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CÁSPER LÍBERO | CONCURSO

CÁSPER LÍBERO

SIMULADO CÁSPER LÍBERO

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos CÁSPER LÍBERO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CÁSPER LÍBERO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores CÁSPER LÍBERO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CÁSPER LÍBERO contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos CÁSPER LÍBERO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos CÁSPER LÍBERO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CÁSPER LÍBERO
Para realizar o simulado CÁSPER LÍBERO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CÁSPER LÍBERO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CÁSPER LÍBERO é aqui!


#179000
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(1,0) 1 - 

Sobre Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é correto afirmar que o romance:

  • a) constituí uma obra convencional que ainda acredita no casamento como possibilidade de aplanamento das diferenças individuais e sociais.
  • b) estabelece um diálogo crítico com as convenções do realismo e do naturalismo, frequentemente parodiados e ridicularizados.
  • c) aproxima-se das convenções da prosa romântica, sentimental e exótica que deliciavam os leitores de então.
  • d) termina com a celebração da ídeia de que somente as grandes ilusões da vida é que valem a pena.
  • e) reafirma a crença nas grandes conquistas e nos valores do século XIX.
#179001
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(1,0) 2 - 

Uma das marcas distintivas das Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é:

  • a) a pretensão didática ou pedagógica do narrador em relação ao leitor.
  • b) a retomada da tradição do romance edificante.
  • c) o exercício de uma forma literária fechada sobre si mesma.
  • d) o atendimento ao gosto literário anacrônico do leitor
  • e) a fricção constante entre narrador e leitor.
#179002
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(1,0) 3 - 

A relação entre Brás Cubas, Vírgília e Lobo Neves em Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é vivida em chave de:

  • a) história vulgar de adultério.
  • b) triste comédia de equívocos.
  • c) tragédia perfeita.
  • d) trama melodramática.
  • e) narrativa metafísica.
#179003
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(1,0) 4 - 

Assinale a opção que identifica correta mente duas características do narrador de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis:

  • a) distanciamento e paixão.
  • b) indignação e revolta.
  • c) cinismo e indiferença.
  • d) desfaçatez e otimismo.
  • e) ambição e desprezo.
#179004
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(1,0) 5 - 

Sobre Sagarana, de João Guimarães Rosa, é correto afirmar que a grande novidade do narrador reside no modo de ele:

  • a) construir frases muito cultas.
  • b) alternar períodos longos e curtos.
  • c) inventar metáforas.
  • d) fazer inúmeras citações literárias.
  • e) enfrentar a palavra.
#179005
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(1,0) 6 - 

Assinale a opção que identifica correta mente uma característica de Sagarana, de Jo io Guimarães Rosa:

  • a) a separação entre narrativa e lírica.
  • b) a imersão profunda na religiosidade cristã.
  • c) o mimetismo entre o culto e o folclórico.
  • d) a modernidade que se afasta das velhas tradições.
  • e) o mergulho no surrealismo.
#179006
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(1,0) 7 - 

Assinale a opção que identifica corretamente a característica deste excerto de "O burrinho pedrês", que integra o volume Sagarana, de João Guimarães Rosa:

"As ancas haiançam, e as vagas de dorsos, das vacas e touros, batendo com as caudas, mugindo no meio, na massa embolada, com atritos de couros, estralas de guampas; estrondos e baques, e o berro queixoso do gado Junqueira, de chifres imensos, com muita tristeza, saudade dos campos, querência dos pastos de iá do sertão.''

  • a) As íntimas relações entre significante e significado.
  • b) Â transformação da fala inculta em escrita culta.
  • c) A cadência que remete à poesia simbolista.
  • d) A musicalidade da fala sertaneja.
  • e) A ausência de metáforas ligadas à natureza.
#179007
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(1,0) 8 - 

Sobre Mayombe, de Pepetela, é correto afirmar que a narrativa trata:

  • a) do relato de um guerrilheiro que, seguindo seu grande amigo como uma espécie de sombra, testemunha de modo onisciente todos os eventos dos quais o companheiro participa.
  • b) da história da rainha da Lunda, Lueji, que viveu há quatrocentos anos, e da história de Lu, sua descendente.
  • c) do processo de amadurecimento de um jovem guerrilheiro durante sua participação num conjunto de ações armadas.
  • d) da geração de estudantes angolanos que, na década de 1960, urdiram as bases para a luta contra o colonialismo.
  • e) de uma relação amorosa que expõe o jogo do poder e as alianças políticas marcadas pela corrupção e pelo favoritismo.
#179008
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(1,0) 9 - 

A modernidade de Mayombe, de Pepetela, reside:

  • a) na aprendizagem existencial do protagonista, que reflete sobre o ritual da arte.
  • b) no foco narrativo plural formado pelo depoimento de nove narradores que tecem um painel multífacetado da guerra colonial
  • c) na alegoria central da obra, que denuncia figuradamente os atos autoritários do colonialismo português.
  • d) na paródia que se faz à historiografia oficial portuguesa.
  • e) na alternância entre as pessoas do discurso, uma vez que o romance é narrado ora em P pessoa, ora em pessoa.
#179009
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(1,0) 10 - 

Ao invocar "Ggum, o Prometeu africano'', a dedicatória de Mayombe, de Pepetela:

  • a) denuncia os ódios tribais.
  • b) reforça os valores ocidentais.
  • c) busca recuperar os antigos mitos gregos.
  • d) identifica as raízes identitárías do povo português.
  • e) conclama os guerrilheiros à luta.