Prova COPASA-MG - Conhecimentos Gerais 1 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
📚 Simulado COPASA-MG | FUNDEP | cód.3007
Estude com estratégia: o simulado COPASA-MG foi criado pensando em você! 📘
🔗 Vejam mais simulados COPASA-MG
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado COPASA-MG foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: COPASA-MG
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Conhecimentos Gerais
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FUNDEP
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado COPASA-MG e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões COPASA-MG
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso COPASA-MG
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso COPASA-MG. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre COPASA-MG
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso COPASA-MG.
📢 Concursos Abertos para COPASA-MG
Veja os concursos abertos da instituição COPASA-MG. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para COPASA-MG
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #35396
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 1 -
Está registrado no site www.noticias.uol.com.br de 17.09.13 e foi noticiado em na imprensa nacional: “Rússia suspeita que ataque químico na Síria foi provocação dos rebeldes”. Baseado no tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. A Rússia ainda suspeita que o ataque com gás venenoso, em 21 de agosto, nos arredores de Damasco, na Síria, foi realizado por forças rebeldes para provocar uma intervenção estrangeira.
II. A Síria acusou nesta terça-feira os países ocidentais, começando pelos Estados Unidos, de tentativa de impor sua vontade ao povo sírio e de apoio à Frente Al-Nusra, ligada à Al-Qaeda. A Síria acusa o ocidente de apoiar o terrorismo.
III. França, Estados Unidos e Reino Unido, assim como outros países ocidentais, culpam o regime de Bashar al-Assad pelo ataque que deixou mais de 1.400 mortos.
- a) A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.
- b) A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III estão corretas.
- c) A afirmativa III está incorreta e as afirmativas I e II estão corretas.
- d) Todas as afirmativas estão corretas.
- #35397
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 2 -
O doping, problema frequente no esporte mundial, é definido como:
- a) a realização de treinamento em excesso, também denominado overtraining, para a obtenção de resultados satisfatórios nas competições
- b) a utilização de determinadas substâncias para o aumento do desempenho atlético.
- c) o uso de substâncias lícitas, como álcool e tabaco, para fins recreativos.
- d) a prática de alterar o registro de nascimento para mudar a categoria na qual um atleta disputa suas competições.
- #35398
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 3 -
Diferente do que ocorre na maioria dos países do mundo que contribuem para o aquecimento global e para as mudanças climáticas em razão da dependência excessiva de combustíveis fósseis, o Brasil emite gases do efeito estufa devido, dentre outros fatores,
- a) ao intenso desmatamento na Amazônia.
- b) à forte participação das monoculturas.
- c) ao rápido desaparecimento da biodiversidade.
- d) ao uso intensivo do transporte rodoviário.
- #35399
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 4 -
Considere a sinopse de um filme brasileiro lançado em 2012:
Três irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando, Cláudio, e Leonardo Villas-Bôas partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura, registrando tudo num diário batizado de “Marcha para o Oeste”. Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, 1.000 quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica.
(Adaptado: http://www.interfilmes.com/filme_25799.html)
O texto é a sinopse do filme
- a) Tainá.
- b) Amazônia.
- c) Paraíso verde.
- d) Xingu.
- #35400
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 5 -
Considere as seguintes afirmações sobre a economia brasileira:
I. A desaceleração da economia brasileira tem estreita relação com a crise financeira internacional.
II. O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro permanece estagnado porque cerca de 55% do seu valor tem origem no setor agropecuário.
III. O Brasil foi afetado pela queda das exportações de matérias-primas industriais e das commodities.
Está correto APENAS o que se afirma em
- a) I e III.
- b) I.
- c) I e II.
- d) II e III.
- #35401
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 4
(1,0) 6 -
"Foi determinado pela justiça do chile para dirimir quaisquer dúvidas sobre a causa de seu falecimento, em 23 de setembro de 1973 - 12 dias após o golpe militar que derrubou o presidente socialista Salvador Allende e instaurou a ditadura de
O trecho da reportagem anterior diz respeito a qual poeta chileno, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1971, filiado ao partido comunista deste país, que está tendo a causa de sua morte questionada?
- a) Octavio Paz.
- b) César Moro.
- c) Pablo Neruda.
- d) Enrique Molina.
- #35402
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“Primeiro negro a ocupar uma cadeira no _________________________, Joaquim Barbosa assumiu a presidência após o período em que esteve em destaque público, devido à sua atuação implacável como relator da ação penal 470, conhecida como processo do _______________, que resultou na condenação de vários réus, dentre eles, algumas personalidades importantes do cenário político brasileiro.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
- a) Ministério da Justiça / propinoduto
- b) Supremo Tribunal Federal / mensalão
- c) Superior Tribunal de Justiça / mensalão
- d) Tribunal Superior Eleitoral / propinoduto
- #35403
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 8 -
Embora pertencentes à União Europeia, alguns países não aderiram à Zona do Euro, razão pela qual mantêm suas próprias moedas oficiais. É o caso
- a) da lira italiana.
- b) do xelim austríaco.
- c) da libra esterlina.
- d) do marco alemão.
- #35404
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 9 -
A população mundial alcançou em 2011 a marca dos 7 bilhões de pessoas; lamentavelmente, 67% delas são consideradas pobres, 28% de classe média e apenas 5% ricas. Desde 1950 até hoje em dia, constata-se que as três nações mais populosas do mundo não perderam suas posições neste ranking. Quais são elas?
- a) China, Índia e Estados Unidos da América
- b) China, Índia e Brasil
- c) China, Índia e Nigéria
- d) China, Índia e Indonésia
- #35405
- Banca
- FUNDEP
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- COPASA-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Diariamente, os meios de comunicação nos informam sobre assaltos, assassinatos e chacinas nas cidades brasileiras. Estes fatos que, antes eram encontrados apenas nas grandes cidades, hoje ocorrem também nas pequenas e médias cidades. Sobre a violência urbana no Brasil são feitas as seguintes afirmações:
I. A partir da década de 2000, a falta de planejamento urbano e o tráfico de drogas fizeram eclodir “guerras” nas periferias das cidades aumentando a violência.
II. A redução dos índices de pobreza e a estabilidade econômica do país não foram acompanhadas da queda nos índices de criminalidade.
III. Na última década, os setores policiais que atuam nas áreas urbanas aumentaram. Apesar disso, as estatísticas mostram que houve crescimento nos índices de violência.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I.
- b) I e II.
- c) I e III.
- d) II e III.