(1,0)
Sobre os conceitos de planejamento e gestão territorial apoiados por geoprocessamento, avalie as afirmativas a seguir.I. O planejamento ocorre em maior escala temporal e espacial, enquanto a gestão traduz o acompanhamento da dinâmica espacial nos processos de transformação em menor escala. II. Planejar remete ao futuro, à compreensão e previsão de processos, enquanto gestão indica o presente e significa administrar uma situação. III.O geoprocessamento se destina a processos de planejamento territorial, uma vez que faz estudos diagnósticos, prognósticos e preditivos. Contudo, apresenta limitações para aplicação em gestão, uma vez que tem baixa flexibilidade para se adaptar às mudanças.A análise permite concluir que
Sobre o processo de geração de Modelo Digital de Terreno, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).I. A INDE visa evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos na obtenção de dados geoespaciais pelos órgãos da administração pública, por meio da divulgação dos metadados relativos a esses dados disponíveis nas entidades e nos órgãos públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal. II. O compartilhamento e disseminação dos dados geoespaciais e seus metadados é obrigatório para todos os órgãos e entidades do Poder Executivo federal e voluntário para os órgãos e entidades dos Poderes Executivos estadual, distrital e municipal. III. Constituem exceção a essa obrigatoriedade de compartilhamento e disseminação dos dados geoespaciais as informações cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.A análise permite concluir que
A análise espacial por multicritérios exige que os dados sejam convertidos em formato raster.Analise as condições de conversão para o formato raster.I. A conversão de formato vetorial para raster deve considerar as limitações de dimensão mínima do pixel em função da acurácia visual ou definir a dimensão do pixel em função dos objetivos da análise. II. No caso de se trabalhar com coleção de mapas cujas escalas da fonte são diferentes, o usuário deve optar, ao definir o tamanho do pixel na conversão vetor-raster, pela resolução do mapa de escala de melhor detalhe. Exemplo: mapas em escala 1:5000, 1:10000 e 1:2500, adotar a resolução relativa à escala 1:2500. III.Na análise multicritérios é indicado que todos os mapas da coleção cartográfica a ser integrada sejam convertidos para o formato raster constituindo matrizes de número de linhas, número de colunas e dimensão de pixel iguais.A análise permite concluir que
A análise espacial por multicritérios exige que sejam atribuídos pesos e notas para os mapas e seus componentes de legenda.Analise os critérios para a atribuição desses valores.I. O resultado da análise de multicritérios, estruturada a partir de média ponderada, é a distribuição de graus de pertinência que hierarquizam cada porção discretizada do território (cada pixel da matriz) segundo o objetivo da análise. II. A atribuição de pesos para as variáveis integradas pela análise multicritérios deve somar 100%. III. A atribuição de notas para os componentes de legenda de um mapa participante da análise multicritérios deve somar 100%.A análise permite concluir que
Realizada na Tailândia, 1990, a Conferência Mundial de Educação para Todos, estabeleceu quatro pilares da educação para o desenvolvimento educacional dos países signatários. Sobre esses pilares relacione CORRETAMENTE. (1) Aprender a conhecer. (2) Aprender a fazer. (3) Aprender a viver com os outros. (4) Aprender a ser.( ) Compreender o outro como parte integrada da sociedade. ( ) O progresso cientifico e as atividades econômicas e sociais possibilitando uma educação permanente. ( ) Perceber a autonomia como responsabilidade de se desenvolver. ( ) Adquirir a competência para enfrentar as mais variadas situações e promover o trabalho em equipe.Assinale a sequência CORRETA:
A equipe pedagógica da escola tem um papel significativo na responsabilidade de promover atitudes positivas em relação as necessidades especiais dos alunos incluídos dentro deste ambiente escolar. Com relação a essa administração educacional, é CORRETA a alternativa.
Nos dias atuais, a quantidade de informação disponível para todos é cada vez maior. Com o uso das novas tecnologias essas informações tendem a:
A Constituição Federal de 1988 apresenta muitas garantias a brasileiros e a estrangeiros residentes em nosso país. A partir do artigo 5º desta constituição podemos assinalar como CORRETO:
A partir da utilização da Resolução CNE/CEB nº 02/2001, uma prefeitura promove nas escolas da rede regular de ensino, em suas classes, para atendimento desta resolução:
O preço do tomate no mês de janeiro de 2018 foi o grande “vilão” para o aumento da cesta básica, que teve aumento de 5% de seu valor referente ao mês anterior, fazendo com que seu preço de R$ 384,00, passasse a custar
Em uma repartição de um terreno entre três irmãos, foi decido que o mais novo receberia 1/4 do total desse terreno, o irmão mais velho receberia 9/20 do total do terreno. Qual a parte ficou destinada ao filho do meio?
Um produtor de porcos, iniciou sua criação com 50 animais em sua granja e a cada mês ele aumentava sua criação em 25 animais. Considere que ele não tenha vendido nenhum animal e que não houve nenhuma morte, após 12 meses de criação, nessa granja havia quantos porcos?
Quanto ao atendimento das crianças acidentadas na escola, pelo SOCORRISTA (colaborador da escola responsável pelo atendimento inicial das crianças vítimas), marque a alternativa incorreta.
A lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências.
Considera-se criança e adolescente, para os efeitos desta Lei.
Recuperar senha