(1,0)
O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) é:
A Programação Anual de Saúde é um dos importantes instrumentos de planejamento do SUS. Do ponto de vista da estrutura, a composição do referido instrumento deve conter, minimamente:
Na organização, direção e gestão do SUS nas diferentes instâncias governamentais, existem fóruns de negociações e deliberações articulados por meio de pactuações. No nível nacional, isso ocorre:
Considerado um dos princípios do SUS, a integralidade da Assistência é entendida como:
A visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a Brasília, em novembro de 2009, suscitou muitas polêmicas entre parlamentares e entre a alguns grupos populares, principalmente judeus, cristãos e homossexuais. Assinale a alternativa INCORRETA.
A questão da alteridade no debate sobre direitos humanos foi abordada por Rita Laura Segato (2006), que defende um “desejo ético” a guiar o desdobramento das categorias jurídicas no “movimento de expansão” dos direitos universais. O deslocamento antropológico para a perspectiva do outro, numa prática disciplinar renovada, traria soluções à tensão entre dimensões locais e globais de caracterização dos sujeitos. Já Marlise Rosa (2016), a partir do estudo de caso da Lei Muwaji, expõe uma incompatibilidade entre a diversidade cultural dos povos indígenas e os direitos humanos, culminando na criminalização daqueles. Com base nos dois artigos, o olhar antropológico sobre a alteridade deve contribuir para:
A partir dos anos 2000, diversas ações afirmativas foram implementadas, como a reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiências para ingresso em universidades e concursos públicos. Essas ações são fruto da confluência de pressões externas , das universidades, do governo e das reivindicações dos movimentos sociais. No que tange às ações afirmativas raciais, estas visam:
No Brasil, em 2019, o Supremo Tribunal Superior passou a considerar crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Isto porque os atos perpetrados contra os segmentos LGBT, isto é, aqueles motivados pela orientação sexual do outro, passam pela violência psicológica – humilhações, chacotas e risadas em relação aos jeitos de andar, de falar ou de vestir –, pela violação dos direitos humanos fundamentais, como a liberdade de expressão e a não discriminação, e pela violência física, com ações como tortura, espancamento e até morte. Os movimentos sociais LGBT reivindicam a temática da diversidade sexual nas escolas com vistas a promover prioritariamente:
Segundo dados apresentados por Lima e Fernandes (2019), Roraima recebe imigrantes haitianos, cubanos e venezuelanos, tendo a migração massiva desses últimos intensificada após 2016. No contexto de fluxo migratório internacional, as relações sociais de imigrantes e nacionais são marcadas por conflitos e acusações, com disputas por postos de trabalho, permeadas por situações de xenofobia, e, ainda, muitas vezes, os imigrantes vivenciam situações de fome e desabrigo, mas também há acolhimento e solidariedade. Nesse contexto, pode-se afirmar que os processos migratórios:
Segundo dados do portal do governo de Roraima (2002 - disponível em http://www.rr.gov.br/roraima.p..., acessado em 20.08.2019), 46,37% do território do Estado são áreas indígenas e a população indígena é de aproximadamente 46.106 sujeitos divididos em 8 povos indígenas. Nesse contexto, o conhecimento antropológico no âmbito do trabalho social com famílias indígenas torna-se fundamental, visto que permite:
Um homem, de cor negra, 55 anos, com forte histórico familiar de hipertensão arterial sistêmica, retorna a seu consultório com os exames solicitados na consulta anterior. Em ambas as ocasiões, sua PA estava normal (120/80 e 130/80 mmHg). Exame físico normal. Negava outros antecedentes patológicos e uso de qualquer medicação. Achados relevantes: ECG com evidências de sobrecarga ventricular esquerda e sumário de urina revelando proteinúria (++/4+).Qual o diagnóstico mais provável desse paciente?
Um homem de 77 anos, hígido, com antecedente apenas de hipertensão arterial sistêmica controlada, foi admitido na UPA de Delmiro Gouveia com dor precordial típica de coronariopatia, com início há 40 minutos. ECG revelava supradesnível de segmento ST de V1-V4. O exame físico era normal e o paciente encontrava-se hemodinamicamente estável.Levando-se em conta toda a logística envolvida e considerando-se que a expectativa de chegada a um hospital de referência, com laboratório de hemodinâmica e equipe habilitada, era de 3 (três) horas, na melhor das hipóteses, qual seria a conduta mais sensata e respaldada nas atuais evidências científicas?
Sobre a estrutura e a função normais do coração e seus vasos, é correto afirmar que a
Dadas as afirmativas sobre o exame físico de paciente com insuficiência cardíaca congestiva,I. A apresentação clínica de pacientes com insuficiência ventricular esquerda pode incluir ortopneia, dispneia paroxística noturna e hemoptise, e, com insuficiência ventricular direita, edema podálico e dor abdominal.II. Em pacientes com insuficiência ventricular esquerda, é possível observar um “refluxo hepatojugular”, ou seja, uma compressão do fígado que pode levar ao deslocamento de sangue para a veia cava.III. Em pacientes com insuficiência ventricular direita, é possível identificar uma terceira bulha cardíaca mais audível na reborda esternal, ou uma impulsão sistólica mantida do esterno.verifica-se que está/ão correta/s
Dadas as afirmativas sobre o choque cardiogênico relacionado às síndromes coronarianas agudas,I. Continua sendo a causa mais comum de morte hospitalar pós-infarto agudo do miocárdio.II. O perfil hemodinâmico frio-úmido (perfilC) é a apresentação mais frequente, correspondendo a cerca de dois terços dos casos.III. No registro SHOCK trial, a prevalência relacionada à falência do ventrículo direito foi de 30%.IV. O uso de betabloqueadores e antagonistas do sistema renina-angiotensina-aldosterona tem se mostrado útil no manejo clínico e na melhora do prognóstico.verifica-se que está/ão correta/s apenas
Recuperar senha