Processando...

Prova da PETROBRAS - Direito Empresarial 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova da PETROBRAS - Direito Empresarial 2 - Questões e Simulados

📚 Simulado PETROBRAS | CESGRANRIO | cód.1070

O segredo da aprovação está nos treinos. E esse simulado PETROBRAS é seu melhor aliado! 🎯

 

🔗 Vejam mais simulados PETROBRAS

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado PETROBRAS foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado PETROBRAS e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões PETROBRAS

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso PETROBRAS


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso PETROBRAS. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre PETROBRAS


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso PETROBRAS.

Ver apostilas para PETROBRAS


📢 Concursos Abertos para PETROBRAS

Veja os concursos abertos da instituição PETROBRAS. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para PETROBRAS


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#17814
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 -  Os contratos de sociedade são aqueles celebrados por pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados. Sobre as sociedades, é CORRETO afirmar que,

  • a) há de possuir apenas um único e determinado negócio especificado.
  • b) a sociedade cooperativa será simples ou por ações.
  • c) aa sociedade cooperativa pode adotar uma das formas da sociedade empresária.
  • d) a sociedade simples pode adotar uma das formas da sociedade empresária.
  • e) a sociedade adquire personalidade jurídica com a elaboração de seus atos constitutivos.
#17816
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 -  Conforme as recentes modificações legislativas, em relação às sociedades empresárias,

  • a) poderá haver constituição de empresa individual de responsabilidade limitada, constituída de uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 60 (sessenta) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
  • b) a pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada poderá figurar em até duas empresas dessa modalidade.
  • c) pode ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada, constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza, a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o ti tular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional.
  • d) a empresa individual de responsabilidade limitada não pode resultar da concentração das quotas de outra modalidade societár ia num único sócio.
  • e) a empresa individual de responsabilidade limitada será constituída de uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo regional.
#17819
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 -  Sobre o regime jurídico das sociedades de economia mista, assinale a alternativa correta: I - as sociedades anônimas de economia mista estão sujeitas a lei das sociedades anônimas, sem prejuízo das disposições especiais de lei federal, sendo que as companhias abertas de economia mista não estão sujeitas às normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, subordinando-se, contudo, à regulação do Banco Central. II - a constituição de companhia de economia mista depende de prévia autorização legislativa e somente poderá explorar os empreendimentos ou exercer as atividades previstas na lei que autorizou a sua constituição. III - sempre que pessoa jurídica de direito público adquirir, por desapropriação, o controle de companhia em funcionamento, os acionistas terão direito de pedir, dentro de 60 (sessenta) dias da publicação da primeira ata da assembléia-geral realizada após a aquisição do controle, o reembolso das suas ações; salvo se a companhia já se achava sob o controle, direto ou indireto, de outra pessoa jurídica de direito público, ou no caso de concessionária de serviço público. IV - a companhia de economia mista terá um conselho fiscal e o estatuto disporá sobre seu funcionamento, de modo permanente ou nos exercícios sociais em que for instalado a pedido de acionistas. V - os estatutos das sociedades de economia mista controladas pela União deverão prever a participação nos seus conselhos de administração de representante dos trabalhadores, assegurado o direito da União de eleger a maioria dos seus membros. Alternativas:

  • a) somente as alternativas II, III e V estão corretas;
  • b) somente as alternativas I, II e IV estão corretas;
  • c) somente as alternativas I, III e V estão corretas;
  • d) somente as alternativas II, IV e V estão corretas;
  • e) todas as alternativas estão corretas.
#17821
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 -  A constituição de sociedade anônima depende de subscrição de,

  • a) todas as ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.
  • b) 50%, no mínimo, das ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.
  • c) 25%, no mínimo, das ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.
  • d) 10%, no mínimo, das ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.
  • e) 30%, no mínimo, das ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.
#17824
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 -  A sociedade formada por duas categorias de sócios, na qual uma delas responde solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, e a outra somente pelo valor de suas quotas, é denominada sociedade em,

  • a) conta de participação.
  • b) comandita por ações.
  • c) nome coletivo.
  • d) comandita simples.
  • e) LTDA
#17827
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 -  No que concerne à teoria da empresa e ao direito do empresário, assinale a opção correta.

  • a) O empresário casado pode alienar os imóveis que integram o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, independentemente da outorga do cônjuge, qualquer que seja o regime de bens.
  • b) Define-se empresa como qualquer organização cuja finalidade seja o exercício profissional de atividade econômica, incluindo-se trabalhos de natureza intelectual, científica, literária ou artística.
  • c) A tripartição das atividades empresariais em industriais, comerciais e agrícolas amplia o conceito de empresa, e a falta de homogeneidade das diferentes atividades não impede a comparação entre elas.
  • d) As associações, diferentemente das sociedades, são embasadas exclusivamente no exercício profissional.
  • e) A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário pode regularizar a sua situação perante a junta comercial.
#17829
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 -  Considere as assertivas seguintes: I. A sociedade cooperativa e a sociedade em nome coletivo não estão sujeitas a falência. II. Nos casos em que não couber no processo falimentar pedido de restituição, fica resguardado o direito dos credores de opor embargos de terceiro. III. A declaração de ineficácia de atos em relação à massa falida depende da propositura de ação revocatória. Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente I é verdadeira.
  • b) Somente II é verdadeira.
  • c) Somente III é verdadeira.
  • d) Somente I e III são verdadeiras.
  • e) Todas as assertivas são falsas.
#17832
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 -  A respeito de sociedades, a única alternativa correta é:

  • a) as sociedades comuns e em comandita simples são personificadas, sendo ilimitada a responsabilidade dos sócios.
  • b) nas sociedades em conta de participação, respondem perante terceiros o sócio ostensivo e o participante, e sua personalidade jurídica tem início com o registro do contrato social.
  • c) a dissolução judicial da sociedade simples somente pode ser requerida pelo sócio ou sócios majoritários, sendo que a apuração dos haveres depende de balanço especial.
  • d) na sociedade limitada, as deliberações para alteração do contrato social são tomadas pelos votos correspondentes, no mínimo, a três quartos do capital social.
  • e) nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos sócios é limitada, sendo que as matérias atinentes ao capital social somente podem ser votadas por votos correspondentes a dois terços do capital social.
#17833
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 -  A respeito da sociedade anônima aberta e das regras que lhe são aplicáveis, assinale a opção correta.

  • a) A venda de ações para aumento de capital exige que o capital social esteja integralizado.
  • b) Em regra, não há responsabilidade solidária entre os administradores.
  • c) O estatuto não pode eliminar o direito de preferência para subscrição de ações.
  • d) Se o representante age nos limites da lei e do contrato social, terá responsabilidade limitada.
  • e) A subscrição do capital social é, em regra, retratável.
#17836
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Direito Comercial-Empresarial
Concurso
PETROBRAS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 -  A desconsideração da personalidade jurídica (disregard of legal entity ou a lifting the corporate veil) pode ser decretada, incidentalmente, no ambiente falencial, em caso de falência da sociedade empresária limitada?

  • a) Sim, nas hipóteses de insolvência grave, quando o ativo for inferior a 50% do ativo.
  • b) Sim, quando depois de decretada a falência, o ativo da empresa tiver sido transferido para outra empresa.
  • c) Sim, desde que a sociedade falida tenha sido encerrada há menos de um ano do requerimento da falência, com débitos fiscais não saldados.
  • d) Sim, mas na ação individual do consumidor e na reclamação trabalhista, respectivamente, nas hipóteses previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/90, art. 28 e seus parágrafos) ou, por analogia, quando ocorrer prejuízo para o direito de seus empregados trabalhistas.
  • e) Sim, quando algum dos sócios, na gestão da sociedade, tenha agido fraudulentamente.