Processando...

Prova CAU-BR - Atualidades 2 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova CAU-BR - Atualidades 2 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso CAU-BR.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca IADES, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes CAU-BR.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Atualidades 2 do concurso CAU-BR.

  1. Questões de Atualidades.
  2. Questões de Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais, educação, segurança e artes, literatura e arquitetura e suas vinculações históricas


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Atualidades 2.

#32569
Banca
IADES
Matéria
Atualidades
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 1 - 

O processo que envolve a produção e a transmissão de energia elétrica passou a ser motivo de grande discussão no Brasil e no mundo. Os temas abordam a necessidade de se produzir energia e, ao mesmo tempo, manter a proteção ambiental ou estabelecer uma linha para o desenvolvimento sustentável. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) A energia eólica é uma fonte limpa e de baixo custo de instalação, portanto deveria ser utilizada em larga escala.
  • b) No Brasil, há o predomínio na utilização da energia hidroelétrica, o que por vezes gera uma instabilidade na produção, pois existem as questões climáticas que também devem ser levadas em consideração.
  • c) A energia nuclear foi banida completamente do Japão em virtude do terremoto de Fukushima, fato que não comprometeu o desenvolvimento industrial, em função das ricas jazidas carboníferas do país.
  • d) Com a crise mundial na produção de energia, as fontes alternativas se sobrepuseram em quantidade em relação à produção de energia convencional, como hidroelétricas e termoelétricas.
  • e) O Brasil é atualmente o maior produtor de etanol do mundo, fato que o coloca em destaque para impor as regras do mercado global em relação a essa fonte de biomassa.
#32570
Banca
IADES
Matéria
Atualidades
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 2 - 

Os conflitos do Oriente Médio e da África são recorrentes na história e as causas são diversas, incluindo questões políticas, econômicas, territoriais, água, entre outras situações. No momento, o nível mais dramático ocorre em um país islâmico, de maioria sunita, mas governado por uma minoria alauíta; a guerra civil já deixou, até o momento, mais de 120 mil mortes e milhões de refugiados em países vizinhos. O conflito de interesses entre duas das principais nações do mundo, Estados Unidos e Rússia, recrudescem a tensão nessa nação.

É correto afirmar que o texto apresentado se refere à(ao)

  • a) Palestina, que vive um eterno conflito com Israel.
  • b) Egito, que se transformou em país teocrático.
  • c) Líbia, que viu seu ditador ser morto pelos revolucionários em praça pública.
  • d) Síria, que vive uma guerra civil, ainda extensão da Primavera Árabe.
  • e) Arábia Saudita, em virtude de ser o maior produtor de petróleo do mundo.
#32571
Banca
IADES
Matéria
Atualidades
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 3 - 

A expansão urbana gerou grandes desafios aos arquitetos e urbanistas do mundo, pois esses profissionais devem gerar condições para que as cidades sejam aprazíveis e consigam ordenar milhões de pessoas de forma sustentável. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) O encontro físico entre cidades, também conhecido como conurbação, tem provocado grande desordem social, pois os serviços dos municípios se interagem e se confundem e não conseguem contemplar plenamente as necessidades da população local.
  • b) A construção de metrô para as médias e grandes cidades é apontada como a única alternativa moderna para solucionar o problema de mobilidade urbana.
  • c) O planejamento do Distrito Federal gerou uma cidade com menos problemas urbanos, isso quando comparado às outras metrópoles brasileiras.
  • d) As construções verticais ajudaram na organização das cidades, pois perto desses aglomerados sempre se verifica a presença de uma infraestrutura condizente com eles, que são também chamados de condomínios. 
  • e) As cidades globais são a vitrine do crescimento urbano, no entanto, só os países desenvolvidos as possuem, independentemente da classificação existente.
#32572
Banca
IADES
Matéria
Atualidades
Concurso
CAU-BR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

A produção de lixo virou uma das grandes preocupações do mundo atual e a sua destinação é sempre um motivo de controvérsia. Os administradores das cidades apontam para soluções paliativas, tornando necessária a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  • a) A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial.
  • b) Os lixões a céu aberto só serão permitidos nas áreas mais afastadas das principais regiões metropolitanas do País.
  • c) A incineração dos resíduos sólidos e os aterros sanitários são as soluções mais viáveis para a destinação do lixo urbano.
  • d) A responsabilidade da destinação dos resíduos sólidos fica a cargo dos fabricantes e dos importadores, de acordo com a PNRS.
  • e) O lixo hospitalar e o radioativo são os principais focos dessa nova política de resíduos sólidos.