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Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

#260968
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(1,0)

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, possui uma série de atribuições, tais como:

I - propor e avaliar as dinâmicas, os procedimentos e os mecanismos da avaliação institucional de cursos e de desempenho dos estudantes;

II - estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;

III - executar propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;

IV - sujeitar-se aos sistemas estaduais de ensino, visando a reconhecer suas ações e critérios de avaliação e supervisão da educação superior;

V - submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE.

São corretas APENAS as atribuições

#260967
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BRASÍLIA - Nove instituições de ensino superior que em 2007 obtiveram nota 2 no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) estão na “malha fina” do Ministério da Educação (MEC). As comissões de avaliação que visitam as universidades após o baixo desempenho do IGC confirmaram as más condições de oferta do ensino. No índice divulgado esta segunda-feira, essas instituições também obtiveram o conceito 2, considerado insatisfatório. Uma delas já foi descredenciada.

Portal Último Segundo. http://ultimosegundo.ig.com.br.... Acessado em 22/11/2009.

Instituições que obtêm resultados insatisfatórios não são descredenciadas de imediato. Devem celebrar um protocolo de compromisso a ser firmado com o Ministério da Educação, que deve conter

#260966
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O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.

I – Equipe diretiva, especialistas, professores, funcionários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da gestão democrática presente na Constituição de 1988.

II – De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natureza da ação pedagógica.

III – A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.

IV – A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

São corretas APENAS as afirmações

#260965
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Os cursos de formação de professores não têm se preocupado em destacar as possibilidades de intervenção dos professores na elaboração dos currículos, que são deixados a cargo dos especialistas. (BACCAGLINI, 2000).

Muitas vezes, esses especialistas não têm contato com a realidade local, elaborando currículos desconexos em relação às expectativas dos professores e da comunidade. Dentro dessa perspectiva,

#260964
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As Instituições de Ensino Superior no Brasil, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como

#260963
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O osmocondicionamento refere-se à embebição prévia de sementes numa solução osmótica, principalmente de Polietilenoglicol (PEG) ou manitol, inibindo a quantidade e a velocidade de entrada de água, o que impede a protusão radicular. Após o tratamento, procede-se à secagem das sementes que, então, poderão ser colocadas para germinar nas condições desejadas. A eficiência do tratamento de osmocondicionamento depende, entre outros fatores da(o)

#260962
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Há algum tempo tornou-se obrigatória a classificação de produtos hortícolas no Brasil. Os padrões para classifica- ção foram desenvolvidos visando à identificação dos graus de qualidade dos vários produtos, influenciando no estabelecimento de seu valor para a comercialização, em razão dos seguintes fatores:

I - os produtos classificados têm preço fixo estabelecido entre vendedores e compradores de acordo com sua qualidade;

II - maior opção ao comprador, que poderá escolher o produto de acordo com sua conveniência;

III - limitação da comercialização com incentivo ao comércio mais regional visando à melhoria dos preços;

IV - possibilidade de uso de terminologia padronizada, com interpretação semelhante pelo produtor, intermediário e consumidor.

Estão corretos APENAS os fatores

#260961
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Um produto químico será colocado em um tanque de 500 litros de um pulverizador equipado com barra de 18 bicos, que cobre uma largura de 9 m. Foi obtida em cada bico uma vazão de 0,75 litro em 15 segundos, na distância de 50 metros, sendo a dosagem do produto químico de 3 litros/ha. O volume total de aplicação, por hectare, e a quantidade do produto a serem colocados em um tanque cheio, em litros, serão, respectivamente,

#260960
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O Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis L.) é uma planta que apresenta grande potencialidade para paisagismo e jardinagem na zona urbana brasileira. Para essa espécie, dentre os métodos de propagação mais utilizados, destaca-se o método por estaquia, no qual se utiliza normalmente substâncias promotoras de enraizamento, como é o caso do ácido

#260959
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A refrigeração é o método mais econômico para a conservação de produtos vegetais perecíveis. Com relação a esse método, afirma-se que

#260958
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Dentre os itens abaixo, identifique as premissas básicas para o modelo de regressão.
I - Linearidade do fenômeno medido
II - Variância não constante dos termos de erro (heterocedasticidade)
III - Normalidade dos erros
IV - Erros correlacionados
V - Presença de colinearidade

São premissas APENAS os itens

#260957
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São dados os vetores v 1 = (1, 2, -3), v2 (2, -1, 4) e v3 = (7, 4, k). Se o conjunto { v1, v2, v3 } é linearmente dependente, o valor de k é

#260956
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Considere o operador A no IR2 definido por A(x,y) = (x + 2 y, 3 x + 2 y). Um dos seus autovetores é

#260955
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IR4 de forma que v = (2, -1,1) esteja no núcleo e que B = {(1, 2, -1, 0), (3, 0, 1, 2)} seja uma base de sua imagem. Então, A (3, 2,1) é igual a

">Considere a transformação linear A: IR3 ->IR4 de forma que v = (2, -1,1) esteja no núcleo e que B = {(1, 2, -1, 0), (3, 0, 1, 2)} seja uma base de sua imagem. Então, A (3, 2,1) é igual a

#260954
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Os 100 funcionários de uma empresa receberão, no final de cada mês, uma dentre duas revistas: A ou B. No primeiro mês, a empresa distribuiu ao acaso,entre seus funcionários, 50 revistas A e 50 revistas B e, dias depois, cada funcionário foi solicitado a responder se, no mês seguinte, desejaria receber a mesma revista ou a outra. As respostas foram as seguintes:

- 60% dos que receberam A desejam receber de novo A.
- 40% dos que receberam A desejam receber B no próximo mês.
- 90% dos que receberam B desejam receber de novo B.
- 10% dos que receberam B desejam receber A no próximo mês.

Imaginando que essas respostas sejam as mesmas em todos os meses seguintes, a distribuição das revistas tenderá a uma estabilidade.
Quando a estabilidade for atingida, para quantos funcionários a revista A será distribuída?