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Prova CAU-BR - Português 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova CAU-BR - Português 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CAU-BR.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca IADES, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CAU-BR.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 1 do concurso CAU-BR.

  1. Questões de Português.
  2. Questões de Compreensão, interpretação e reescrita de textos e de fragmentos de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas.
  3. Questões de Tipologia textual.
  4. Questões de Coesão e coerência.
  5. Questões de Ortografia oficial.
  6. Questões de Acentuação gráfica.
  7. Questões de Pontuação.
  8. Questões de Formação, classe e emprego de palavras.
  9. Questões de Significação de palavras.
  10. Questões de Coordenação e subordinação.
  11. Questões de Concordância nominal e verbal.
  12. Questões de Regência nominal e verbal.
  13. Questões de Emprego do sinal indicativo de crase.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 1.

#32548
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0) 1 - 

Quanto aos aspectos gramaticais, assinale a alternativa correta.

  • a) No trecho “Projetos com esse caráter” (linha 3), a expressão “esse caráter” antecipa a ideia contida no trecho “a integração traz a praticidade” (linha 6).
  • b) No trecho “a fim de tornar o ambiente funcional e esteticamente confortável” (linhas 4 e 5), a substituição da expressão “a fim” por afim causa prejuízo à correção gramatical.
  • c) No período iniciado em “Outro destaque” (linha 21), a inserção de uma vírgula após a palavra “grega” (linha 22) não alteraria o sentido da oração.
  • d) No primeiro período do último parágrafo, a primeira ocorrência da partícula “que” (linha 25) faz referência à expressão “mobiliário clássico”  (linha 24).
  • e) A supressão de ‘“tornando o ambiente uma mistura dos dois estilos’” (linhas 28 e 29) não causaria prejuízo ao sentido do texto.
#32549
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Com base nas ideias do texto, assinale a alternativa correta.

  • a) Em imóveis com espaços diminutos, são comuns projetos que sugiram a incorporação de ambientes, proporcionando funcionalidade, otimização e conforto, sem perder a elegância.
  • b) No momento de se integrar os ambientes, como elemento importante, o projeto sugere que se mantenha a mesma cor e tonalidade.
  • c) Uma vez que os ambientes são integrados, o resultado prático pretendido pelo projeto é que o usuário adentre em cômodos distintos, mas se sinta como se estivesse em um espaço único.
  • d) O objetivo proposto no projeto é dinamizar a decoração de cozinhas, a fim de maximizar o conforto.
  • e) Por pregar a modernidade, o projeto sugere que se utilize cores claras e mobiliário contemporâneo, prescindindo de material clássico.
#32550
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

De acordo com a classificação e o emprego das palavras, assinale a alternativa correta.

  • a) A palavra “necessários” (linha 7) poderia ser empregada no singular, considerando que também é possível concordá-la com o vocábulo “alcance” (linha 7).
  • b) O verbo “compor” (linha 3) está empregado no sentido de produzir/fazer.
  • c) A substituição da expressão “veios marcados” (linha 12) por estrias marcadas traria prejuízo ao sentido do texto.
  • d) Para o correto emprego de expressões, a palavra “através” (linha 16) deve ser substituída pela expressão por meio.
  • e) Sem prejuízos para as regras de concordância, é possível flexionar a palavra “atraente” (linha 10) para a sua forma plural.
#32551
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Quanto às regras de pontuação, assinale a alternativa correta.

  • a) A primeira vírgula empregada no último período do segundo parágrafo pode ser suprimida, devido à oração ter sido escrita em sua forma direta.
  • b) Sem prejuízo, é possível inserir uma vírgula após a palavra “caráter” (linha 3).
  • c) Seria mais apropriado, segundo as regras de pontuação, utilizar dois pontos após a palavra “amarela” (linha 26), substituindo assim a vírgula empregada.
  • d) As aspas empregadas no segundo parágrafo do texto, por serem facultativas, podem ser suprimidas.
  • e) Sem prejuízos, o trecho entre aspas, iniciado em ‘“O acabamento de tonalidade cinza escuro”’ (linhas de 10 e 14), pode ser reescrito da seguinte forma: O acabamento de tonalidade cinza escuro em composição com o madeirado – com veios marcados em tons mais claros – traz a neutralidade necessária para integração da cozinha e do espaço de jantar.  
#32552
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa correta considerando a estruturação linguística e a organização das ideias do texto.

  • a) Em “No Pará, são 4,2%.” (linha 8), foi utilizado o mecanismo de substituição do verbo como recurso coesivo para evitar repetição.
  • b) A oração correspondente a “foi encontrada contaminação por metais pesados” (linha 15) na voz ativa é metais pesados contaminaram.
  • c) As palavras “domésticos” (linha 3), “média” (linha 7) e “público” (linha 19) seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
  • d) A oração “produzido diariamente por milhões de pessoas” (linha 9) tem valor adverbial.
  • e) A palavra “efluentes” (linha 3) poderia ser substituída por dejetos sem alterar a correção gramatical e as relações semânticas do texto.
#32553
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta de informações do texto.

  • a) A poluição fluvial está associada apenas ao lançamento de esgoto doméstico e industrial nos rios e à destinação do lixo produzido.
  • b) No Brasil, a maioria da população não é bem atendida em termos de saneamento básico, como fornecimento de água e tratamento de esgoto.
  • c) A poluição dos rios é limitada por um processo natural chamado depuração.
  • d) Todo o esgoto produzido nas cidades desemboca nos rios.
  • e) É impossível o alcance de um alto nível de desenvolvimento sem haver poluição.
#32554
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 7 - 

Considere as afirmações acerca da leitura do texto e julgue os itens a seguir.

I. É possível depreender do texto que o Pará é o estado com mais rios poluídos no País.

II. Segundo o texto, um terço da população brasileira, em 2008, não tinha acesso a tratamento de esgoto.

III. Para a autora do texto, a conscientização das pessoas é o único recurso que pode acabar com a poluição dos rios.

 

IV. O texto foi construído sob a ótica preventiva. A quantidade de itens certos é igual a

  • a) 0
  • b) 1
  • c) 2
  • d) 3
  • e) 4
#32555
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 8 - 

Com base na estrutura linguística e na organização das ideias do texto, assinale a alternativa correta.

  • a) O emprego da vírgula após “Antes de pensar em despoluir nossos rios” (linha 1) é opcional.
  • b) A palavra “despoluir” (linha 1) é formada com o acréscimo de um sufixo ao verbo poluir.
  • c) O emprego do acento grave em “à destinação do lixo nas cidades” (linha 4) deve-se ao gênero da palavra “destinação”.
  • d) Em “Todo o esgoto” (linha 8), a substituição de “todo” por qualquer não altera o sentido do texto.
  • e) A palavra “equívoco” (linha 14) foi empregada para caracterizar o substantivo “pensamento” (linha 13).
#32556
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Quanto aos aspectos gramaticais, assinale a alternativa correta.

  • a) Em “Se eu ver você ameaçando alguém de novo”, o verbo ver está flexionado no futuro do subjuntivo.
  • b) A oração “que você vem ameaçando o vizinho” exerce função de objeto direto.
  • c) A oração “que você vem ameaçando o vizinho” exerce a função de sujeito da oração.
  • d) Em “Ameaçar é muito feio, meu filho!”, tem-se uma oração subordinada substantiva apositiva.
  • e) Em “Se eu ver você ameaçando alguém de novo”, a substituição do verbo “ver” pela forma verbal vir causa prejuízo à correção gramatical.
#32557
Banca
IADES
Matéria
Português
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Acerca das ideias do texto, assinale a alternativa correta.

  • a) No primeiro quadrante, a substituição do ponto de interrogação por ponto final não altera o sentido do texto.
  • b) Em “Ameaçar é muito feio, meu filho!”, a substituição da exclamação por ponto final retira a função do vocativo.
  • c) É possível inferir que a mulher age de acordo com suas convicções.
  • d) É possível inferir que a mulher viu a criança ameaçando o vizinho.
  • e) Conforme o texto se desenvolve, é possível inferir que há uma incoerência na fala da mulher.