Processando...

Prova BANCO DO BRASIL - Português 6 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova BANCO DO BRASIL - Português 6 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso BANCO DO BRASIL.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FCC, para nível Médio do cargo de Escriturário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes BANCO DO BRASIL.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 6 do concurso BANCO DO BRASIL.

  1. Questões de Morfologia e sintaxe.
  2. Questões de Concordância nominal e verbal.
  3. Questões de Regência nominal e verbal.
  4. Questões de Compreensão e interpretação de textos.
  5. Questões de Intertextualidade.
  6. Questões de Significado das palavras.
  7. Questões de Denotação e conotação.
  8. Questões de Pontuação.
  9. Questões de Redação (reconhecimento de frases corretas e incorretas).


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 6.

#26395
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considerando-se o teor do texto, é correto afirmar que se trata de

  • a) narrativa sobre o sucesso do esporte brasileiro em todo o mundo, com destaque para o futebol, bem mais popular.
  • b) exposição de um ponto de vista pessoal a respeito das qualidades dos brasileiros na área dos esportes, particularmente no futebol.
  • c) discussão aprofundada sobre os problemas socioeconômicos que levam atletas brasileiros de destaque a sair do país.
  • d) proposta de maior apoio aos esportistas brasileiros, para que possam dedicar-se aos treinos e melhorar seu desempenho.
  • e) depoimento de um ex-jogador em que se nota a decepção com os recentes resultados negativos do fu- tebol brasileiro.
#26396
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

No texto, Sócrates

  • a) demonstra que outras modalidades esportivas são mais prestigiadas do que o futebol.
  • b) considera que nem sempre os jogadores de futebol demonstram suas habilidades em campo.
  • c) defende a ideia de que o futebol brasileiro deve ser visto como sinônimo de arte.
  • d) concorda com a opinião generalizada de que o futebol moderno perdeu seu encanto.
  • e) denuncia a perda, para outros países, de atletas de valor no futebol brasileiro.
#26397
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

De acordo com Sócrates, o futebol

  • a) jogado atualmente, muito mais que um esforço perdido, é puro desencanto.
  • b) nem sempre valoriza figuras excepcionais que se destacaram por suas criações e capacidades.
  • c) permite explicar que cá por estas bandas surgissem tantas genialidades.
  • d) representa nossa plena expressão social e nosso maior agregador cultural.
  • e) perde seus melhores jogadores, que desfilam seus dotes, espalhados por todo o planeta.
#26398
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

... é de se admirar. (2º parágrafo) 

A afirmativa acima refere-se, considerando-se o contexto, ao que foi dito em:

  • a) A beleza intrínseca do movimento e da harmonia é meio ideal de cultura para a alegria e a criatividade.
  • b) Um povo historicamente esmagado pela coloniza- ção (...) que permanece com os queixos elevados ...
  • c) Esta frase ecoa nos lares brasileiros sempre que perdemos.
  • d) Assim, poderíamos ficar horas a desfilar as incoe- rências da realidade que vivemos.
  • e) Não é à toa que nossos maiores jogadores desfilam seus dotes, espalhados por todo o planeta.
#26399
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Arte para o futebol jamais é adjetivo; é a sua essência. (início do 2º parágrafo)

Considerando-se as classes de palavras, a afirmativa correta em relação ao segmento grifado na frase acima é:

  • a) A palavra Arte deve apenas qualificar o futebol, con- ferindo maior visibilidade a seu significado atual, aceito no mundo todo.
  • b) É possível perceber desconhecimento da norma pa- drão da língua no que se refere às funções de um adjetivo e às de um substantivo.
  • c) Há emprego indevido de um adjetivo em relação ao futebol, porque não deve haver comparação entre esporte e criação artística.
  • d) A palavra Arte, substantivo, não pode ser aplicada como adjetivo, especialmente a uma modalidade esportiva que se espalha por todo o mundo.
  • e) Não se trata simplesmente de atribuir uma qualidade para o futebol brasileiro, mas sim reconhecer o valor de sua própria natureza.
#26400
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Como podemos explicar que cá por estas bandas surgis- sem tantas genialidades ... (início do 3º parágrafo)

A expressão grifada acima pode ser corretamente substituída, sem alteração do sentido original, por:

  • a) aqui entre nós.
  • b) além dos campos de futebol.
  • c) nos demais esportes.
  • d) em áreas não esportivas.
  • e) em todos os lugares.
#26401
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Tomando-se como referência o que consta nos dois textos, a afirmativa correta é:

  • a) O Texto I pode ser corretamente entendido como uma espécie de resumo do assunto que é desenvolvido no Texto II. 
  • b) O desenvolvimento do Texto II está desvinculado do que consta do dicionário em relação aos sentidos do verbo vender.
  • c) O conteúdo do Texto I apresenta sentido de oposição ao que se lê no Texto II. 
  • d) O sentido principal do Texto I está no verbo vender, enquanto o do Texto II está no verbo propagar, verbos que não podem ser empregados como sinônimos. 
  • e) A ideia central do Texto II aparece explicitada em um dos possíveis significados do verbo vender, transcritos no Texto I. 
#26402
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Com base no Texto II, conclui-se que o sentido de propaganda está corretamente expresso em: 

  • a) repetição de uma única ideia até que o público a quem se dirige a mensagem se canse de ouvir sempre as mesmas frases. 
  • b) serviços oferecidos por um vendedor, ao criar novas ideias em um mercado já estabilizado e conhecido.
  • c) imitação por vendedores de um fenômeno da natureza, o de espalhar ideias como se faz a reprodução de plantas.
  • d) difusão de mensagens convincentes e repetitivas, faladas ou escritas, nos meios de comunicação, visando ao consumo de um produto. 
  • e) insistência voltada para os benefícios trazidos pelo consumo, seja de produtos naturais, seja de objetos criados pelo homem. 
#26403
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

...a meta é aconselhar o destinatário e conquistar a sua adesão. (Texto II) 


Dentre os verbos que constam como sinônimos de vender no Texto I, o sentido mais próximo do segmento destacado acima é:

  • a) transferir (bens ou mercadorias) para outrem em troca de dinheiro.
  • b) persuadir (alguém) das boas qualidades de (uma ideia, um projeto etc).
  • c) praticar o comércio de.
  • d) ser facilmente vendável.
  • e) trabalhar como vendedor.
#26404
Banca
FCC
Matéria
Português
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

técnica do jardineiro de cravar no solo os rebentos novos das plantas a fim de reproduzir novas plantas que depois passarão a ter vida própria.” (Texto II) 


O segmento transcrito acima

  • a) esclarece o sentido exato do antigo verbo propagare
  • b) contém a ideia principal de todo o parágrafo em que ele se encontra. 
  • c) confirma a informação de que não pode haver dú- vida na propaganda. 
  • d) traz a informação de que jardineiros também são propagandistas de ideias.
  • e) diferencia o trabalho manual daquele que envolve a divulgação de ideias.