Prova CAU-BR - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado CAU-BR | IADES | cód.2687
Cada questão respondida é um passo rumo à aprovação. Bora pro simulado CAU-BR? 🏆
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado CAU-BR foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: CAU-BR
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: IADES
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado CAU-BR e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões CAU-BR
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso CAU-BR. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre CAU-BR
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso CAU-BR.
📢 Concursos Abertos para CAU-BR
Veja os concursos abertos da instituição CAU-BR. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
(1,0) 1 -
Quanto aos aspectos gramaticais, assinale a alternativa correta.
- a) No trecho “Projetos com esse caráter” (linha 3), a expressão “esse caráter” antecipa a ideia contida no trecho “a integração traz a praticidade” (linha 6).
- b) No trecho “a fim de tornar o ambiente funcional e esteticamente confortável” (linhas 4 e 5), a substituição da expressão “a fim” por afim causa prejuízo à correção gramatical.
- c) No período iniciado em “Outro destaque” (linha 21), a inserção de uma vírgula após a palavra “grega” (linha 22) não alteraria o sentido da oração.
- d) No primeiro período do último parágrafo, a primeira ocorrência da partícula “que” (linha 25) faz referência à expressão “mobiliário clássico” (linha 24).
- e) A supressão de ‘“tornando o ambiente uma mistura dos dois estilos’” (linhas 28 e 29) não causaria prejuízo ao sentido do texto.
- #32549
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Com base nas ideias do texto, assinale a alternativa correta.
- a) Em imóveis com espaços diminutos, são comuns projetos que sugiram a incorporação de ambientes, proporcionando funcionalidade, otimização e conforto, sem perder a elegância.
- b) No momento de se integrar os ambientes, como elemento importante, o projeto sugere que se mantenha a mesma cor e tonalidade.
- c) Uma vez que os ambientes são integrados, o resultado prático pretendido pelo projeto é que o usuário adentre em cômodos distintos, mas se sinta como se estivesse em um espaço único.
- d) O objetivo proposto no projeto é dinamizar a decoração de cozinhas, a fim de maximizar o conforto.
- e) Por pregar a modernidade, o projeto sugere que se utilize cores claras e mobiliário contemporâneo, prescindindo de material clássico.
- #32550
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com a classificação e o emprego das palavras, assinale a alternativa correta.
- a) A palavra “necessários” (linha 7) poderia ser empregada no singular, considerando que também é possível concordá-la com o vocábulo “alcance” (linha 7).
- b) O verbo “compor” (linha 3) está empregado no sentido de produzir/fazer.
- c) A substituição da expressão “veios marcados” (linha 12) por estrias marcadas traria prejuízo ao sentido do texto.
- d) Para o correto emprego de expressões, a palavra “através” (linha 16) deve ser substituída pela expressão por meio.
- e) Sem prejuízos para as regras de concordância, é possível flexionar a palavra “atraente” (linha 10) para a sua forma plural.
- #32551
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Quanto às regras de pontuação, assinale a alternativa correta.
- a) A primeira vírgula empregada no último período do segundo parágrafo pode ser suprimida, devido à oração ter sido escrita em sua forma direta.
- b) Sem prejuízo, é possível inserir uma vírgula após a palavra “caráter” (linha 3).
- c) Seria mais apropriado, segundo as regras de pontuação, utilizar dois pontos após a palavra “amarela” (linha 26), substituindo assim a vírgula empregada.
- d) As aspas empregadas no segundo parágrafo do texto, por serem facultativas, podem ser suprimidas.
- e) Sem prejuízos, o trecho entre aspas, iniciado em ‘“O acabamento de tonalidade cinza escuro”’ (linhas de 10 e 14), pode ser reescrito da seguinte forma: O acabamento de tonalidade cinza escuro em composição com o madeirado – com veios marcados em tons mais claros – traz a neutralidade necessária para integração da cozinha e do espaço de jantar.
- #32552
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a alternativa correta considerando a estruturação linguística e a organização das ideias do texto.
- a) Em “No Pará, são 4,2%.” (linha 8), foi utilizado o mecanismo de substituição do verbo como recurso coesivo para evitar repetição.
- b) A oração correspondente a “foi encontrada contaminação por metais pesados” (linha 15) na voz ativa é metais pesados contaminaram.
- c) As palavras “domésticos” (linha 3), “média” (linha 7) e “público” (linha 19) seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
- d) A oração “produzido diariamente por milhões de pessoas” (linha 9) tem valor adverbial.
- e) A palavra “efluentes” (linha 3) poderia ser substituída por dejetos sem alterar a correção gramatical e as relações semânticas do texto.
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta de informações do texto.
- a) A poluição fluvial está associada apenas ao lançamento de esgoto doméstico e industrial nos rios e à destinação do lixo produzido.
- b) No Brasil, a maioria da população não é bem atendida em termos de saneamento básico, como fornecimento de água e tratamento de esgoto.
- c) A poluição dos rios é limitada por um processo natural chamado depuração.
- d) Todo o esgoto produzido nas cidades desemboca nos rios.
- e) É impossível o alcance de um alto nível de desenvolvimento sem haver poluição.
- #32554
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Considere as afirmações acerca da leitura do texto e julgue os itens a seguir.
I. É possível depreender do texto que o Pará é o estado com mais rios poluídos no País.
II. Segundo o texto, um terço da população brasileira, em 2008, não tinha acesso a tratamento de esgoto.
III. Para a autora do texto, a conscientização das pessoas é o único recurso que pode acabar com a poluição dos rios.
IV. O texto foi construído sob a ótica preventiva. A quantidade de itens certos é igual a
- a) 0
- b) 1
- c) 2
- d) 3
- e) 4
- #32555
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Com base na estrutura linguística e na organização das ideias do texto, assinale a alternativa correta.
- a) O emprego da vírgula após “Antes de pensar em despoluir nossos rios” (linha 1) é opcional.
- b) A palavra “despoluir” (linha 1) é formada com o acréscimo de um sufixo ao verbo poluir.
- c) O emprego do acento grave em “à destinação do lixo nas cidades” (linha 4) deve-se ao gênero da palavra “destinação”.
- d) Em “Todo o esgoto” (linha 8), a substituição de “todo” por qualquer não altera o sentido do texto.
- e) A palavra “equívoco” (linha 14) foi empregada para caracterizar o substantivo “pensamento” (linha 13).
- #32556
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Quanto aos aspectos gramaticais, assinale a alternativa correta.
- a) Em “Se eu ver você ameaçando alguém de novo”, o verbo ver está flexionado no futuro do subjuntivo.
- b) A oração “que você vem ameaçando o vizinho” exerce função de objeto direto.
- c) A oração “que você vem ameaçando o vizinho” exerce a função de sujeito da oração.
- d) Em “Ameaçar é muito feio, meu filho!”, tem-se uma oração subordinada substantiva apositiva.
- e) Em “Se eu ver você ameaçando alguém de novo”, a substituição do verbo “ver” pela forma verbal vir causa prejuízo à correção gramatical.
- #32557
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Acerca das ideias do texto, assinale a alternativa correta.
- a) No primeiro quadrante, a substituição do ponto de interrogação por ponto final não altera o sentido do texto.
- b) Em “Ameaçar é muito feio, meu filho!”, a substituição da exclamação por ponto final retira a função do vocativo.
- c) É possível inferir que a mulher age de acordo com suas convicções.
- d) É possível inferir que a mulher viu a criança ameaçando o vizinho.
- e) Conforme o texto se desenvolve, é possível inferir que há uma incoerência na fala da mulher.