(1,0)
Quanto a bacias hidrográficas e manejo da água na agricultura, julgue os itens a seguir.A ausência de oxigênio no solo, causada pelo excesso de água, reduz a absorção de íons pela planta. A drenagem superficial é capaz de remover o excesso de água da superfície do solo via canais e drenos. Os drenos, de acordo com a topografia da área e a origem do excesso de água, podem ser dispostos de maneira a formar diferentes sistemas de drenagem. Os sistemas de drenagem de superfície mais conhecidos são o casualizado, o paralelo e o espinha de peixe.
Quanto a bacias hidrográficas e manejo da água na agricultura, julgue os itens a seguir.Teoricamente, a eficiência de uma irrigação (rega) pode ser corretamente definida como a relação entre o volume de água utilizado pela planta e o volume de água aplicado.
Quanto a bacias hidrográficas e manejo da água na agricultura, julgue os itens a seguir.Em relação à irrigação por infiltração, a irrigação por aspersão apresenta a vantagem de dispensar a sistematização do terreno, reduzindo custos.
No que se refere aos poluentes atmosféricos e hídricos, julgue o item a seguir.
O despejo de vinhoto em lagos pode causar oligotrofização, que consiste no aumento exagerado no número de macrófitas.
Com relação à análise da qualidade de água, julgue o item subsecutivo.
Quanto maior for o valor da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) de uma água de esgoto, melhor será a sua qualidade.
Existe uma evapotranspiração em que a água é evapotranspirada por uma determinada cultura, sob as condições normais de cultivo, isto é, sem a obrigatoriedade do teor de umidade permanecer sempre próximo à capacidade de campo. É a evapotranspiração:
O terraço que é recomendado para terrenos com declividade inferior a 20%, consistindo em um canal e um dique, podendo ser facilmente construído com um arado e uma enxada, chamado também de cordão de contorno, é o terraço tipo:
Um terreno sem proteção, após uma chuva violenta, perde o solo pela erosão. Isto se dá porque a água não encontra nenhuma barreira e carrega para bem longe a terra rica e solta que encontra no caminho. Um terreno com cultura perde muito menos solo após uma chuva, porque as culturas protegem o solo e diminuem o efeito erosivo das enxurradas. O importante é que o plantio seja feito em nível e em faixa, de modo que estejam juntas culturas mais densas com culturas menos densas ou vegetações. Há vários tipos de faixa. Existe um determinado tipo no qual é realizada a prática do cultivo em faixas de plantas densas como a cana-de-açúcar. Essas faixas são estreitas, com largura variando de 2 a 3 m e espaçadas de 30 a 50 metros. São colocadas no terreno em nível, para prender a terra que a água da chuva arrasta. Essas faixas podem ser de canade- açúcar, capim, limão, cidreira, mucana, etc. Este tipo de plantio em faixa é denominado faixa:
A Evapotranspiração é proveniente de dois processos que ocorrem simultaneamente: a evaporação (perda de água do solo) e a transpiração (perda de água da planta) e ambos precisam ser igualmente mensurados. Quando se considera apenas a evapotranspiração, a eficiência do uso da água pela cultura do arroz é definida como a relação entre a produção comercial e a quantidade de água evapotranspirada, sendo comparável à eficiência de outros cereais. Neste sentido, a taxa de evapotranspiração do arroz irrigado por inundação está relacionada:
Considerando as relações entre infiltração e armazenamento de água no solo, é correto afirmar:
Recuperar senha