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Prova Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura para o Enem | ENEM

Prova Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura para o Enem

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.14609

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#185502
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Foram esses cientistas Xavante que esclareceram os mistérios da germinação de cada uma das sementes. Eles tinham o conhecimento para quebrar a dormência. O fogo era fundamental para muitas; para outras, o caminho para despertar passava pelo sistema digestivo dos animais silvestres. “Essa planta nasce depois que fazemos a caçada com fogo, diziam eles, esta outra quando a anta caga a semente, aquela precisa ser comida pelo lobo”. Aliando os conhecimentos dos cientistas da aldeia e da cidade, essa área do Cerrado foi recuperada totalmente.
PAPPIANI, A. Tecnologias indígenas: esplendor e captura. Disponível em: https://outraspalavras.net. Acesso em: 10 out. 2019 (adaptado).

No texto, a relação socioespacial dos indígenas evidencia a importância do(a)

  • a) prática agrícola para a logística nacional.
  • b) cultivo de hortaliças para o consumo urbano.
  • c) saber tradicional para a conservação ambiental.
  • d) criação de gado para o aprimoramento genético.
  • e) reflorestamento comercial para a produção orgânica.
#185505
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

O Barroco foi o estilo das formas dramáticas, grandiosas e opulentas, voltado ao intenso decorativismo e caracterizado pela exuberância dos dourados nas volutas e espirais. O Barroco exprimiu as incertezas de uma época — a Idade Moderna — que oscilava entre velhos e novos valores. Foi largamente utilizado pela Igreja da Contrarreforma como elemento de propaganda, destinado a atrair as criaturas pela pompa e magnificência. Através do Barroco, a Igreja compeliu Deus a vestir as mais suntuosas roupagens humanas, reproduzindo o Céu em toda a sua magnificência, grandeza e esplendor, extasiando e arrebatando os fiéis que frequentavam os templos.

LOPEZ, L. R. História do Brasil colonial. Porto Alegre: Novo Século, 2001.

O movimento estético-cultural no texto constitui-se historicamente em uma resposta às

  • a) contestações aos domínios espiritual e terreno exercidos pelo papado.
  • b) oposições ao absolutismo monárquico como base do poder político.
  • c) divisões da nobreza fortalecida pelas expansões marítima e comercial.
  • d) críticas ao heliocentrismo como modelo de funcionamento do cosmos.
  • e) revoltas do campesinato oprimido pela multiplicidade de seitas religiosas.
#185507
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

De um lado, ancorados pela prática médica europeia, por outro, pela terapêutica indígena, com seu amplo uso da flora nativa, os jesuítas foram os reais iniciadores do exercício de uma medicina híbrida que se tornou marca do Brasil colonial. Alguns religiosos vinham de Portugal já versados nas artes de curar, mas a maioria aprendeu na prática diária as funções que deveriam ser atribuídas a um físico, cirurgião, barbeiro ou boticário.

GURGEL, C. Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos.
São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

Conforme o texto, o que caracteriza a construção da prática medicinal descrita é a

  • a) adoção de rituais místicos
  • b) rejeição dos dogmas cristãos.
  • c) superação da tradição popular.
  • d) imposição da farmacologia nativa.
  • e) conjugação de saberes empíricos.