Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: UFSC x
#228391
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação à arte contemporânea, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

I. Esta modalidade de produção artística que lança a obra no espaço com auxílio de materiais muito variados, de caráter plástico, formal ou conceitual é denominada: _____________________.
II. Na _____________________, o artista não luta mais com a matéria, mas com a ideia. Não faz mais obras, propõe ideias para fazer obras. Exige participação mental do espectador.

#228390
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa CORRETA.

Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:

#228389
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Por metodologia do ensino e aprendizagem em arte estamos entendendo os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas. [...] São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas” (FUSARI; FERRAZ, 1993, p. 98). Com relação à metodologia educativa, correlacione as colunas enumerando a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1


I. Objetivos educacionais em Arte.
II. Conteúdos escolares em Arte.
III. Métodos de ensino e aprendizagem em Arte.
IV. Meios de comunicação escolares em Arte.

Coluna 2


( ) São as metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos.
( ) São os diversos materiais didáticos e mídias, contendo informações e possibilitando comunicações.
( ) São os caminhos educativos a serem percorridos pelos alunos.
( ) São os “modos pedagógicos de fazer”, de forma que os alunos vivenciem processos de produção e de entendimento sensível-cognitivos.
( ) Explicitam as ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar.
( ) São selecionados para uso comunicacional durante a relação educativa.
( ) São os assuntos substantivos em arte a serem trabalhados.
( ) São aspectos essenciais selecionados pelos professores, dentre os conhecimentos artísticos e estéticos histórico-culturalmente produzidos e em produção pela humanidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#228388
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação à abordagem do historiador de arte-educação Arthur Efland, quanto ao papel da arte-educação no mundo pós-guerra (in: BARBOSA (org.) 2005), analise as afirmativas abaixo.

I. Se a realidade continua a ser missão das artes, o propósito da arte-educação, então, é contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelo indivíduo.
II. As compreensões cultivadas por meio do estudo da arte são formas de deliberação que podem preparar os fundamentos para uma liberdade cultural e uma ação social.
III. A capacidade para fazer julgamentos amadurece quando, no ensino, intencionalmente se organizam situações que provoquem o desenvolvimento mental, incluindo a imaginação, por meio da criação e da reflexão.

Assinale a alternativa CORRETA.

#228387
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa CORRETA.

Explorar imagens produzidas anteriormente como referências para criação do trabalho artístico, tornando explícito para o observador o uso dessas imagens, é uma das características da arte contemporânea, conhecida como:

#228386
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa CORRETA.

A presença da imagem na sala de aula e a leitura de imagens presente no cotidiano escolar requerem preparo dos professores para proporem abordagens e ações que promovam a educação estética. Metodologias de leitura vêm contribuindo nesse sentido, como a apresentada por Edmund Burke Feldman (1970), cujo processo de leitura envolve:

#228385
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa CORRETA.

A perspectiva da educação para a compreensão crítica da cultura visual pressupõe:

#228384
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola, Buoro (1996) apresenta uma proposta pedagógica de Arte na Educação Escolar em quatro etapas, que correspondem a cada uma das quatro primeiras séries do primeiro grau.

Com relação à autora e a sua proposta, é CORRETO afirmar que:

#228383
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando que a leitura estética ocupa lugar tão importante quanto o da produção artística, é necessário que as questões que lhe são pertinentes possam ser abordadas pelo professor no planejamento de suas atividades. Segundo Wagner (2003), entender melhor a natureza da compreensão estética dos alunos, o desenvolvimento estético dos mesmos e a adequação das propostas de atividades às suas possibilidades, é fator importante para a melhoria da qualidade do ensino da arte.

Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:

#228382
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos elementos da visualidade e suas relações compositivas.

( ) Os elementos visuais apresentam-se sempre articulados expressivamente e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, contrastes, tensões, proporção etc.
( ) A linha é resultante do deslocamento de uma forma e vai concretizar-se em direções e extensões. Sendo bidimensionais, as linhas se articulam virtualmente.
( ) As texturas são aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráfico-plásticos dados aos espaços visivos.
( ) O valor exato de cada cor dependerá do conjunto em que é vista, de um contexto colorístico. De acordo com as relações colorísticas, a mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes.
( ) As formas superpostas nos permitem perceber melhor espaços bidimensionais estáticos. Além disso, ordenam os movimentos visuais em direção horizontal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#227611
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em 20 de março de 2020, foi declarada a transmissão comunitária da Doença pelo Coronavírus 2019 (Covid-19) em todo o território nacional. Sobre a Covid-19, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Trata-se de uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de baixa transmissibilidade.
II. O vírus SARS-CoV-2, da mesma forma que outros vírus respiratórios, é transmitido principalmente por três modos: contato, gotículas, partículas ou aerossóis.
III. O período médio de incubação do SARS-CoV-2 é estimado em 11,5 dias, e a maioria dos pacientes desenvolverá sintomas dentro de 5,1 dias após a infecção.
IV. A síndrome respiratória aguda grave é uma complicação da Covid-19.
V. São condições e fatores de risco a serem considerados para possíveis complicações da Covid19: idade igual ou superior a 60 anos; obesidade; hipertensão arterial; pneumopatias graves ou descompensadas; gestação.

#227610
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre a vacina Tríplice Viral, assinale a alternativa correta.

#227609
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Tanto em ambientes ambulatoriais quanto hospitalares, o cuidado às feridas é uma área de atuação que está intimamente ligada à prática da Enfermagem. Sobre esses cuidados, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Para feridas crônicas de difícil cicatrização, deve-se utilizar solução fisiológica 0,9% em temperatura morna (cerca de 37 ºC), devido ao risco de sangramento nessa situação.
( ) Nas feridas agudas traumáticas, contendo sujidades e sangue, deve-se realizar limpeza com clorexidina em 4% apenas no primeiro curativo.
( ) Entende-se por desbridamento o processo de remoção de tecido morto, inviável/desvitalizado, infectado, hiperqueratose, corpos estranhos, microrganismos ou qualquer outra carga biológica presente na ferida e/ou área perilesional. Esse procedimento é de competência do Enfermeiro e/ou Técnico de Enfermagem.
( ) As coberturas são uma forma de tratamento das feridas, e sua seleção correta afeta o processo de cicatrização, potencializa a dor, promove conforto à pessoa e recuperação do tecido lesado.
( ) Definido como uma comunidade complexa formada pelo agrupamento de um ou mais tipos de microrganismos, o biofilme atinge a maturidade entre 48-72 horas, comprometendo o processo de cicatrização.

#227608
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Resolução n° 564/2017 do Conselho Federal de Enfermagem estabelece o novo Código de Ética dos profissionais de enfermagem. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente os deveres dos profissionais de enfermagem.
I. Participar da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais da profissão.
II. Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
III. Associar-se, exercer cargos e participar de Organizações da Categoria e Órgãos de Fiscalização do Exercício Profissional, atendidos os requisitos legais.
IV. Aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional.
V. Recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência.

#227607
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
UFSC
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base na Lei no 8.112/90 e suas alterações, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos políticos e a idade mínima de 18 anos estão entre os requisitos básicos para a investidura em cargo público.
( ) A nomeação será feita em caráter efetivo para cargos de confiança vagos.
( ) Reversão é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.
( ) Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.