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Matéria: Geografia Geral x
#120773
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(1,0)

Reconhecido há tempos, dentro e fora do Brasil, como manifestação artística legítima e pública, o grafite vem sendo visto também como um elemento relevante do espaço urbano, pois nele realiza sucessivas intervenções.



Com base nessa ideia e no foco da matéria jornalística, é correto afirmar que atualmente o grafite

#120767
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Os versos abaixo, do compositor Assis Valente, procuram retratar o encontro de uma dona de casa com um recenseador do IBGE.

Recenseamento
Em 1940
Lá no morro começaram o recenseamento
E o agente recenseador
esmiuçou a minha vida
foi um horror
E quando viu a minha mão sem aliança
encarou a criança
que no chão dormia
E perguntou se meu moreno era decente
E se era do batente ou era da folia

Os versos da canção permitem pensar em dois indicadores demográficos passíveis de serem obtidos a partir das informações buscadas pelo recenseador. Esses indicadores referem-se especificamente

#120765
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Considerada a mais dura competição de automobilismo do mundo, o Rali Dacar (anteriormente Paris-Dacar) vem sendo realizado desde 1979. A prova geralmente tem seu ponto de partida em alguma cidade da Europa e termina nas praias de Dacar, capital do Senegal, após uma longa e difícil passagem pelo deserto do Saara. A edição de 2005 apresentou pilotos de 39 nacionalidades, sendo 75% europeus e quase todo o restante composto por norte-americanos, sul- americanos e japoneses. A participação africana tem sido extremamente reduzida, a não ser pelos exuberantes cenários desérticos e semiáridos do continente.



Tendo em vista o contexto em que se realiza essa competição e com base na fotografia, pode-se afirmar que a posição da África no mundo contemporâneo, em relação a outros continentes, é mais claramente evidenciada pelo predomínio dos seguintes aspectos:

    #120764
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    (1,0)

    A seleção alemã de futebol da Copa do Mundo de 2010 apresentou cinco atletas nascidos fora da Alemanha e seis filhos de imigrantes, num total de 23 jogadores. “É a verdadeira nação arco-íris”, estampou um jornal de Johannesburgo, brincando com a expressão utilizada pelo bispo Desmond Tutu para designar a África do Sul pós-apartheid. Para o sociólogo alemão Martin Curi, a inserção de estrangeiros, principalmente de turcos, na equipe alemã ocorre até com certo atraso. Mesut Ozil e Sedar Tasci são os primeiros turcos a jogarem uma Copa do Mundo pelo país, 40 anos após ser registrado o maior fluxo migratório da Turquia para a Alemanha. Folha de São Paulo, 03/07/2010, p. D-28. Adaptação.



    Com relação à inserção de jogadores estrangeiros destacada no texto, conclui-se, adequadamente, que ela

      #120763
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      (1,0)

      EM 5 ANOS, NOVA ORLEANS RENASCE BRANCA

      “A tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans completa cinco anos neste mês com um legado que vai muito além das casas ainda destruídas da cidade: o equilíbrio de poder foi totalmente realinhado, a clivagem racial, aprofundada. A maioria negra, que sofreu retirada forçada durante a enchente ocorrida após o furacão, viu sua dominância sobre a política das últimas décadas ir se esvaindo até que praticamente todos os órgãos eletivos locais “embranqueceram”. (...) Moradores e estudiosos afirmam que a virada é resultado de um esforço deliberado. O primeiro plano de reconstrução da cidade previa fazer parques nos bairros negros devastados. Pra onde os antigos moradores voltariam? De preferência, para lugar nenhum.”

      Folha de São Paulo, 08/08/2010, p. A24.

      Para além dos efeitos imediatos do furacão Katrina, a reportagem focaliza a dinâmica de “embranquecimento” de Nova Orleans, diretamente associada a processos de

      #120762
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      (1,0)



      A economia rural brasileira avança gradativamente na direção de práticas agrícolas modernas, envolvendo a utilização de adubos, a conservação dos solos e a assistência técnica, o que implica uma certa renovação do campo, no qual persistem contradições inerentes à sociedade nacional.

      A leitura comparada dos mapas acima permite concluir que essa renovação ainda é marcada por uma clara associação entre

      #120552
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      (1,0)

      No mapa abaixo se encontram destacadas e numeradas com 1, 2 e 3, as áreas de domínio de três das formações vegetais que compõem o mosaico das paisagens fitogeográficas brasileiras.

      imagem-018.jpg

      Sobre estas áreas, as formações vegetais que as identificam e a classificação fisionômico-estrutural dessas formações vegetais (florestais ou arbóreas, arbustivas e herbáceas, e complexas e litorâneas) analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém APENAS as corretas.

      I) As áreas 1, 2 e 3 correspondem aos domínios da Floresta Equatorial, da Caatinga e da Mata de Araucária ou dos Pinhais.

      II) Nas áreas 1 e 3, predominam formações florestais ou arbóreas (Floresta Equatorial e Mata de Araucária ou dos Pinhais, respectivamente) e, na área 2, as formações arbustivas e herbáceas (Caatinga).

      III) As áreas 1, 2 e 3 representam os domínios da Floresta Equatorial, da Mata dos Cocais e dos Campos do Brasil Meridional, respectivamente.

      IV) Na área 1, predominam as formações vegetais complexas (Vegetação do Pantanal), na 2, as formações florestais ou arbóreas (Mata Tropical) e, na área 3, as formações arbustivas e herbáceas (Campos).

      V) Nas áreas 1 e 2, predominam as formações florestais ou arbóreas (Floresta Amazônica e Mata dos Cocais, respectivamente) e na área 3, as formações arbustivas e herbáceas (Campos).

      Está(ão) correta(s):

      #120551
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      (1,0)

      Riacho do Navio corre pro Pajeú. O rio Pajeú vai despejar no São Francisco. O rio São Francisco vai bater no meio do mar. O rio São Francisco vai bater no meio do mar.

      Considere as proposições sobre o sistema hidrográfico descrito na estrofe da canção e, em seguida, assinale as corretas.

      I) A estrofe da canção descreve a hierarquia entre alguns cursos fluviais que formam a bacia hidrográfica do rio São Francisco. Nessa hierarquia, o São Francisco é o rio principal, o Pajeú é o rio afluente e o riacho do Navio, o subafluente.

      II) A rede hidrográfica descrita na estrofe da canção apresenta um padrão de drenagem exorreico. Dessa forma, a água captada pelo curso principal (o rio São Francisco) é lançada para fora do território brasileiro, no Oceano Atlântico.

      III) O riacho do Navio e os rios Pajeú e São Francisco são cursos fluviais que, por cortarem uma área nordestina de domínio do clima semi-árido, apresentam regime de cheias intermitente ou temporário.

      IV) A rede hidrográfica descrita na letra da canção apresenta um padrão de drenagem endorreico. Assim, toda a água capturada pelo seu curso principal (o rio São Francisco) circula para o interior do território brasileiro e é despejada no rio Tocantins.

      V) O riacho do Navio e os rios Pajeú e São Francisco são cursos fluviais permanentes que formam uma das bacias hidrográficas agrupadas do Nordeste brasileiro.

      Estão corretas:

      #120550
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      (1,0)



      Sobre as paisagens acima, é INCORRETO afirmar que elas representam:

      #120549
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      (1,0)

      No espaço urbano, embora predominem as formas geográficas elaboradas no tempo presente, encontram-se objetos geográficos de outros momentos da sua constituição - as heranças socioespaciais.



      O tempo passado materializado no presente do espaço urbano representado nas fotografias acima pode ser identificado nos versos:

      #120548
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      (1,0)

      As figuras abaixo representam o espaço agrário brasileiro em sua unidade contraditória. Esta unidade contraditória é dada pela produção/reprodução da grande agricultura moderna (figura 01) e da pequena agricultura (figura 02).



      Com base nos seus conhecimentos sobre os dois modelos de organização do espaço agrário brasileiro, representados nas duas figuras, marque V para as afirmações verdadeiras, F para as falsas.

      ( ) A forte presença de tecnologias avançadas na intermediação da produção na grande agricultura moderna constitui as suas paisagens como típicas do meio geográfico técnico-científico-informacional. Por outro lado, na pequena agricultura, as forças humana e animal são intensamente utilizadas para realizar o trabalho e para produzir o espaço geográfico.

      ( ) Na grande agricultura moderna prevalece a utilização da mão-de-obra ciência, a presença do trabalho assalariado permanente e a ausência do trabalhador temporário (volantes ou boias-frias). Na pequena agricultura, predomina a força de trabalho representada pelo trabalhador temporário (volantes ou bóias-frias), sem nenhuma garantia trabalhista.

      ( ) Na grande agricultura moderna, a produção está voltada para o mercado externo, portanto,vincula-se profundamente com as redes globais de produção, circulação, distribuição e consumo. Na pequena agricultura, a produção visa à própria subsistência das famílias que a pratica e à comercialização no mercado interno.

      ( ) A soja, a cana-de-açúcar, a laranja etc. são culturas bastantes praticadas no modelo agrícola moderno e de elevada escala de produção. Por outro lado, produtos tradicionais da mesa brasileira, como a mandioca, o milho, o feijão, as hortaliças etc., provêm da pequena agricultura.

      ( ) Na grande agricultura, as intensas mecanização e quimificação causam grandes impactos ambientais, a exemplo da degradação dos solos, das águas, da destruição da biodiversidade etc. Já na pequena agricultura, os impactos ambientais inexistem, uma vez que suas técnicas e seus métodos de produção não são destrutivos dos dois principais fatores de produção na agricultura (o solo e a água).

      A sequência correta é:

      #120547
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      (1,0)

      A globalização, que implica necessariamente uma relação dialética entre o local e o global, passando por uma ampla gama de estados intermediários (o regional, o nacional etc.), põe em destaque a importância do conceito de escala na Geografia.

      O fragmento do texto acima faz referência ao conceito de escala.

      #120546
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      (1,0)

      No bonde, no teatro, na rua, na igreja, falava-se mais o idioma de Dante que o da língua de Camões (...) Coisa realmente assustadora. A impressão de que íamos perder a nacionalidade, ser absorvidos, nos alterava”.

      Com base no fragmento textual acima e nos seus conhecimentos sobre a produção da cidade como um território de múltiplas identidades, é correto afirmar que o texto:

      I – identifica os movimentos migratórios nas cidades brasileiras no início do século XX, quando vários alemães, falando o “idioma de Dante”, desembarcaram nos portos do país.

      II – aborda a forte presença dos imigrantes italianos no Brasil, entre o final do século XIX e o início do século XX, principalmente nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

      III – representa a emergência dos hábitos culturais lusófonos e italianos, que contribuíam para produzir o espaço urbano, no início do século XX, como cada vez mais “estrangeiro”.

      IV – narra o sentimento de preocupação dos brasileiros diante da crescente onda de imigrantes italianos, que desenhavam novas cenas para o cotidiano urbano local no início do século XX.

      Estão corretas:

      #120545
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      (1,0)

      A imagem abaixo aborda cenas da geografia e da história do Brasil, marcadas pelos constantes fluxos migratórios e pela luta dos cidadãos em busca da sobrevivência. Além da iconografia, a poesia, uma importante fonte para o estudo da geografia, também expressou essa realidade brasileira.



      O poema abaixo que melhor representa o quadro Os Retirantes, de Cândido Portinari, é:

      #120544
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      (1,0)

      As imagens abaixo serão utilizadas nas questões 29 e 30.



      Sobre revolução técnico-científica e a reconfiguração dos espaços, as imagens da cidade de Essen, na Renânia, Alemanha, identificam:

      I – o conjunto de transformações econômicas e sociais, equilibrando o desenvolvimento sustentável da sociedade, ao reintroduzir as áreas verdes na cidade, conforme mostra a imagem C.

      II – a paisagem transformada pelo saber técnico-científico, conforme mostra a imagem C, onde a marcha urbana ex- pande-se vertical e horizontalmente.

      III – o descompasso entre o ritmo de funcionalidade do capitalismo, identificado nas imagens pela expansão industrial, e os ritmos da natureza. A integração entre campo e cidade cede lugar, em muitas metrópoles, à conurbação.

      IV - o desenvolvimento das tecnologias a partir da Revolução Industrial, alterando a relação entre campo e cidade. Os vínculos do núcleo urbano com o entorno rural, conforme mostram as figuras A e B, entram em declínio.

      V – a periurbanização, mostrando o espaço das metrópoles cada vez mais dividido em subespaços, diferenciados tanto pela idade das construções quanto pelas atividades industriais que nele se localizam.

      Estão corretas: