Processando...

Prova CELESC - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova CELESC - Português 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado CELESC | FEPESE-UFSC | cód.3037

Cada questão respondida é um passo rumo à aprovação. Bora pro simulado CELESC? 🏆

 

🔗 Vejam mais simulados CELESC

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado CELESC foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: CELESC
  • 👔 Cargo: . Cargos Diversos
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: FEPESE-UFSC
  • ❓ Quantidade de Questões: 7
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 21 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado CELESC e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões CELESC

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso CELESC


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso CELESC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre CELESC


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso CELESC.

Ver apostilas para CELESC


📢 Concursos Abertos para CELESC

Veja os concursos abertos da instituição CELESC. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para CELESC


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#35669
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Português
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

  • a) Os “celulares, tablets e laptops” são bons cães labradores.
  • b) A expressão “arrasto atrás de mim uma mati- lha” indica a pouca vontade do autor, ao lidar com celulares, tablets e laptops.
  • c) A palavra “graças” tem o mesmo sentido que em “Para os argentinos, a escolha do novo Papa signifca graças que Deus lhes concedeu.”.
  • d) Para o autor, Bill Gates e Steve Jobs criaram os modernos meios de comunicação para enri- quecerem e impedirem que a humanidade seja ociosa.
  • e) Os sons ‘trrrrllls’, e ‘pims’ e ‘brrrrlums’ referem- -se aos cães, indicados pelas palavras “matilha”, “canil” e “ganidos”
#35670
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Português
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa correta, quanto à crase.

  • a) Prefro trabalhar à ter tempo ocioso.
  • b) Gosto de vir à esta terra de sol e mar.
  • c) Por que isso não interessa à ninguém?
  • d) Sobre este assunto nada tenho à declarar.
  • e) O supermercado faz entregas em domicílio às sextas-feiras
#35671
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Português
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa correta.

  • a) As vírgulas, em “celulares, tablets e laptops, bichos mais carentes”, separam apostos.
  • b) As palavras “dólares” e “eletrônicos” receberam acento gráfco por serem proparoxítonos em s.
  • c) O acento gráfco de “É” e “atrás” justifca-se pela mesma regra gramatical.
  • d) A primeira vírgula do texto foi empregada para separar termos com mesma função sintá- tica na frase.
  • e) Não há acento gráfco no nome do autor do texto – Antonio –, porque nomes próprios jamais são acentuados.
#35672
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Português
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Analise as afrmações abaixo. 

1. Em “que grilaram” há um pronome relativo, equivalente a “os quais” . 

2. Em “o transformaram” o pronome refere-se a “o tempo ocioso de toda a humanidade”. 

3. Em “os depositaram” o pronome refere-se a “dólares”. 

4. No texto, o pronome “seus” refere-se a “labradores”. 

5. A forma verbal “grilaram” indica ação conclu- ída no passado. 

6. A palavra “continuamente” corresponde a “talvez dia a dia”.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

  • a) São corretas apenas as afrmativas 4 e 6.
  • b) São corretas apenas as afrmativas 1, 3 e 6
  • c) São corretas apenas as afrmativas 1, 4 e 6
  • d) São corretas apenas as afrmativas 2, 3 e 5
  • e) São corretas apenas as afrmativas 1, 2, 3 e 5.
#35673
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Português
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa correta, quanto à concordância.

  • a) Deve haver sucessores de Steve Jobs proje- tando novos produtos eletrônicos
  • b) Uma bola e um carrinho já não basta para alegrar as crianças.
  • c) Devem haver mais pessoas irritadas com celulares.
  • d) Existe, em todo o mundo, cães labradores no combate ao tráfco de drogas.
  • e) Fazem muitos anos que leio as crônicas de Antonio Prata.
#35674
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Português
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa gramaticalmente correta.

  • a) Eu lhe amo, meu pai!
  • b) Você vai vim amanhã até minha casa?
  • c) Esse aí é o autor cujas crônicas me agradam.
  • d) Você espera que Bill Gates faz depósito em tua conta bancária?
  • e) Antonio Prata, Vossa Senhoria desconheceis a importância de um tablet.
#35675
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Português
Concurso
CELESC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

As três frases abaixo constituem um parágrafo. Como uni-las para que ele fque bem estruturado?

1. Na antiguidade ela era empregada de forma limitada; principalmente em embarcações e moinhos. 

2. A energia eólica, gerada pelo vento, é impor- tante para o homem; além de ser uma fonte limpa de energia, é renovável. 

3. Hoje, no entanto, ela é mais abrangente: as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em regiões isoladas como em redes elétricas. 

Assinale a alternativa que indica corretamente a sequência que forma o parágrafo.

  • a) 1 – 2 – 3
  • b) 2 – 1 – 3
  • c) 2 – 3 – 1
  • d) 3 – 2 – 1
  • e) 3 – 1 – 2