(1,0)
Tomando como base os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), analise as afirmações a seguir:I.Em inspeções de segurança, que envolvam trabalhos em altura, é obrigatório o uso de determinados EPIs, como, por exemplo, o Capacete de Segurança. II.Independentemente da situação, o uso do calçado de segurança é facultativo. III.Em uma inspeção de uma edificação, uma das etapas necessárias para a escolha do EPIs é avaliar os riscos envolvidos na atividade de inspeção.É correto o que se afirma em:
Considere os seguintes agentes:I. Agentes políticos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios responsáveis pela direção superior dos órgãos do SINPDEC. II. Agentes públicos responsáveis pela coordenação e direção de órgãos ou entidades públicas prestadores dos serviços de proteção e defesa civil. III. Agentes públicos detentores de cargo, emprego ou função pública, civis ou militares, com atribuições relativas à prestação ou execução dos serviços de proteção e defesa civil. IV. Agentes voluntários, não vinculados a entidades privadas que exercem, em caráter prioritário, serviços relacionados à proteção e defesa civil.Dentre os agentes descritos, quais podem ser considerados como agentes de proteção e defesa civil?
Dentre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta apenas ações ligadas à Gestão de Riscos e/ou Desastres:
A ética profissional evita questões que, no serviço público, podem ser caracterizadas como crime. Por isso, entre os princípios que todo servidor deve obedecer, está o da:
As relações estabelecidas no ambiente de trabalho são responsáveis por determinar a harmonia nas atividades desenvolvidas, influenciando diretamente em sua qualidade. Por isso, é de extrema importância que o trabalhador se preocupe com as posturas assumidas diante de seus pares. Qual das alternativas a seguir cita uma forma de agir que contribui com essa harmonia?
Sobre os conceitos básicos de hidráulica, analise as perguntas abaixo:• Qual a grandeza determinada pela razão do volume escoado do fluido por unidade de tempo ou ainda pelo produto da velocidade do fluido em relação à área da secção transversal na qual o mesmo está escoando?• Qual o nome do equipamento que mede a diferença de pressão entre dois ramos de um tubo ou rede hidráulica?• Qual o nome da Lei da Hidráulica que define que uma variação de pressão provocada num ponto de um fluido em equilíbrio transmite-se a todos os pontos do fluido e às paredes que o contêm?Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.
Por definição, hidráulica é o estudo do equilíbrio e comportamento da água e de outros líquidos, quer em repouso, quer em movimento. Em relação à teoria básica de hidráulica aplicada, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.( ) Vazão é uma grandeza que representa o consumo de energia desprendido por um fluido para vencer as resistências do escoamento. Essa energia se perde sob a forma de calor.( ) Canais são condutos no qual a água escoa apresentando superfície sujeita à pressão atmosférica.( ) O escoamento é classificado como permanente e uniforme quando a água escoa por um canal longo, de seção variável, com carga constante.( ) Uma maior vazão (Q) poderá ser alcançada se aumentarmos a área da secção, o que implica maiores custos da instalação hidráulica.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As instalações hidráulicas para saneamento básico consistem, basicamente nas unidades de tratamento de água, nas canalizações de água, nos(as) _______________, nas estações elevatórias (bombas de recalque), nos ramais prediais de água, até o ________________. São também as canalizações coletoras de esgoto sanitário, as canalizações de drenagem pluvial e as unidades que compõem os processos de tratamento ___________________.Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os agentes físicos às suas respectivas situações de exposição, que oferecem riscos à saúde dos trabalhadores.Coluna 1 1. Adução. 2. Reservatório de distribuição. 3. Adutora. 4. Casa de bombas.Coluna 2 ( ) É a instalação hidráulica construída nos sistemas de abastecimento de água que tem por finalidade reservar água, disponibilizando-a à rede distribuidora nos picos do consumo.( ) Nos sistemas de abastecimento, é a operação de trazer água desde o ponto de captação até a rede de distribuição.( ) É o conjunto de instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas destinadas a transportar e elevar a água.( ) É o conjunto de tubulações, peças especiais e obras de arte, destinados a conduzir água entre as unidades que precedem a rede distribuidora.A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
As tubulações de Cloreto de Polivinila (PVC), comumente empregadas nas instalações de água e esgoto, são fabricadas por processos de extrusão do cloreto de polivinila enquanto as conexões são obtidas pelo processo de injeção da mesma matéria. Nesses processos, são adicionados produtos químicos (aditivos) para melhorar o desempenho do produto final. Um deles, os pigmentos, servem para dar a coloração aos produtos, permitindo a diferenciação das diversas linhas, orientada por Norma Técnica, além de dar maior proteção contra os raios ultravioletas (sol). Sobre esse tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de tubulação (linha) à sua respectiva cor.Coluna 1 1. Esgoto predial. 2. Drenagem. 3. PVC–PBA (água). 4. PVC DEFOFO (água).Coluna 2 ( ) Azul. ( ) Branco. ( ) Cinza. ( ) Marrom.A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
As pesquisadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, no final da década de 1980, desenvolveram relevantes estudos no campo das concepções sobre fala e escrita. Seus estudos, dentre outros, ajudaram a configurar práticas de alfabetização a partir de uma vertente construtivista, contempladas em propostas oficiais. A esse respeito, é CORRETO afirmar:
Os materiais curriculares, também chamados de materiais de desenvolvimento curricular, são constituídos por todos os instrumentos que proporcionam ao educador referências e critérios para tomar decisões, tanto no planejamento como na intervenção direta no processo de ensino-aprendizagem e em sua avaliação. Observe a coerência interna entre o material curricular e a proposição equivalente, e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
As atividades de ensino são elaboradas a partir de um repertório de conhecimentos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos. Isso indica que o ensino se efetiva por meio de uma intencionalidade, que não é meramente didática, mas interrrelaciona conhecimentos de vários campos. As proposições abaixo têm como foco a metodologia de projetos e revelam nuanças de sua operacionalidade em sala de aula.Avalie como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmações abaixo.( ) Não há necessidade de ensinar os conteúdos disciplinares, pois o que move o projeto é o estudo de temas.( ) Conteúdos apresentados de forma interdisciplinar e não linear.( ) O professor é considerado um desencadeador de novos conhecimentos, instigando a iniciativa e a criatividade dos alunos.( ) A avaliação não se constitui como prática necessária.A sequência CORRETA é:
Brincar e desenhar são atividades fundamentais da criança. Pela brincadeira e pelo desenho, ela fala, pensa e elabora sentidos para o mundo, para as coisas, para as relações. Piaget e Vygotsky têm pontos de vistas diferentes no que tange à função da brincadeira no desenvolvimento cognitivo infantil.Dentre as alternativas que se seguem, assinale a VERDADEIRA:
Sara Pain classificou os fatores que interferem na aprendizagem como: orgânicos, específicos (cognitivos/perceptivos e motores), psicógenos e ambientais. Esses fatores possuem dimensões que se articulam biológica, social e cognitivamente, e também em função do próprio eu. No tocante à dimensão social, pode-se interferir positivamente no processo de aprendizagem escolar:
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