(1,0)
Na administração do Estado moderno, reforma administrativa burocrática trata-se
Quando um analista de Sistemas, Organização e Métodos desenvolve um estudo de arranjo físico dentro de uma organização, qual das alternativas NÃO deve ser considerada:
Os Departamentos de uma organização podem ser estruturados formalmente por três grupos principais. São eles:
Com relação a Missão de uma organização é INCORRETO afirmar que:
Qual dos seguintes conteúdos NÃO deve constar do 'Manual de Normas e Procedimentos' de uma organização:
Qualquer organização possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Com relação a estrutura informal é INCORRETO afirmar:
Pesquisadores da Teoria da Contingência definiram dois tipos básicos de modelos organizacionais classificados em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização. São características do Modelo Mecânico:
As organizações, sejam elas públicas ou privadas, não operam no vácuo, uma vez que estão inseridas em um ambiente maior. Os fatores externos que não fazem parte do ambiente operacional da organização são os:
O processo entrópico a que as organizações estão sujeitas se caracteriza como a tendência natural (...) A alternativa correta que completa o enunciado acima é:
Assinale a alternativa que representa corretamente os tipos de departamentalização.
Em uma conferência sobre técnicas e métodos de gestão de estoques, um administrador afirmou, de maneira correta, que
Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como
Um fabricante de óleos lubrificantes atua em um grande mercado e se esforça para reduzir os custos de produção e de distribuição dos seus produtos. Assim, consegue oferecer sua linha de óleos com preços mais baixos que os concorrentes. De acordo com a proposta de estratégias genéricas de Porter, a estratégia desse fabricante é classificada como
O gerente de um posto de combustíveis iniciou uma ação de treinamento dos funcionários com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados em seu posto. Sua principal preocupação era desenvolver a habilidade dos funcionários para desempenharem o serviço da forma como era anunciado na TV. O fator determinante da qualidade dos serviços, focado pelo gerente, foi
Ao longo do ano de 2000, a empresa brasileira XYZ identificou crescente número de visitas em seu site, originadas da Argentina. Muitos dos argentinos que procuravam informações a respeito dos produtos da XYZ compravam produtos através do site de vendas da empresa. Com o objetivo de aumentar a abrangência da empresa e iniciar atividades internacionais a partir do mercado argentino, em 2001, a XYZ comprou a empresa argentina WW e passou a ser proprietária de suas plantas de produção, armazéns e centros de distribuição, que passaram a produzir e distribuir produtos XYZ. A estratégia de ingresso no mercado internacional da XYZ é classificada como
Recuperar senha