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Prova Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ) - Matemática 1 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO

Prova Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ) - Matemática 1 - Questões e Simulados (Edital 2014)

Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Corpo de Bombeiros-RJ 2014

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Corpo de Bombeiros-RJ.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Médio do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Corpo de Bombeiros-RJ.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Matemática 1 do concurso Corpo de Bombeiros-RJ.

  1. Questões de Entendimento da estrutura lógica de relações arbitrárias entre as pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados.
  2. Questões de Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolvam, dentre outros,conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; números de grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem, grandezas escalares, função do 1ºgrau, função do 2º grau, função exponencial, área de superfícies planas, MDC, MMC, produtos notáveis, potenciação, plano cartesiano: distribuição entre dois pontos e equação da reta, sistemas lineares, probabilidade, analise combinatória); Raciocínio sequencial de números, símbolos, figuras e letras;orientação espacial e temporal; formação de conceitos e discriminação de elementos.
  3. Questões de Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
  4. Questões de Operações com conjuntos, princípio fundamental da contagem.Lógica sentencial ou de primeira ordem. Proposições conectivos. Operações lógicas sobre proposições; tabelas-verdade; equivalências; leis de Morgan; diagramas lógicos, tabelas e gráficos.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Matemática 1.

#33491
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 1 - 

(CESPE SEFAZ ES/2013) Considerando todas as possíveis valorações V ou F das proposições simples P e Q, a quantidade de valorações V na tabela-verdade da proposição (P^Q)v(~Q)->[Pv(~Q)] é igual

  • a) 0
  • b) 1
  • c) 2
  • d) 3
  • e) 4
#33492
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 2 - 

(VUNESP PC SP/2013) Sobre as tabelas de verdade dos conectivos de disjunção (inclusiva), conjunção e implicação (material), assinale a alter nativa correta.

  • a) As conjunções só são falsas quando ambos os conjuntos são falsos.
  • b) Não existe implicação falsa com antecedente verdadeiro.
  • c) As disjunções são falsas quando algum dos disjuntos é falso.
  • d) As implicações são verdadeiras quando o antecedente é falso.
  • e) Só há um caso em que as implicações são verdadeiras.
#33493
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 3 - 

(ESAF DNIT/2013) A proposição composta p->p^q é equivalente à proposição:

  • a) q
  • b) p
  • c) p v q
  • d)  p ∧ q
  • e) ~ p v q
#33494
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 4 - 

(COPEVE MPE AL/2012) Do ponto de vista lógico, dizer que a afirmação “todos os lutadores são bravos” é falsa, equivale a dizer que a seguinte afirmação é verdadeira.

  • a) Pelo menos um lutador não é bravo
  • b)  Nenhum lutador é bravo
  • c) Nenhuma pessoa brava é lutador
  • d) Pelo menos uma pessoa brava não é lutador
  • e) Todos os não bravos são não lutadores
#33495
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
fácil

(1,0) 5 - 

(UFSE) Os senhores A, B e C concorriam à liderança de certo partido político. Para escolher o líder, cada eleitor votou apenas em dois candidatos de sua preferência. Houve 100 votos para A e B, 80 votos para B e C e 20 votos para A e C. Em consequência:

  • a) venceu B, com 180 votos.
  • b) venceu B, com 140 votos.
  • c) A e B empataram em primeiro lugar.
  • d) venceu A, com 140 votos.
  • e) venceu A, com 120 votos.
#33496
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0) 6 - 

(UFMG/2007) Uma escola realizou uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de seus alunos.


Alguns resultados dessa pesquisa foram:

• 82% do total de entrevistados gostam de chocolate;
• 78% do total de entrevistados gostam de pizza; e
• 75% do total de entrevistados gostam de batata frita.

Então, é CORRETO afirmar que, no total de alunos entrevistados, a porcentagem dos que gostam, ao mesmo tempo, de chocolate, de pizza e de batata frita é, pelo menos, de

  • a) 20%
  • b) 25%
  • c) 30%.
  • d) 35%.
  • e) 40%.
#33497
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0) 7 - 

(UFPA/2007) Um professor de Matemática, ao lecionar Teoria dos Conjuntos em uma certa turma, realizou uma pesquisa sobre as preferências clubísticas de seus n alunos, tendo chegado ao seguinte resultado:


• 23 alunos torcem pelo Paysandu Sport Club;
• 23 alunos torcem pelo Clube do Remo;
• 15 alunos torcem pelo Clube de Regatas Vasco da Gama;
• 6 alunos torcem pelo Paysandu e pelo Vasco;
• 5 alunos torcem pelo Vasco e pelo Remo. 

Se designarmos por A o conjunto dos torcedores do Paysandu, por B o conjunto dos torcedores do Remo e por C o conjunto dos torcedores do Vasco, todos da referida turma, teremos, evidentemente, A ? B = Ø. Concluímos que o número n de alunos desta turma é

  • a) 45
  • b) 46
  • c) 47
  • d) 49
  • e) 50
#33498
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 8 - 

Thiago possui 3 blusas diferentes e 2 calças diferentes. De quantas maneiras ele poderá escolher uma blusa e uma calça para se vestir?

  • a) 6
  • b) 7
  • c) 8
  • d) 9
  • e) 10
#33499
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 9 - 

(UNIFOR CE/2009) Um casal e seus quatro filhos vão ser colocados lado a lado para tirar uma foto. Se todos os filhos devem ficar entre os pais, de quantos modos distintos os seis podem posar para tirar a foto?

  • a) 24
  • b) 48
  • c) 96
  • d) 120
  • e) 720
#33500
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 10 - 

(UFJF MG) Newton possui 9 livros distintos, sendo 4 de Geometria, 2 de Álgebra e 3 de Análise. O número de maneiras pelas quais Newton pode arrumar esses livros em uma estante, de forma que os livros de mesmo assunto permaneçam juntos, é:

  • a) 288
  • b) 296
  • c)  864
  • d)  1728
  • e) 2130