atividade agropecuária.
  • e) receita de aluguéis, foros e laudêmios.
#11344
Banca
FCC
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 2 - 

Os juros e encargos da dívida interna e externa do ente público são um exemplo de despesa

  • a) extraordinária.
  • b) por mutação patrimonial.
  • c) de capital.
  • d) extra-orçamentária.
  • e) corrente.
#11345
Banca
FCC
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
. Concursos Diversos
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fácil

(1,0) 3 - 

Consiste na entrega de numerário a servidor para realização de despesa que, por sua natureza ou urgência, não possa subordinar-se ao processo normal da execução orçamentária e financeira. Trata-se de

  • a) empenho por estimativa.
  • b) suprimento de fundos.
  • c) restos a pagar.
  • d) iárias.
  • e) mpenho global.
#11346
Banca
FCC
Matéria
Administração Financeira e Orçamentária
Concurso
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médio

(1,0) 4 - 

Integram a dívida flutuante do ente público

  • a) os restos a pagar não processados dentro do exercício financeiro.
  • b) os depósitos recebidos do setor privado a título de cauções e garantias.
  • c) as exigibilidades do setor público com prazo de vencimento superior a 12 (doze) meses.
  • d) os tributos e contribuições não recolhidos dentro do prazo de vencimento.
  • e) os compromissos que dependem de autorização orçamentária de prazo inferior a 12 (doze) meses.
#11347
Banca
FCC
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Administração Financeira e Orçamentária
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(1,0) 5 - 

O registro dos lançamentos contábeis dos órgãos e entidades da Administração Federal é efetuado no Sistema Integrado de Administração Financeira. Esse sistema utiliza sempre lançamentos de

  • a) primeira fórmula.
  • b) segunda fórmula.
  • c) terceira fórmula.
  • d) quarta fórmula
  • e) quinta fórmula.
#11348
Banca
FCC
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Administração Financeira e Orçamentária
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(1,0) 6 - 

Quando um órgão público conclui uma licitação para uma obra ou compra, ele 'empenha' a parte do orçamento correspondente para o pagamento do serviço ou mercadoria. Quando concluída a obra ou serviço ou entregue a mercadoria, o empenho é liquidado ? e, a partir daí, o ente público deve quitar a sua conta. Se o órgão não dispõe efetivamente do dinheiro, essa dívida, que corresponde, em última instância, à despesa feita acima da arrecadação daquele ano, entra na rubrica

  • a) dívida ativa.
  • b) restos a pagar.
  • c) dívida consolidada.
  • d) empenhos liquidados.
  • e) ncargos e despesas excedentes.
#11349
Banca
FCC
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Administração Financeira e Orçamentária
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(1,0) 7 - 

No que diz respeito ao orçamento público, a formulação de objetivos e o estudo das alternativas da ação futura para alcançar os fins da atividade governamental; assim como a redução dessas alternativas de um número muito amplo a um pequeno e, finalmente, a prossecução do curso da ação adotada, referem-se ao princípio da

  • a) programação.
  • b) unidade.
  • c) universalidade.
  • d) estabilidade orçamentária.
  • e) xclusividade.
#11350
Banca
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1
fácil

(1,0) 8 - 

De acordo com o art. 71 da Constituição Federal de 1988, compete ao Tribunal de Contas da União, no exercício do controle externo, realizar inspeções e auditorias de diversas naturezas. Supondo que o Tribunal de Contas realize auditoria em uma entidade pública com a finalidade de confirmar os valores apresentados nas demonstrações financeiras, ele está realizando uma auditoria

  • a) operacional.
  • b) especial.
  • c) ontábil.
  • d) e acompanhamento de gestão.
  • e) de gestão.
#11351
Banca
FCC
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Administração Financeira e Orçamentária
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fácil

(1,0) 9 - 

A Lei nº 101/2000 prevê que, quando o Poder Executivo ultrapassar 90% (noventa por cento) do limite definido para a despesa total com pessoal, ele será alertado pelo

  • a) Conselho Municipal.
  • b) Setor de Contabilidade.
  • c) Poder Judiciário.
  • d) Tribunal de Contas.
  • e) Poder Legislativo.
#11352
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médio

(1,0) 10 - 

A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária será prévia, concomitante ou subsequente. Uma das formas de se exercer o controle prévio é por meio

  • a) do Empenho da Despesa.
  • b) da Tomada de contas.
  • c) do Balanço Patrimonial.
  • d) o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.
  • e) do Relatório de Gestão Fiscal.
#11353
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médio

(1,0) 11 - 

Sobre o Balanço Patrimonial, em conformidade com a Lei no 4.320/64, é INCORRETO afirmar que

  • a) o ativo financeiro será de R$ 5.800,00 quando houver um superávit financeiro de R$ 1.500,00 e o passivo financeiro for de R$ 4.300,00.
  • b) o ativo permanente do balanço patrimonial poderá envolver o ativo permanente e o ativo circulante do plano de contas da Administração Pública Federal.
  • c) o ativo real líquido é resultado da diferença negativa entre o passivo real e o ativo real.
  • d) o passivo real será de R$ 12.000,00 quando o Balanço Patrimonial apresentar um passivo real a descoberto de R$ 1.800,00 e um ativo real de R$ 10.200,00.
  • e) os compromissos cujo pagamento independam de autorização orçamentária para amortização ou resgate, representam o passivo permanente.
#11354
Banca
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difícil

(1,0) 12 - 

No mês de setembro, o prefeito do município 'ZYB', visando à realização de reformas na Escola Infantil do município, cujas despesas não haviam sido previstas no orçamento corrente e que no momento seria factível devido à existência de excesso de arrecadação durante o exercício financeiro deveria

  • a) brir créditos extraordinários os quais teriam vigência até o final do exercício em que foram abertos e, em seguida, dar conhecimento ao Poder Legislativo.
  • b) abrir créditos suplementares, em conformidade com autorização na Lei Orçamentária Anual, os quais teriam vigência até o final do exercício em que foram abertos.
  • c) obter autorização legislativa e, em seguida, abrir créditos especiais, cuja vigência seria até o final do exercício seguinte desde que reabertos pelo seu saldo.
  • d) abrir créditos especiais e, em seguida, obter autorização legislativa; tais créditos teriam vigência até o final do exercício em que foram abertos.
  • e) obter autorização legislativa e, em seguida, abrir créditos extraordinários, cuja vigência seria até o final do exercício seguinte desde que reabertos pelo seu saldo.
#11355
Banca
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fácil

(1,0) 13 - 

No caso das receitas não-financeiras deve-se

  • a) incluir as operações de crédito e as provenientes de aplicações financeiras.
  • b) incluir juros e amortizações e os recursos oriundos de empréstimos concedidos.
  • c) incluir as receitas de privatização e aquelas relativas a superávits financeiros.
  • d) excluir as receitas provenientes de transferências entre as entidades que compõem o próprio ente federativo.
  • e) xcluir as receitas orçamentárias originadas de impostos indiretos.
#11356
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difícil

(1,0) 14 - 

O Resultado Primário indica se

  • a) há déficit ou superávit patrimonial no balanço entre as variações ativas e as variações passivas.
  • b) os níveis de gastos orçamentários dos entes federativos são compatíveis com suas arrecadações.
  • c) o ente federativo necessita ou não de empréstimos para fazer face aos seus dispêndios.
  • d) as receitas financeiras são compatíveis com as despesas financeiras.
  • e) o total da receita de capital realizada é compatível com o da despesa de capital realizada.
#11357
Banca
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difícil

(1,0) 15 - 

Passivos não-financeiros são

  • a) s obrigações que dependem de autorização orçamentária para suas liquidações ou pagamentos.
  • b) as obrigações que já passaram pelo orçamento, como é o caso dos Restos a Pagar.
  • c) os valores descontados na folha de pagamento dos funcionários ou nas faturas de terceiros, para serem recolhidos a quem de direito.
  • d) os depósitos de terceiros que não necessitam de autorização orçamentária para o pagamento.
  • e) as obrigações que não dependem de autorização orçamentária para suas liquidações ou pagamentos.