Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

#260578
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Infraestrutura - Topografia
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Visando atingir, entre outros aspectos, a competência leitora, que interfere no aproveitamento de todas as disciplinas escolares, o Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014) estabeleceu metas e estratégias a serem cumpridas no prazo de sua vigência. Dessa forma, no encalço de atingir a meta de número 7, o PNE aponta entre outras estratégias a de: “promover, com especial ênfase, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura, a formação de leitores e leitoras e a capacitação de professores e professoras, bibliotecários e bibliotecárias e agentes da comunidade para atuar como mediadores e mediadoras da leitura, de acordo com a especificidade

#260577
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Infraestrutura - Topografia
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em sua obra A Prática Educativa: como ensinar, Zabala (1998, cap. 2) destaca o princípios do construtivismo e apresenta, também, diferentes tipos de conteúdos, os quais são diferentemente aprendidos mas devem ser explorados de maneira mais global e que atenda à diversidade dos alunos, em seus processos autônomos de construção de conhecimento, com vistas à sua formação integral.

Na mesma linha do pensamento de Zabala, tem-se a pedagogia de projetos, a qual tem pontos comuns com a teoria construtivista e, segundo Moura (s. d.), pode ter o trabalho pedagógico por projetos divididos em 4 etapas, a saber: problematização (expressão das ideias dos alunos), desenvolvimento, aplicação e

#260576
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Infraestrutura - Topografia
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Mauri (In: Coll, 1999, cap. 4) aborda a aprendizagem escolar e como os alunos aprendem na perspectiva construtivista, bem como o trabalho docente com vista ao desenvolvimento de conteúdos para a obtenção de uma aprendizagem significativa. Na mesma perspectiva de Mauri, Onrubia (In: Coll, 1999, cap. 5) ressalta a relevância de ensinar, ajudar, ajustar, dar assistência na zona de desenvolvimento proximal dos alunos. Os aspectos levantados pelos autores são de extrema importância quando pensamos na avaliação, perguntando-nos: por que os alunos não aprendem? A esse respeito, Hoffmann propõe a avaliação enquanto relação dialógica na construção do conhecimento, privilegiando a feição de mediação sobre a de informação na avaliação do aluno e buscando a compreensão da prática avaliativa dos professores. Ao abordarmos a avaliação da aprendizagem, devemos nos reportar à legislação, mais especificamente, ao art. 32, da Resolução CNE/CEB nº 07/2010, o qual corrobora essa visão de mediação ao estabelecer que a avaliação dos alunos, como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, “é redimensionadora da ação pedagógica” e “deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser

#260575
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Infraestrutura - Topografia
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Moran (2004) destaca que, com o aparecimento da internet e das modernas tecnologias, uma das tarefas mais importantes das universidades, escolas e secretarias de educação hoje é planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagem conectadas, a distância. Assim, surgem novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas, isso porque os professores precisam

#260574
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Infraestrutura - Topografia
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, art. 57, “entre os princípios definidos para a educação nacional está a valorização do profissional da educação, com a compreensão de que valorizá-lo é valorizar a escola, com qualidade gestorial, educativa, social, cultural, ética, estética, ambiental”. E, no § 1º desse artigo, afirma-se que a valorização do profissional da educação escolar vincula-se à obrigatoriedade da garantia de qualidade e ambas se associam à exigência de

#260573
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Meio Ambiente
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Lei nº 12.651/2012, conhecida como novo Código Florestal, estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de preservação permanente e as áreas de reserva legal.

Com base nas definições desta Lei, o uso alternativo do solo pode ser entendido como a

#260572
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Meio Ambiente
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A taxa de propagação do fogo pode ser conceituada como a distância percorrida pelas chamas em determinado intervalo de tempo. O entendimento dos fatores que afeta a propagação do fogo é fundamental no controle e combate do incêndio, podendo ser relacionado ao material combustível, às condições meteorológicas e à topografia.

Com base nesses fatores, avalie as afirmações a seguir.

I - A intensidade e a duração do incêndio são afetadas pelo spot fire.

II - A propagação e a velocidade da chama são influenciadas pelo crestamento.

III - A inflamabilidade da biomassa e a da necromassa são afetadas pela umidade.

IV - A ignição e a propagação do fogo são afetadas pelo arranjo do material combustível.

V - A velocidade e a direção de propagação do fogo são influenciadas pela declividade do terreno.

É correto apenas o que se afirma em

#260571
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Meio Ambiente
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os planos de combate a incêndios florestais devem seguir etapas que compreendem desde a detecção e comunicação do incêndio até a desmobilização da equipe de brigadistas de forma a promover total segurança da ação.

Especificamente, a etapa de rescaldo é a operação de

#260570
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Meio Ambiente
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem como de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Com base no Decreto nº 4.281/2002, que regulamenta a Política Nacional de Educação Ambiental, avalie as afirmações a seguir.

I - A inclusão da Educação Ambiental deve ser em todos os níveis e modalidades de ensino.

II - O responsável pelas questões de Educação Ambiental em cada Ministério deverá ser eleito por voto interno do respectivo órgão.

III - O Poder Público é responsável por estabelecer mecanismos de incentivo à aplicação de recursos privados em projetos de Educação Ambiental.

IV - A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) integra o comitê assessor com o objetivo de assessorar o órgão gestor responsável pela coordenação da Política Nacional de Educação Ambiental.

V - O Ministério da Economia e seus órgãos vinculados deverão consignar recursos para a realização das atividades e para o cumprimento dos objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental.

É correto apenas o que se afirma em

#260569
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Meio Ambiente
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O ProNEA é um programa com linhas de ação e estratégias bem definidas, que tem por objetivo promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Com base nas estratégias do ProNEA, a articulação e a mobilização social como instrumentos de educação ambiental, o estímulo à educação ambiental, voltada para empreendimentos e projetos do setor produtivo, e o apoio institucional e financeiro a ações de educação ambiental estão relacionados a qual linha de ação?

#260568
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Nutrição
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando os conhecimentos em nutrição em diferentes fases e momentos biológicos, julgue o item.

O leite materno é o melhor alimento para satisfazer às necessidades do lactente, sendo recomendável que o aleitamento materno seja mantido até, no mínimo, os seis meses de vida.

#260567
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Nutrição
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando os conhecimentos em nutrição em diferentes fases e momentos biológicos, julgue o item.

Durante os primeiros dias de vida, o bebê amamentado recebe o colostro, um líquido amarelo transparente que supre as necessidades da criança durante a primeira semana.

#260566
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Nutrição
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Acerca de aditivos alimentares, julgue o item.

Os aditivos alimentares são substâncias exclusivamente naturais, adicionadas aos alimentos a fim de conservá-los, intensificar seu sabor ou melhorar o aspecto, sendo largamente utilizados pela indústria alimentar.

#260565
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Nutrição
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação aos indicadores das condições higiênicas dos alimentos, julgue o item.

O Grupo D de Lancefield, Streptococcus e Enterococcus, quando presente, indica más condições higiênicas, ausência de higienização e contaminação por manipuladores, no caso de presença de Staphylococcus aureus; a presença de Streptococcus salivarius indica contaminação por pelos de animais.

#260564
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor - Nutrição
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação aos indicadores das condições higiênicas dos alimentos, julgue o item.

A presença de coliformes fecais indica processamento inadequado, contaminação por outras fontes que não a fecal e presença de bactérias patogênicas, como Salmonella e Shiguella.