(1,0)
Segundo Marília Xavier Cury, estabelecer uma cultura de avaliação é fundamental para o desenvolvimento dos museus, funcionando como ferramenta de aprimoramento e aperfeiçoamento das práticas e refinamento profissional. Para Cury, a avaliação deve ser compreendida como “um meio para um fim”. Nessa perspectiva, a autora propõe seis tipos de avaliação voltadas em específico para as exposições museológicas. O tipo de avaliação que analisa a interação entre a exposição e o público por meio de pesquisas de recepção denomina-se:
O termo apareceu pela primeira vez no século XVIII e atualmente é compreendido como a faceta prática ou aplicada da Museologia, abarcando todo o âmbito da cadeia operatória museológica de salvaguarda e comunicação. A definição acima define a:
O Estatuto de Museus define, em seu Art. 44, que é dever dos museus a elaboração e a implementação do Plano Museológico. Considerado uma ferramenta básica de planejamento estratégico, deve ser elaborado de forma coletiva e colaborativa, sendo avaliado permanentemente e revisado pela instituição com periodicidade definida em seu regimento. O Plano Museológico deve contemplar Programas e Projetos específicos, que devem ser concebidos de forma interdisciplinar. Com base na publicação “Subsídios para a elaboração de Planos Museológicos”, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o Programa com sua respectiva definição.Coluna 11. Programa de Gestão de Pessoas. 2. Programa Educativo e Cultural. 3. Programa de Acervos. 4. Programa de Pesquisa.Coluna 2( ) Abrange o processamento e a disseminação de informações, destacando-se as linhas de pesquisa institucionais e os projetos voltados para estudos de público, patrimônio cultural, museologia, história institucional e outros.( ) Abrange os projetos e as atividades educativo-culturais desenvolvidos pelo museu, destinados a diferentes públicos e articulados com diferentes instituições.( ) Abrange o processamento técnico e o gerenciamento dos diferentes tipos de acervos da instituição, incluídos os de origem arquivística e bibliográfica.( ) Abrange as ações destinadas à valorização, capacitação e bem-estar do conjunto de servidores, empregados, prestadores de serviço e demais colaboradores do museu, o diagnóstico da situação funcional existente e necessidades de readequação.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O conceito de Museu Integral foi proposto e definido em um importante evento no âmbito dos museus. Trata-se de um conceito que visa a tomada de consciência por parte dos museus sobre a sua função social, atuando de forma conectada e integrada com a sociedade, proporcionando à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural. Os princípios de base do Museu Integral estão presentes na:
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:Os objetos museológicos — veículos de informação — têm na __________ e na __________ as bases para a sua transformação em fontes de pesquisa científica e de comunicação, e estas, por sua vez, produzem e disseminam novas informações, cumprindo-se o ciclo museológico.
Entre os músicos e compositores eruditos relacionados por Mariz (1981), na “História da Música no Brasil”, encontram-se
Para Canton (2002), os eventos culturais mostram-se relevantes como ferramenta de sustentação para as organizações do Terceiro Setor na medida em que apresentam
A expressão “virada cultural”, empregada por Torres (2008) para discutir a “crise dos estudos literários”, é uma referência à obra de
Quando faz sua introdução ao universo dramático, Peixoto (1989) reconhece como origem etimológica do termo “Teatro” a palavra
Ao discutir o “período pós-moderno”, Jameson (2006, p. 32-33) relaciona uma série de elementos que permitem caracterizá-lo não como um “estilo”, mas como uma “dominante” cultural marcada por uma série de características. Considerando esses elementos, analise as afirmativas a seguir:I. O período pós-moderno manifesta uma nova falta de profundidade, que se vê prolongada tanto na “teoria” contemporânea quanto em toda a cultura da imagem e do simulacro.II. O pós-moderno materializa a profunda relação de recusa da tecnologia, na medida em que essa se coloca como figura emblemática do novo sistema econômico mundial.III. O pós-moderno aponta um enfraquecimento da historicidade tanto em nossas relações com a história pública quanto em nossas novas formas de temporalidade privada.IV. O período pós-moderno cria um novo tipo de matriz emocional básico, que o autor denomina como “intensidades” e que pode ser melhor entendido em termos de um retorno à teoria do sublime.V. O pós-moderno configura um irracionalismo que afeta de forma negativa a vida política e econômica da sociedade.É CORRETO o que se afirma em
Julgue o item, relativos a protocolos básicos de assistência de enfermagem.
Um acesso vascular ao paciente com insuficiência renal crônica (IRC) é realizado por cateteres venosos de duplo lúmen, por via percutânea em veia jugular interna, subclávia ou femoral.
Como o acesso venoso periférico é trocado frequentemente, o mais indicado para internações prolongadas de pacientes é o acesso venoso central, que tem menor risco de infecção hospitalar.
A remoção do acesso venoso periférico é indicada se não houver medicamentos endovenosos na prescrição médica e se esse cateter não tiver sido utilizado nas últimas 24 horas.
São sinais e sintomas característicos que induzem à suspeita de um quadro de diabetes: poliúria; polidipsia; polifagia; e perda inexplicável de peso.
A lesão por pressão ocorre geralmente sobre uma proeminência óssea, como resultado da pressão intensa e(ou) prolongada, em combinação com outros fatores, como falta de movimentação no leito, umidade e alimentação.
Recuperar senha