Processando...

Prova BANCO DO BRASIL - Direito do Consumidor 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova BANCO DO BRASIL - Direito do Consumidor 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado Banco do Brasil | Escriturário | cód.2116

Você está a um simulado de distância da sua melhor versão. Treine para o concurso Banco do Brasil! 💡

 

🔗 Vejam mais simulados Banco do Brasil

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Banco do Brasil foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Banco do Brasil e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Banco do Brasil

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Banco do Brasil


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Banco do Brasil. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Banco do Brasil


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Banco do Brasil.

Ver apostilas para Banco do Brasil


📢 Concursos Abertos para Banco do Brasil

Veja os concursos abertos da instituição Banco do Brasil. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Banco do Brasil


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#27484
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

 

Tratando-se de fornecimento de serviços e de produtos não duráveis, o direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em

  • a) 360 dias.
  • b) 180 dias.
  • c) 120 dias.
  • d) 90 dias.
  • e) 30 dias.
#27485
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

 

Tratando-se da proteção contratual, o consumidor pode desistir do contrato sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, no prazo de

  • a) 7 dias.
  • b) 14 dias.
  • c) 21 dias.
  • d) 28 dias.
  • e) 56 dias.
#27486
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

 

São direitos básicos do consumidor: 

 

I. A educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, não sendo asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações. 

 

II. A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem. 

 

III. A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, exceto contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos. 

 

IV. A modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas. 

 

V. A facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências. 

 

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) II, IV e V.
  • b) III e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) I e III.
  • e) I, III e V.
#27487
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 4 - 

As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

 

O art. 20 dispõe que: O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: 

 

I. A reexecução dos serviços, com custo adicional e quando cabível. 

 

II. A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos. 

 

III. O abatimento proporcional do preço. 

 

IV. A reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível, pode ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor. 

 

V. A restituição imediata da quantia paga, isenta de atualização monetária, sem prejuízo de eventuais perdas e danos. 

 

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) II, IV e V.
  • b) III e V.
  • c) I, II e III.
  • d) I e IV.
  • e) II, III e IV.
#27488
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 5 - 

Maria é poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupança. Procurou um funcionário do banco, afirmando que não havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestação do serviço, tendo direito ao ressarcimento em razão da responsabilidade do Banco. Nessa situação, a responsabilidade do Banco

  • a) é inexistente, pois as instituições financeiras são isentas do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
  • b) é factível, desde que comprovada sua culpa ou negligência.
  • c) é integral e não há excludentes, por expressa disposição do Código de Defesa do Consumidor.
  • d) independe da existência de culpa.
  • e) pode ser afastada apenas na hipótese de prova de culpa exclusiva da vítima.
#27489
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0) 6 - 

José é correntista do Banco da Brasil há dois anos e tem crédito disponível para utilização no cheque especial. No mês de dezembro, José ultrapassou seu limite de crédito. Seu nome, após prévia notificação, foi inscrito em cadastro restritivo de crédito e seu contrato foi encaminhado ao Jurídico para a propositura de ação judicial, quando o advogado reparou que os juros eram superiores a 12% ao ano. Nesse caso, há alguma ilegalidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?

  • a) Não há ilegalidade alguma no caso descrito.
  • b) Os juros superam o valor máximo de 1% ao mês previsto na legislação, o que configura ilegalidade.
  • c) Os juros cobrados e a negativação são ilegais frente ao Código de Defesa do Consumidor.
  • d) A inscrição em cadastro restritivo de crédito foi ilegal, pois há apenas o direito de cobrar o crédito, mas não o de negativar o nome do consumidor.
  • e) A cláusula de juros é abusiva e a notificação configura cobrança por meio indevido, sendo, portanto, ilegal.