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Prova BANCO DO BRASIL - Direito do Consumidor 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova BANCO DO BRASIL - Direito do Consumidor 1 - Questões e Simulados

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso BANCO DO BRASIL.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Diversas, para nível Médio do cargo de Escriturário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes BANCO DO BRASIL.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Direito do Consumidor 1 do concurso BANCO DO BRASIL.

  1. Questões de Código de Defesa do Consumidor.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Direito do Consumidor 1.

#27484
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

 

Tratando-se de fornecimento de serviços e de produtos não duráveis, o direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em

  • a) 360 dias.
  • b) 180 dias.
  • c) 120 dias.
  • d) 90 dias.
  • e) 30 dias.
#27485
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

 

Tratando-se da proteção contratual, o consumidor pode desistir do contrato sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, no prazo de

  • a) 7 dias.
  • b) 14 dias.
  • c) 21 dias.
  • d) 28 dias.
  • e) 56 dias.
#27486
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

 

São direitos básicos do consumidor: 

 

I. A educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, não sendo asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações. 

 

II. A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem. 

 

III. A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, exceto contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos. 

 

IV. A modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas. 

 

V. A facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências. 

 

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) II, IV e V.
  • b) III e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) I e III.
  • e) I, III e V.
#27487
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 4 - 

As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.

 

O art. 20 dispõe que: O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: 

 

I. A reexecução dos serviços, com custo adicional e quando cabível. 

 

II. A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos. 

 

III. O abatimento proporcional do preço. 

 

IV. A reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível, pode ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor. 

 

V. A restituição imediata da quantia paga, isenta de atualização monetária, sem prejuízo de eventuais perdas e danos. 

 

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) II, IV e V.
  • b) III e V.
  • c) I, II e III.
  • d) I e IV.
  • e) II, III e IV.
#27488
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 5 - 

Maria é poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupança. Procurou um funcionário do banco, afirmando que não havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestação do serviço, tendo direito ao ressarcimento em razão da responsabilidade do Banco. Nessa situação, a responsabilidade do Banco

  • a) é inexistente, pois as instituições financeiras são isentas do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
  • b) é factível, desde que comprovada sua culpa ou negligência.
  • c) é integral e não há excludentes, por expressa disposição do Código de Defesa do Consumidor.
  • d) independe da existência de culpa.
  • e) pode ser afastada apenas na hipótese de prova de culpa exclusiva da vítima.
#27489
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Direito do Consumidor
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 6 - 

José é correntista do Banco da Brasil há dois anos e tem crédito disponível para utilização no cheque especial. No mês de dezembro, José ultrapassou seu limite de crédito. Seu nome, após prévia notificação, foi inscrito em cadastro restritivo de crédito e seu contrato foi encaminhado ao Jurídico para a propositura de ação judicial, quando o advogado reparou que os juros eram superiores a 12% ao ano. Nesse caso, há alguma ilegalidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?

  • a) Não há ilegalidade alguma no caso descrito.
  • b) Os juros superam o valor máximo de 1% ao mês previsto na legislação, o que configura ilegalidade.
  • c) Os juros cobrados e a negativação são ilegais frente ao Código de Defesa do Consumidor.
  • d) A inscrição em cadastro restritivo de crédito foi ilegal, pois há apenas o direito de cobrar o crédito, mas não o de negativar o nome do consumidor.
  • e) A cláusula de juros é abusiva e a notificação configura cobrança por meio indevido, sendo, portanto, ilegal.