(1,0)
. Um empresário é investigado pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) tendo em vista diversas operações financeiras realizadas em instituições bancárias do Brasil, havendo suspeita de participação em grupos terroristas. O COAF oficiou ao Banco Central para que o mesmo disponibilizasse todos os dados bancários e a movimentação financeira do empresário, no que foi prontamente atendido. Foram identificadas transações praticadas por procuradores pessoas jurídicas, não identificado o procurador pessoa física. Após instado a complementar as informações, o Banco Central apresentou relação com os procuradores, pessoas físicas, identificados nas transações bancárias. Não satisfeita com as informações prestadas pelo Banco Central, o COAF sugeriu ao Ministro da Fazenda a punição dos seus dirigentes, tendo em vista que as instituições financeiras não apresentaram a documentação requisitada de forma clara. Diante de tal enunciado e à luz das disposições legais pertinentes, conclui-se que
. Um candidato ao cargo de Analista do Banco Central não havia concluído o curso de nível superior exigido para o concurso. Sua formatura estava marcada para o final de 2009, e a primeira prova do concurso prevista para dezembro do mesmo ano. O edital do concurso exigia a apresentação do diploma no dia designado para a posse no cargo almejado. A inscrição foi efetivada e o candidato, aprovado. No dia da posse apresentou declaração de conclusão do curso de nível superior, vez que o seu diploma ainda não havia sido expedido. Os responsáveis pela posse negaram o ato ao candidato aprovado por descumprimento de regra editalícia. A autoridade coatora que praticou o ato foi o Gerente responsável pelos Recursos Humanos, em exercício no Rio de Janeiro. A medida liminar foi indeferida, e o candidato apresentou o recurso cabível, obtendo medida liminar favorável à sua pretensão. A decisão final do órgão judiciário competente concluiu que houve a caracterização de ato abusivo ou ilegal por parte da autoridade indicada no mandamus. Com base nesse relato, foram feitas as afirmações a seguir.I - Sendo o Gerente de Recursos Humanos do Banco Central a autoridade impetrada no Rio de Janeiro, o órgão competente para julgamento seria o Supremo Tribunal Federal.II - A norma do edital do concurso pode ser atacada por meio de Mandado de Segurança, por ofender direito individual do candidato, que não pode ser punido por ato que não praticou.III - O Mandado de Segurança depende, regra geral, de prova pré-constituída.IV - No Mandado de Segurança, a liminar deve sempre ser deferida.V - A ausência do diploma pode ser comprovada, no Mandado de Segurança, por testemunhas.Estão corretas APENAS as afirmações
Com relação à microbiologia de doenças infectocontagiosas, assinale a opção correta.
O processo de descontaminação compreende a limpeza, a desinfecção e a esterilização. O preparo do instrumental contaminado para reutilização em procedimentos clínicos é fator fundamental para o controle de infecções. De acordo com o risco de infecção, os objetos inanimados, ou artigos, foram classificados em críticos, semicríticos e não-críticos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.I Artigos não-críticos devem ser limpos e desinfetados. II Artigos críticos necessitam de esterilização. III Artigos semicríticos não necessitam de esterilização. IV Autoclave e estufa representam os mais freqüentes utensílios de esterilização utilizados na clínica odontológica. V A esterilização por meio de calor úmido necessita de períodos maiores e temperaturas mais elevadas que o processo que utiliza calor seco.Estão certos apenas os itens
No que se refere aos princípios de biossegurança, assinale a opção incorreta.
O mercúrio utilizado no amálgama dental é um metal tóxico. Entretanto, não apresenta risco à saúde se todos os meios de controle de contato forem observados. Assinale a opção incorreta acerca das medidas e precauções a serem observadas nesse caso.
A correta posição da equipe de trabalho e do paciente tem a finalidade de favorecer um ótimo acesso e uma boa visibilidade da cavidade bucal, o que previne o cansaço e doenças do trabalho. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
O líder tem um papel importante no desenvolvimento de equipes de trabalho. Existem cinco fases observáveis no desenvolvimento de equipes de trabalho: 1) Formação; 2) Confusão/Conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. As tarefas dos líderes são distintas em cada uma destas fases.Uma equipe de engenheiros de sistema da Empresa X foi formada para cumprir a tarefa de criar um software para a empresa. No final desse processo de trabalho, a equipe chega à fase de desintegração.Nessa fase, o líder dessa equipe tem como uma de suas tarefas:
A pesquisa-ação é um importante instrumento nos estudos da dinâmica de grupo, além de ser uma técnica de intervenção nas organizações.Na pesquisa-ação, o pesquisador ou agente de mudança
O Desenvolvimento Organizacional (DO) se caracteriza por uma série de intervenções na organização com o objetivo de aumentar a eficácia da organização e o bem-estar dos funcionários. Respeito pelas pessoas, confiança e apoio, confrontação e participação são os valores que alicerçam esse modo de intervenção. Existem técnicas diferentes de DO que servem para a produção de mudança numa instituição.Com base nessas informações, analise as situações a seguir.Situação A: Durante o momento de crise econômica, a empresa Y promoveu encontros com seus funcionários, incentivando-os a falar de seu orgulho em trabalhar na organização, apontando os pontos fortes da empresa, e a pensar em uma visão de como a empresa poderia agir para superar a crise e se fortalecer no futuro.Situação B: Uma universidade particular, que representa um ensino superior de ponta no país, promoveu uma série de sessões de treinamento entre os professores de sistema de informação, ciências sociais e psicologia. Essas sessões focaram nas diferenças entre as profissões e os departamentos para tratar dos estereótipos criados por cada um dos participantes sobre a sua e as demais profissões, com o intuito de possibilitar um maior diálogo entre os profissionais.Essas duas situações exemplificam as seguintes técnicas de DO:
Um funcionário é promovido de acordo com seu desempenho passado e seu tempo de serviço. Em um determinado ponto, ao assumir um novo cargo dentro de sua equipe original, que requer um exercício mais sofisticado de sua função original, sem mudanças em seu contexto físico nem em sua carga de trabalho, o desempenho passa a ser abaixo da média.Que diagnóstico é possível fazer, apenas com os dados apresentados, e qual é o encaminhamento a ser dado, mantendo-se o foco no plano de carreira desse funcionário?
A noção de difusão é importante nas análises da dinâmica de poder nas organizações.A esse respeito, considere afirmações abaixo.I - O conceito de migração de poder entre classes é inadequado na explicação da dinâmica de poder nas organizações.II - O Take over, fenômeno em que o acionista, seja físico ou jurídico, assume o controle da organização, é uma das consequências da profissionalização administrativa.III - Os mecanismos facilitadores de financiamento disponibilizados pelo Estado proporcionaram ao empresário brasileiro o exercício do poder em sua organização, dispensando assim a construção de uma coalizão interna.É correto APENAS o que se afirma em
Com base na Resolução n.o 8/1978, julgue o item.
É vedada a concomitância de inscrições para o exercício simultâneo das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Na transferência da sede do exercício profissional, a baixa da inscrição no CREFITO de origem e a inscrição no CREFITO de destino serão processadas simultaneamente, e o prontuário do profissional integrará o processo da inscrição.
É facultativo o registro, no CREFITO, de consultório para atendimento exclusivo da própria clientela, sendo permitida sua utilização por mais de um profissional, desde que a atividade de cada usuário não esteja vinculada ou condicionada à dos demais.
Recuperar senha