Prova BANCO DO BRASIL - Direito do Consumidor 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
📚 Simulado Banco do Brasil | Escriturário | cód.2116
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🧪 Este Simulado Banco do Brasil foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Banco do Brasil
- 👔 Cargo: Escriturário
- 📚 Matéria: Direito do Consumidor
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 6
- ⏱️ Tempo do Simulado: 18 minutos
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- #27484
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direito do Consumidor
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.
Tratando-se de fornecimento de serviços e de produtos não duráveis, o direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em
- a) 360 dias.
- b) 180 dias.
- c) 120 dias.
- d) 90 dias.
- e) 30 dias.
- #27485
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direito do Consumidor
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.
Tratando-se da proteção contratual, o consumidor pode desistir do contrato sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, no prazo de
- a) 7 dias.
- b) 14 dias.
- c) 21 dias.
- d) 28 dias.
- e) 56 dias.
- #27486
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direito do Consumidor
- Concurso
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- Tipo
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(1,0) 3 -
As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.
São direitos básicos do consumidor:
I. A educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, não sendo asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações.
II. A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
III. A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, exceto contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos.
IV. A modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.
V. A facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) II, IV e V.
- b) III e IV.
- c) I, II e III.
- d) I e III.
- e) I, III e V.
- #27487
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(1,0) 4 -
As questões de números 61 a 64 referem-se à Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor.
O art. 20 dispõe que: O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I. A reexecução dos serviços, com custo adicional e quando cabível.
II. A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
III. O abatimento proporcional do preço.
IV. A reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível, pode ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.
V. A restituição imediata da quantia paga, isenta de atualização monetária, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) II, IV e V.
- b) III e V.
- c) I, II e III.
- d) I e IV.
- e) II, III e IV.
- #27488
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Direito do Consumidor
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Maria é poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupança. Procurou um funcionário do banco, afirmando que não havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestação do serviço, tendo direito ao ressarcimento em razão da responsabilidade do Banco. Nessa situação, a responsabilidade do Banco
- a) é inexistente, pois as instituições financeiras são isentas do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
- b) é factível, desde que comprovada sua culpa ou negligência.
- c) é integral e não há excludentes, por expressa disposição do Código de Defesa do Consumidor.
- d) independe da existência de culpa.
- e) pode ser afastada apenas na hipótese de prova de culpa exclusiva da vítima.
- #27489
- Banca
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- Direito do Consumidor
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(1,0) 6 -
José é correntista do Banco da Brasil há dois anos e tem crédito disponível para utilização no cheque especial. No mês de dezembro, José ultrapassou seu limite de crédito. Seu nome, após prévia notificação, foi inscrito em cadastro restritivo de crédito e seu contrato foi encaminhado ao Jurídico para a propositura de ação judicial, quando o advogado reparou que os juros eram superiores a 12% ao ano. Nesse caso, há alguma ilegalidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?
- a) Não há ilegalidade alguma no caso descrito.
- b) Os juros superam o valor máximo de 1% ao mês previsto na legislação, o que configura ilegalidade.
- c) Os juros cobrados e a negativação são ilegais frente ao Código de Defesa do Consumidor.
- d) A inscrição em cadastro restritivo de crédito foi ilegal, pois há apenas o direito de cobrar o crédito, mas não o de negativar o nome do consumidor.
- e) A cláusula de juros é abusiva e a notificação configura cobrança por meio indevido, sendo, portanto, ilegal.