Prova Apelação no Processo Penal para OAB | OAB
📚 Simulado OAB | Aluno OAB | cód.14731
Pronto para o desafio? Comece com este simulado OAB! 🔍
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado OAB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Oab
 - 🏛️ Instituição: OAB
 - 👔 Cargo: Aluno OAB
 - 📚 Matéria: Apelação no Processo Penal
 - 🧩 Assuntos do Simulado:
 - 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
 - ❓ Quantidade de Questões: 10
 - ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
 
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado OAB e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões OAB
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso OAB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso OAB.
📢 Concursos Abertos para OAB
Veja os concursos abertos da instituição OAB. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #201404
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 1 -
João foi denunciado pela prática do crime de furto (CP, art. 155), pois segundo narra a denúncia ele subtraiu colar de pedras preciosas da vítima. No decorrer da instrução processual, a testemunha Antônio relata fato não narrado na denúncia: a subtração do objeto furtado se deu mediante “encontrão” dado por João no corpo da vítima. Na fase de sentença, sem antes tomar qualquer providência, o Juiz decide, com base no sobredito testemunho de Antônio, condenar João nas penas do crime de roubo (CP, art. 157), por entender que o “encontrão” relatado caracteriza emprego de violência contra a vítima. A sentença condenatória transita em julgado para o Ministério Público.
O Tribunal, ao julgar apelo de João com fundamento exclusivo na insuficiência da prova para a condenação, deve:
- a) anular a sentença.
 - b) manter a condenação pela prática do crime de roubo.
 - c) abrir vista ao Ministério Público para aditamento da denúncia.
 - d) absolver o acusado.
 
- #201406
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 2 -
José é denunciado sob a acusação de que teria praticado o crime de roubo simples contra Ana Maria. Na audiência de instrução e julgamento, o magistrado indefere, imotivadamente, que sejam ouvidas duas testemunhas de defesa. Ao proferir sentença, o juiz condena José a pena de quatro anos de reclusão, a ser cumprida em regime aberto. Após a sentença passar em julgado para a acusação, a defesa interpõe recurso de apelação, arguindo, preliminarmente, a nulidade do processo em razão do indeferimento imotivado de se ouvirem duas testemunhas, e alegando, no mérito, a improcedência da acusação. Analisando o caso, o Tribunal de Justiça dá provimento ao recurso e declara nulo o processo desde a Audiência de Instrução e Julgamento. Realizado o ato e apresentadas novas alegações finais por meio de memoriais, o juiz profere outra sentença, desta vez condenando José a pena de quatro anos de reclusão a ser cumprida em regime inicialmente semiaberto, pois, sendo reincidente, não poderia iniciar o cumprimento de sua reprimenda em regime aberto.
Com base no relatado acima, é correto afirmar que o juiz agiu
- a) equivocadamente, pois a primeira sentença transitou em julgado para a acusação, de sorte que não poderia a segunda decisão trazer consequência mais gravosa para o réu em razão da interposição de recurso exclusivo da defesa.
 - b) equivocadamente, pois, por ser praticado com violência ou grave ameaça contra a pessoa, o crime de roubo impõe o início do cumprimento da pena em regime fechado.
 - c) corretamente, pois a pena atribuída proíbe a imposição do regimento aberto para o início do cumprimento de pena.
 - d) corretamente, pois, embora a pena atribuída permita a fixação do regime aberto para o início do cumprimento de pena, o fato de ser o réu reincidente impede tal providência, não se podendo falar em prejuízo para o réu uma vez que o recurso de apelação da defesa foi provido pelo Tribunal de Justiça.
 
- #201408
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 3 -
Assinale a opção correta acerca do recurso de apelação.
- a) O regular processamento de recurso de apelação do condenado depende do seu recolhimento à prisão.
 - b) O Código de Processo Penal (CPP) não permite que o apelante recorra de apenas uma parte da sentença, como, por exemplo, do regime de cumprimento da pena, visto que a apelação deve ser interposta em relação a todo o julgado.
 - c) O acesso à instância recursal superior consubstancia direito que se encontra incorporado ao sistema pátrio de direitos e garantias fundamentais.
 - d) A apelação da sentença absolutória impedirá que o réu seja posto imediatamente em liberdade.
 
- #201413
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 4 -
Após regular instrução processual, Flávio foi condenado pela prática do crime de tráfico ilícito de entorpecentes a uma pena privativa de liberdade de cinco anos de reclusão, a ser cumprida em regime inicial fechado, e 500 dias-multa. Intimado da sentença, sem assistência da defesa técnica, Flávio renunciou ao direito de recorrer, pois havia confessado a prática delitiva. Rafael, advogado de Flávio, porém, interpôs recurso de apelação dentro do prazo legal, buscando a mudança do regime de pena.
Neste caso, é correto dizer que o recurso apresentado por Rafael
- a) não poderá ser conhecido, pois houve renúncia por parte de Flávio, mas nada impede que o Tribunal, de ofício, melhore a situação do acusado.
 - b) deverá ser conhecido, pois não é admissível a renúncia ao direito de recorrer, no âmbito do processo penal.
 - c) não poderá ser conhecido, pois a renúncia expressa de Flávio não pode ser retratada, não podendo o Tribunal, de ofício, alterar a decisão do magistrado.
 - d) deverá ser conhecido, pois a renúncia foi manifestada sem assistência do defensor.
 
- #201415
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 5 -
Pablo e Leonardo foram condenados, em primeira instância, pela prática do crime de furto qualificado, à pena de 02 anos e 06 meses de reclusão e 12 dias-multa, por fatos que teriam ocorrido quando Pablo tinha 18 anos e Leonardo, 21 anos. A pena-base foi aumentada, não sendo reconhecidas atenuantes ou agravantes nem causas de aumento ou diminuição. Intimados da sentença, o promotor e o advogado de Leonardo não tiveram interesse em apresentar recurso, mas o advogado de Pablo apresentou recurso de apelação. Por ocasião do julgamento do recurso, entenderam os desembargadores por reconhecer que o crime restou tentado, bem como que deveria ser aplicada a atenuante da menoridade relativa a Pablo.
Com base nas informações expostas, os efeitos da decisão do Tribunal
- a) não poderão ser estendidos a Leonardo, tendo em vista que houve trânsito em julgado da sua condenação.
 - b) poderão ser integralmente estendidos a Leonardo, aplicando-se a atenuante e a causa de diminuição de pena da tentativa.
 - c) poderão ser parcialmente estendidos a Leonardo, aplicando-se a causa de diminuição de pena da tentativa, mas não a atenuante.
 - d) não poderão ser estendidos a Leonardo, pois, ainda que sem trânsito em julgado, em recurso exclusivo de Pablo não poderia haver reformatio in mellius para o corréu.
 
- #201417
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 6 -
Fred foi denunciado e condenado, em primeira instância, pela prática de crime de corrupção ativa, sendo ele e seu advogado intimados do teor da sentença no dia 05 de junho de 2018, terça-feira. A juntada do mandado de intimação do réu ao processo, todavia, somente ocorreu em 11 de junho de 2018, segunda-feira.
Considerando as informações narradas, o prazo para interposição de recurso de apelação pelo advogado de Fred, de acordo com a jurisprudência dos Tribunais Superiores, será iniciado
- a) no dia seguinte à juntada do mandado de intimação (12/06/18), devendo a data final do prazo ser prorrogada para o primeiro dia útil seguinte, caso se encerre no final de semana.
 - b) no dia da juntada do mandado de intimação (11/06/18), devendo ser cumprido até o final do prazo de 05 dias previsto em lei, ainda que este ocorra no final de semana.
 - c) no dia da intimação (05/06/18), independentemente da data da juntada do mandado, devendo ser cumprido até o final do prazo de 05 dias previsto em lei, ainda que este ocorra no final de semana.
 - d) no dia seguinte à intimação (06/06/18), independentemente da data da juntada do mandado, devendo a data final do prazo ser prorrogada para o primeiro dia útil seguinte, caso se encerre no final de semana.
 
- #201418
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 7 -
Ao final da audiência de instrução e julgamento, o advogado do réu requer a oitiva de testemunha inicialmente não arrolada na resposta escrita, mas referida por outra testemunha ouvida na audiência. O juiz indefere a diligência alegando que o número máximo de testemunhas já havia sido atingido e que, além disso, a diligência era claramente protelatória, já que a prescrição estava em vias de se consumar se não fosse logo prolatada a sentença. A sentença é proferida em audiência, condenando-se o réu à pena de 6 anos em regime inicial semi-aberto.
Com base exclusivamente nos fatos acima narrados, assinale a alternativa que apresente o que alegaria na apelação o advogado do réu, como pressuposto da análise do mérito recursal.
- a) A redução da pena ou a fixação de um regime de cumprimento de pena mais vantajoso.
 - b) A anulação da sentença para que outra seja proferida em razão da violação do princípio da ampla defesa.
 - c) A reinquirição de todas as testemunhas em sede de apelação.
 - d) A anulação da sentença para que outra seja proferida em razão da violação do princípio da ampla defesa, com a correspondente suspensão do prazo da prescrição de modo que o órgão ad quem se sinta confortável para anular a sentença sem gerar impunidade no caso concreto.
 
- #201419
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 8 -
Marcelo foi denunciado pela prática de um crime de furto. Entendendo que não haveria justa causa, antes mesmo de citar o acusado, o magistrado não recebeu a denúncia. Diante disso, o Ministério Público interpôs o recurso adequado. Analisando a hipótese, é correto afirmar que
- a) o recurso apresentado pelo Ministério Público foi de apelação.
 - b) apesar de ainda não ter sido citado, Marcelo deve ser intimado para apresentar contrarrazões ao recurso, sob pena de nulidade.
 - c) mantida a decisão do magistrado pelo Tribunal, não poderá o Ministério Público oferecer nova denúncia pelo mesmo fato, ainda que surjam provas novas.
 - d) antes da rejeição da denúncia, deveria o magistrado ter citado o réu para apresentar resposta à acusação.
 
- #201422
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 9 -
Em relação aos meios de impugnação de decisões judiciais, assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) Caberá recurso em sentido estrito contra a decisão que rejeitar a denúncia, podendo o magistrado, entretanto, após a apresentação das razões recursais, reconsiderar a decisão proferida.
 - b) Caberá apelação contra a decisão que impronunciar o acusado, a qual terá efeito meramente devolutivo.
 - c) Caberá recurso em sentido estrito contra a decisão que receber a denúncia oferecida contra funcionário público por delito próprio, o qual terá duplo efeito.
 - d) Caberá apelação contra a decisão que rejeitar a queixa- crime oferecida perante o Juizado Especial Criminal, a qual terá efeito meramente devolutivo.
 
- #201424
 - Banca
 - . Bancas Diversas
 - Matéria
 - Apelação no Processo Penal
 - Concurso
 - OAB
 - Tipo
 - Múltipla escolha
 - Comentários
 - Seja o primeiro a comentar
 
(1,0) 10 -
Com relação a recursos, assinale a opção correta.
- a) O recurso em sentido estrito será declarado deserto caso o réu fuja após haver recorrido.
 - b) No julgamento de apelação de decisão do tribunal do júri em que a sentença seja contrária à decisão dos jurados, o tribunal ad quem deve determinar que o réu seja submetido a novo júri, em respeito à soberania dos veredictos.
 - c) No julgamento de apelação de decisão do tribunal do júri em que a decisão dos jurados seja manifestamente contrária à prova dos autos, o tribunal ad quem deve determinar que o réu seja submetido a novo júri, em respeito à soberania dos veredictos.
 - d) Na apelação das decisões proferidas por juiz singular, admite- se o juízo de retratação.