Prova Chesf - Engenharia de Software 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado CHESF | CESGRANRIO | cód.3045
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🧪 Este Simulado CHESF foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: CHESF
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Engenharia de Software
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESGRANRIO
- ❓ Quantidade de Questões: 9
- ⏱️ Tempo do Simulado: 27 minutos
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- #35742
- Banca
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(1,0) 1 -
A análise estruturada prevê o desenvolvimento do Diagrama de Fluxo de Dados como um dos seus principais documentos.
Esse diagrama é composto de fluxos que representam a comunicação entre
- a) atividades, entidades externas e entidades de dados
- b) depósitos de dados, entidades externas e processos
- c) depósitos de dados, eventos e processos
- d) entidades de dados, processadores e terminadores
- e) entidades externas, processos e tabelas
- #35743
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(1,0) 2 -
Um analista desenvolve um software e identifica que os seus requisitos iniciais estão razoavelmente bem definidos, mas o escopo geral do desenvolvimento não permite um processo puramente linear. Ele sabe que precisa, em curtíssimo prazo, prover um conjunto limitado de funcionalidades do software para os usuários, que serão refinadas e expandidas em versões futuras.
Qual o modelo de ciclo de vida de desenvolvimento de software mais adequado a esse caso?
- a) Cascata
- b) Espiral
- c) Formal
- d) Incremental
- e) Prototipação
- #35744
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(1,0) 3 -
Na programação orientada a objetos, há dois mecanismos possíveis para criar relacionamentos entres classes: a composição e a herança. Em um programa orientado a objetos, suponha que entre duas classes X e Y exista um relacionamento de herança no qual X é subclasse de Y. Suponha também que Y seja uma subclasse de uma classe abstrata denominada Z. Por fim, suponha que existam apenas métodos públicos ou privados, tanto em Y quanto em Z.
Para alterar esse programa de tal forma que ele permaneça o mesmo, do ponto de vista funcional para os clientes da interface pública da classe X, e que o relacionamento de herança entre X e Y seja substituído pelo de composição, um passo necessário no caso geral é definir um atributo do tipo
- a) X na classe Y
- b) X na classe Z
- c) Y na classe X
- d) Y na classe Z
- e) Z na classe X
- #35745
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(1,0) 4 -
Segundo Pressman (1995), Engenharia de Software é o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais, abrangendo um conjunto de três elementos fundamentais (métodos, ferramentas e procedimentos). Assinale a alternativa INCORRETA:
- a) Métodos de Engenharia de Software proporcionam os detalhes de “como fazer” para construir o software.
- b) As ferramentas proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos métodos.
- c) Procedimentos constituem o elo de ligação dos métodos e das ferramentas e possibilitam o desenvolvimento racional e oportuno de software.
- d) Métodos envolvem um amplo conjunto de tarefas que incluem: planejamento e estimativa de projeto, análise de requisitos de software e sistemas, projeto de estrutura de dados, arquitetura de programa e algoritmo de processamento, codificação, teste e manutenção.
- e) Ferramentas são roteiros para o desenvolvimento de software.
- #35746
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(1,0) 5 -
Dentro de um contexto de análise orientada a objetos, assinale o INCORRETO:
- a) Um método representa uma atividade que um objeto de uma classe pode executar.
- b) A visibilidade pública é representada por um símbolo de mais (+), apresentado na frente da descrição do atributo ou método e significa que o atributo ou método, pode ser utilizado por qualquer classe.
- c) O Polimorfismo trabalha a redenção de métodos previamente herdados por uma classe.
- d) A herança permite o reaproveitamento de atributos e de métodos, otimizando o tempo de desenvolvimento, além de permitir a diminuição de linhas de código, bem como facilitar futuras manutenções.
- e) Visibilidade privada é representada pelo símbolo de sustenido (#) e determina que somente a classe possuidora do atributo ou método ou suas sub-classes podem ter acesso ao mesmo.
- #35747
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(1,0) 6 -
Dentre os atributos de um software de qualidade, incluem-se:
- a) controlabilidade, dependabilidade e eficiência
- b) controlabilidade, eficiência e manutenibilidade
- c) eficiência, imutabilidade e manutenibilidade
- d) eficiência, manutenibilidade e usabilidade
- e) imutabilidade, manutenibilidade e usabilidade
- #35748
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(1,0) 7 -
O processo de engenharia de requisitos engloba todas as atividades necessárias para criar e manter um documento de requisitos do sistema e compreender os elementos de negócio que serão atendidos pelo software a ser desenvolvido, pertencendo a uma sequência lógica de atividades que culminam em um documento de requisitos correto que inclui todas as necessidades do cliente.
O primeiro passo necessário no processo de criação desse documento de requisitos deve ser a(o)
- a) análise de viabilidade
- b) prototipagem do sistema
- c) geração de casos de teste
- d) design da aplicação
- e) documento de gerenciamento de mudanças
- #35749
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(1,0) 8 -
Um engenheiro de software fez uma contagem de pontos de função de um software a ser desenvolvido e levantou as seguintes informações:
Considerando as possíveis complexidades de cada função de negócio, os valores mínimos e máximos da contagem não ajustada de pontos de função serão, respectivamente,
- a) 143 e 363
- b) 177 e 361
- c) 177 e 363
- d) 179 e 361
- e) 179 e 363
- #35750
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(1,0) 9 -
Um robô foi construído para andar em um grid cujas posições são indicadas por pares ordenados (x,y), onde x e y são números inteiros. Esse robô recebe como comando uma string binária e funciona segundo a máquina de estado a seguir, descrita em UML 2.3.
Iniciando na posição (0,0), o robô recebeu a string binária 111011110100010100.
Em que posição o robô parou?
- a) (0,2)
- b) (0,4)
- c) (2,0)
- d) (2,2)
- e) (4,0)