(1,0)
Em relação aos testes sorológicos para sífilis, especificamente àqueles que empregam T. pallidum como antígeno, assinale a alternativa incorreta:
Tendo como base a solubilidade e a permeabilidade dos fármacos, o seguinte Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB) é recomendado na literatura: caso I: alta solubilidade (AS) e alta permeabilidade (AP); caso II: baixa solubilidade (BS) e alta permeabilidade (AP); caso III: alta solubilidade (AS) e baixa permeabilidade (BP); caso IV: baixa solubilidade (BS) e baixa permeabilidade (BP). Neste contexto, assinale a alternativa incorreta:
É essencial estabelecer como o tamanho da partícula de um fármaco pode afetar a formulação e a eficácia do produto farmacêutico. Assinale a alternativa que não representa um método para avaliar o tamanho e a distribuição das partículas.
Nos estudos de pré-formulação, antes de transformar um fármaco em uma forma farmacêutica, é essencial que ele seja química e fisicamente caracterizado, sendo o ponto de fusão uma das propriedades mais utilizadas para tal finalidade. Neste contexto, analise as seguintes afirmativas.1. O calor latente de fusão é a quantidade de calor absorvido quando 1 grama de um sólido se funde. 2. O calor molar de fusão é a quantidade de calor absorvido quando 1 mol de um sólido se funde. 3. As substâncias que têm ponto de fusão alto têm alto calor de fusão. 4. A adição de um segundo componente a um composto puro, resultando em uma mistura, produz ponto de fusão inferior ao do composto puro. 5. Em uma mistura contendo um princípio ativo e uma impureza, o grau em que o ponto de fusão é diminuído é proporcional à fração molar da impureza.Estão corretas:
Assinale a alternativa que contém uma forma válida de obter ajuda utilizando o Windows 10 Pro em português.
Atente para o seguinte excerto do documento Estruturação, Institucionalização e Implementação do Sistema Nacional de Cultura: “A estratégia para garantir institucionalmente as bases legais e assegurar politicamente a implementação do Sistema Nacional de Cultura deve ter como elemento central a sensibilização e mobilização de todos os atores da cena cultural – artistas, produtores, empresários, instituições culturais, gestores públicos e sociedade civil – para, numa atuação conjunta, divulgar e fortalecer o Sistema Nacional de Cultura. E, articulando-se com os parlamentares das bancadas da cultura, acelerar a tramitação e aprovação desses projetos de lei e propostas de emenda constitucional”.
Considerando o excerto acima, é correto concluir que, na época do lançamento do documento (2011),
A Lei Nº 12.343, de 2010, que institui o Plano Nacional de Cultura – PNC –, estabelece que
No sítio eletrônico denominado Marketing Cultural, à pergunta “Por que as empresas fazem marketing cultural?” é dada a seguinte resposta:
“Porque apresenta soluções relativamente baratas a três exigências do mercado: 1) necessidade de diferenciação das marcas; 2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e 3) necessidade de as empresas se posicionarem como socialmente responsáveis. Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e indica para a sociedade que não está centrada apenas na lucratividade de seus negócios”.
Fonte: Marketing Cultural. Disponível em http://marketingcultural.com.b.... Acessado em 03.09.2018.
A partir da resposta acima, é correto afirmar que
Leia atentamente o seguinte excerto:
“O momento da prestação de contas serve para apresentarmos comprovações de execução, sob dois pontos de vista: 1º) A comprovação de que o objeto do projeto (produto ou ação cultural) foi executado tal e qual como foi proposto; 2º) A comprovação de que os pagamentos foram feitos exatamente de acordo com a planilha orçamentária que foi aprovada para o projeto e obedecendo a todas as condições previstas na legislação relacionada”.
Fonte: Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas. Brasília, 2014. Disponível em https://guiadefomentodacultura... ntodacultura/PDF/Cartilha%20Economia%20Criativa%20com pleta%20SEBRAE.pdf. Acesso em 22.08.2018
Considerando o excerto acima, é correto afirmar que
Atente para o que as pesquisadoras Ilse Scherer-Warren Lígia e Helena Hahn Lüchmann afirmam no seguinte excerto: “A emergência de novas articulações entre Estado e sociedade, principalmente a partir da Constituição de 1988, deslocou grande parte das energias participativas para o interior dos novos espaços institucionais que, a exemplo dos Conselhos Gestores e dos Orçamentos Participativos – OP –, resultaram, em grande medida, das lutas e reivindicações pela democratização do Estado”.
Fonte: Ilse Scherer-Warren; Lígia Helena Hahn Lüchmann. Situando o debate sobre movimentos sociais e sociedade civil no Brasil – Introdução. Política & Sociedade, n. 05, 2004.
Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira.
A síndrome hepatorrenal (SHR) se caracteriza por uma insuficiência renal aguda que ocorre em 10% dos pacientes com cirrose hepática avançada. Caracteristicamente, o parênquima renal está intacto e a perda progressiva de sua função está associada a vasoconstrição renal exarcebada, que ocorre em resposta à vasodilatação esplâncnica desenvolvida nos quadros hepáticos. Existem critérios diagnósticos para SHR que foram definidos pelo International Ascites Club. São critérios diagnósticos para a SHR, EXCETO:
Denomina-se ascite ao acúmulo de líquido livre de origem patológica na cavidade peritoneal. Embora a origem do líquido que se acumula na cavidade peritoneal possa variar (plasma, bile, sangue, suco pancreático, líquido intestinal, linfa, urina etc.), a grande maioria das ascites tem como causa a cirrose hepática. Gradiente soro-ascite de albumina (GSAA): o GSAA mede indiretamente a pressão portal, identificando a presença de hipertensão portal. Este índice substituiu o conceito antigo de exsudato/transudato baseado em proteína. Deve-se ter o cuidado de colher a albumina do líquido e do sangue no mesmo dia. São causas de ascite com gradiente de albumina ≥ 1.1 g/dl, EXCETO:
“A infecção da ascite se constitui em uma das mais frequentes infecções que acomete o paciente cirrótico, estando associada à alta morbimortalidade. Pode ocorrer secundariamente a uma fonte intra-abdominal de infecção, havendo, nesta situação, uma contagem de leucócitos polimorfonucleares (PMN) __________________ e cultura da ascite __________________: peritonite bacteriana secundária (PBS) ou mais comumente na ausência de infecção intra-abdominal: Peritonite bacteriana espontânea (PBE). Para o diagnóstico de PBE há a necessidade de uma contagem PMN __________________, independente do resultado da cultura.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A peritonite bacteriana espontânea ocorre em 30% dos cirróticos com ascite e, neste grupo, apresenta altas taxas de morbidade e mortalidade. Os fatores predisponentes incluem a diminuição da defesa imunológica encontrada no homem nas fases avançadas da cirrose, o supercrescimento da flora intestinal e a translocação bacteriana da luz dos intestinos aos linfonodos mesentéricos. As manifestações clínicas variam de graves a leves ou ausentes, sendo sempre necessária a análise do líquido ascítico. Qual a droga antimicrobiana recomendada para o tratamento da peritonite bacteriana?
São inúmeros os fármacos utilizados na prática clínica que tem sido implicados na etiopatogenia de lesões hepáticas, cuja tradução mais frequente se refere a alterações bioquímicas, transitórias ou persistentes. Os hepatócitos (lesão hepatocelular), o fluxo biliar (lesão colestática) e as estruturas vasculares podem ser acometidos em combinações variáveis. São drogas que têm como principal padrão de acometimento a lesão hepatocelular, EXCETO:
Recuperar senha