Prova da ANATEL - Arquivologia 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado ANATEL | CESPE | cód.1115
Se você for prestar o concurso ANATEL, não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis 📝.
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado ANATEL foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: ANATEL
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Arquivologia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESPE
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado ANATEL e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões ANATEL
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ANATEL. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre ANATEL
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ANATEL.
📢 Concursos Abertos para ANATEL
Veja os concursos abertos da instituição ANATEL. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
(1,0) 1 - Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países. José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações). Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem. A preparação de instrumentos de gestão arquivística, como o plano de classificação e a tabela de temporalidade, é um dos objetivos do diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista.
- #18221
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 - Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países. José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações). Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem. Os arquivos semiativos ou intermediários, de acordo com a proposta do arquivista italiano Elio Lodolini, podem ser divididos em duas fases, conforme o nível de possibilidade de uso que os documentos apresentam.
- #18222
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 - Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens. A eliminação de documentos públicos pode ser feita independentemente da existência, no órgão público, de uma comissão permanente de avaliação.
(1,0) 4 - Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens. O Conselho Nacional de Arquivos visa implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, com vistas à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos arquivísticos.
(1,0) 5 - Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens. Além da responsabilização penal, civil e administrativa, aquele que destruir, inutilizar ou deteriorar os documentos públicos de valor permanente pode receber multa.
(1,0) 6 - No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens. Comumente consideradas semelhantes pelos arquivistas brasileiros, as operações de classificação e arranjo são distintas, aplicadas na organização dos arquivos correntes e dos arquivos permanentes, respectivamente.
- #18226
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 - No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens. O arranjo documental se baseia em dois métodos, estrutural e funcional, e sua aplicação tem gerado controvérsias na literatura e na prática arquivística. Contudo, observa-se, tanto na literatura internacional quanto nacional, que não há a adoção de um método puramente estrutural ou funcional.
- #18227
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 - No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens. A classificação dos documentos deve refletir a organização e as funções/atividades do(s) órgão(s) que os produziram.
- #18228
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 - Definir e utilizar formatos padronizados na elaboração de documentos digitais facilita a definição de técnicas de preservação digital e reduz custos, embora esses padrões não sejam perenes.
- #18229
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Arquivologia
- Concurso
- ANATEL
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 - Julgue os itens de 92 a 100, referentes a preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos. Os documentos que tenham qualquer qualidade ou característica de valor intrínseco devem ser mantidos, se possível, em sua forma original. O conceito de valor intrínseco, portanto, não é relativo. Porém, a aplicação do conceito de valor intrínseco é relativa, visto que as opiniões sobre o valor intrínseco dos registros podem variar de arquivista para arquivista.