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A cultura organizacional é um conjunto de elementos que evidenciam as formas típicas de comportamento que caracterizam a organização e as bases nas quais esses comportamentos se sustentam. Com referência a esses aspectos, julgue o item seguinte.Os comportamentos dos fundadores ou pioneiros não são essenciais na formação e na consolidação da cultura organizacional.
A cultura organizacional é um conjunto de elementos que evidenciam as formas típicas de comportamento que caracterizam a organização e as bases nas quais esses comportamentos se sustentam. Com referência a esses aspectos, julgue o item seguinte.Os valores da organização referem-se a idealizações acerca do que é bom, desejável e permitido, e constituem os pilares sobre os quais a cultura da organização se sustenta.
A Norma Regulamentadora 17 — Ergonomia (Portaria n.º 3.751/1990, do Ministério do Trabalho e Emprego) — tem sua origem em 1986, quando surgiram numerosos casos de tenossinovite ocupacional entre digitadores que trabalhavam em empresas de processamento de dados em São Paulo. A norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Com base nas temáticas de segurança no trabalho e de saúde ocupacional, julgue o item que se seguem.Uma das características psicofisiológicas do ser humano consiste no fato de que ele tolera mal as tarefas fragmentadas, com tempo exíguo para execução, e, pior ainda, quando esse tempo é imposto por uma máquina, pela gerência, pelos clientes ou colegas de trabalho. Em geral, o ser humano prefere impor sua própria cadência ao trabalho.
Com relação a comportamento humano no âmbito profissional, julgue o item a seguir.Nas organizações, para controlar o comportamento de gestores e empregados são utilizados os esquemas de reforço, que também contribuem para a melhoria de desempenho no trabalho.
Julgue o item com relação à avaliação de desempenho.Avaliação de desempenho é a identificação, a mensuração e a administração do processo humano nas organizações. Busca rever a atividade produtiva passada das pessoas para alcance de objetivos individuais.
Julgue o item com relação à avaliação de desempenho.
Além do sentido de regularidade pelo tempo, a avaliação de desempenho é norteada pelo comportamento do indivíduo em função de sua dinâmica no ambiente de trabalho e pelo trabalho a ser executado a fim de criar metas para o colaborador.
Os critérios fundamentais para a qualidade da ficha de avaliação de desempenho são a confiabilidade, a validade, a sensibilidade, a objetividade e a simplicidade.
É importante que o RH da empresa conduza a avaliação de desempenho sozinho, sem interferência de demais setores e sem ligação aos objetivos organizacionais. Dessa forma, o processo fica mais centralizado, gerando uma maior eficácia nos resultados.
Acerca do poder nos grupos sociais, em especial nos ambientes de trabalho, julgue o item subsequente.
Para exercer o poder, o indivíduo necessita de prerrogativas legais e acesso aos que têm poder.
A eficácia do poder de um líder de grupo independe da elaboração e(ou) da manutenção de estratégias para atingir metas bem como da habilidade de comunicação.
A reciprocidade é fundamental para o exercício do poder por meio de relações de dependência como controle de recursos, habilidade técnica e conhecimento crítico.
O poder é concebido como uma força negativa que pode mobilizar os grupos positivamente para alcançarem os resultados esperados.
A teoria do poder organizacional propõe uma tipologia das configurações de poder, sendo esse poder decorrente das relações entre as coalizões internas e externas e os sistemas de influência e de metas.
Julgue o próximo item, relativo ao uso da entrevista psicológica em instituições.
A empatia é indispensável para o sucesso de uma entrevista psicológica de seleção.
Com relação à violência psicológica, julgue o item seguinte.
Os preconceitos são responsáveis pelos comportamentos antissociais, sendo causa da violência psicológica nos grupos de trabalho nas instituições.
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