Prova Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ) - Português 3 - Questões e Simulados | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ) foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FUNCEFET
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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(1,0) 1 -
No período seguinte, selecionado do texto E. J. Daros, "A falta de educação de pedestres e motoristas, responsaveis por comportamentos arriscados no trânsito, contribui, e muito, não so para gerar conflitos, como para radicaliza-los", o pronome oblquo a presente substitui o termo
- a) comportamentos
- b) motoristas.
- c) responsaveis
- d) conflitos
- e) pedestres
- #34282
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(1,0) 3 -
No trecho "Todavia, nas conversões, onde não existe sinal para pedestre, e necessario que o motorista entenda que deve dar a preferência de passagem ao pedestre, como determina o codigo de trânsito", o sentido da frase se altera se substituirmos o primeiro termo deste enunciado por
- a) ademais.
- b) entretanto.
- c) contudo.
- d) no entanto.
- e) porém.
- #34285
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(1,0) 4 -
O codigo determina que os org~aos responsaveis pelo trânsito respondam objetivamente por danos causados aos cidadãos "em virtude de ac~ao, omissão ou erro do direito do trânsito seguro ". E obrigação moral de todos nos, na condic~ao de motoristas e pedestres, apontarmos deficiências e irregularidades existentes em nossas vias publicas que possam colocar em risco o trânsito seguro. S~ao nossas vidas e saude que estão em jogo. Ao fazer isso devemos receber uma resposta conforme determina o Codigo de Trânsito Brasileiro: "Art. 72. Todo cidadão ou entidade civil tem direito de solicitar, por escrito, aos org~aos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalizac~ao, scalizac~ao e implantação de equipamentos de seguranca, bem como sugerir alterac~oes em normas, legislacão e outros assuntos pertinentes a esse Codigo."
As Aspas ocorrentes no fragmento acima são empregadas para:
- a) acentuar o valor signicativo de algumas expressões
- b) destacar expressões não costumeiras na linguagem de quem as escreve.
- c) sinalizar mudanca de interlocutor ou de foco no tema tratado
- d) emprestar ironia ao que se vai declarar.
- e) distinguir uma citação do resto do contexto em que ela se insere.
- #34288
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(1,0) 5 -
Infelizmente, são poucos os cidadãos e cidadãs que utilizam esse meio direto de reivindicar e participar de forma a elevar os padrões de seguranca e conforto de nosso trânsito. Ja no Artigo 1o. do novo codigo ca caracterizada a responsabilidade objetiva das autoridades publicas que constituem o Sistema Nacional de Trânsito pela seguranca dos que transitam em nossas vias publicas.
E bom lembrar que, na denição de via, ca claramente estabelecido que nela tambem se incluem as calcadas:" O emprego das duas vrgulas ocorrentes no perodo "E bom lembrar que, na denic~ao de via, ca claramente estabelecido que nela tambem se incluem as calcadas" justica-se porque
- a) separam elementos de idêntica função sintatica.
- b) realçam elementos de valor meramente explicativo.
- c) indicam supress~ao de termos oracionais integrantes.
- d) separam elementos enumerativos citados em regulamentos.
- e) isolam adjunto adverbial empregado fora da ordem frasal canônica.
- #34289
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No seguinte perodo retirado do excerto selecionado do texto "Motoristas e Pedestres - em busca de uma convivência pacca", "E um privilegio dado somente aos indivduos capazes fsica e psicologicamente",
encontra(m)-se
- a) um verbo abundante.
- b) dois substantivos abstratos.
- c) dois adverbios de modo.
- d) um adverbio de modo.
- e) dois artigos denidos.
- #34291
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(1,0) 7 -
Educac~ao no tr^ansito tem duas vertentes: primeira, conhecimento teorico de regras e treinamento pratico nas ruas; segunda, criac~ao de valores que envolvem amor a vida e ao proximo. A primeira pode ser ministrada em escolas e em cursos especiais; a segunda, vem de dentro do indivduo e resulta de sua vida familiar.
Tambem pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulgação de normas, regulamentos e treinamento nas ruas. Nem sempre e bem sucedida. Resultado: pedestres e motoristas emocionalmente despreparados para uma convivência social harmoniosa, o pedestre, colocando sua propria vida em risco e o motorista, transformando-se em serio perigo para a sociedade. Testes psicologicosdevem ser-lhe aplicados e negada a licenca de dirigir a todo cidadão que n~ao revelar condições para fazê-lo com tranquilidade e seguranca. Anal, dirigir não e um direito natural.
E um privilegio dado somente aos indivduos capazes fsica e psicologicamente.
Leia o fragmento seguinte retirado do texto acima: \Tambem pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulgac~ao de normas, regulamentos e treinamento nas ruas."
Identique o grau em que se encontra nele empregado o adjetivo \complexo".
- a) comparativo de superioridade.
- b) comparativo de igualdade.
- c) superlativo absoluto analtico.
- d) superlativo relativo de superioridade.
- e) superlativo absoluto sintetico.
- #34293
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(1,0) 8 -
Marque a alternativa que vai ao encontro do que se arma no texto acima.
- a) nem sempre pedestres e motoristas são os unicos responsaveis pelos conflitos no trânsito.
- b) os atropelamentos so acontecem nos cruzamentos movimentados.
- c) os conflitos entre motoristas e pedestres são plenamente resolvidos com multa e cassac~ao da licenca do motorista.
- d) os confitos no trânsito invariavelmente acabam em atropelamentos.
- e) sinalização adequada pode contribuir para que os atropelamentos não sejam fatais.
- #34297
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(1,0) 9 -
Identique a alternativa em que o termo nela destacado tem a mesma classificação morfologica de "entre" empregado no segmento "O ponto de encontro entre motoristas e pedestres.."(I.1)
- a) "...motoristas responsaveis por esses conflitos".
- b) "...nos pontos onde são muito frequentes os conflitos."
- c) "surjam conflitos e acontecam atropelamentos."
- d) "Nem sempre pedestres e motoristas s~ao responsaveis."
- e) "...onde são muito frequentes os conflitos."
- #34299
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(1,0) 10 -
Não são poucos os pedestres que atravessam fora da faixa.
As vezes o fazem porque a faixa esta muito longe.
Ora, o novo codigo determina que a travessia seja feita pela faixa se esta estiver a uma distância de ate 50 metros. Em muitos locais a distância entre faixas e bem superior a 100 metros. Se o pedestre atravessar a via no meio, ele estara a mais de 50 metros das faixas e n~ao estara infringindo o codigo. Muitos motoristas não sabem disso; tampouco os pedestres. Mesmo que estivesse errado, o pedestre n~ao deveria ser atropelado.
É uma punição que vai feri-lo seguramente, mas tambem pode torna-lo aleijado, ou ate mesmo mata-lo. Pedestres e motoristas desconhecem as leis da fsica e as consequências da velocidade de impacto sobre o atropelado.
No texto esta dito que acidentes de trânsito são causados principalmente porque
- a) muitos pedestres parecem ignorar a importância de atravessar nas faixas de segurança.
- b) o pedestre infringe o código de trânsito ao atravessar a via no meio.
- c) os pedestres costumam usar as faixas que estejam a mais de 100 metros do local da travessia.
- d) muitos motoristas evitam as faixas de seguranca por pressa ou comodismo
- e) pedestres e motoristas desconhecem as leis da fsica e as consequências da velocidade de impacto sobre o atropelado.