(1,0)
“Ouça, leitor: tenho poucas certezas nesta incerta vida, tão poucas que poderia enumerá-las nesta breve linha. Porém, uma certeza eu tive naquele instante, a mais absoluta das certezas: Jamais o verei. Apertei-lhe a mão, que tinha a mesma frialdade seca da morte.”
TELLES, L. F. Durante aquele estranho chá: Memória e Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2010(Fragmento).
O uso do vocábulo “porém” indica que
“Há uma luta silenciosa dentro do governo contra a máquina de fabricar sindicatos artificiais. A proposta reside num decreto que permite transformar milhares de comunidades de pescadores espalhadas em cada praia do litoral do País em sindicatos de trabalhadores, sugestão que não tem nada a ver com direitos trabalhistas, mas com os ganhos que o imposto sindical pode proporcionar às lideranças, burocratas e autoridades envolvidas.”Revista Veja, 2014, p. 29. Qual a função sintática do “que” no texto acima, na ordem em que surge?
“A alegria, na ausência, tem o nome de saudade: doce e amargo. A alegria é doce; ausência é amarga. Por isso, a páscoa judaica era celebrada com ervas amargas. Fome é saudade: o corpo sente a dor de uma coisa que falta. A moqueca começa com uma saudade culinária.”RUBEM. A. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzher, Marx e Babette, São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011 (Fragmento).
Considerando as lacunas do texto:
“_________ estrelas no céu da cidade nevoente; _________ caminhos depois dos edifícios, mas, só _________ poucos que saberiam cruzá-los além da fumaça.”
Assinale a alternativa que preencha, respectivamente, as lacunas.
Considere as afirmações.I - Para o cronista é impossível a coexistência de duas tecnologias da comunicação.II - Dificuldades financeiras e onipresença do universo on-line constituem ameaças à vida dos jornais.III - Falta à Internet a credibilidade e a confiabilidade do jornal impresso.É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
De acordo com o texto, a Internet seria duplamente responsável:
Muitas vezes ____________ experiências inovadoras. Dificuldades jamais ____________ o avanço tecnológico.Preenchem corretamente as lacunas as formas verbais
Foram inúmeros os problemas ________ nos defrontamos e inúmeras as experiências ________ passamos.De acordo com a norma culta da língua, completam a frase, respectivamente,
Coloque C ou I nos parênteses, conforme esteja correta ou incorreta a concordância nominal.( ) É necessário a devida cautela com certas previsões.( ) As informações vêm acompanhadas do endosso e confirmação exigidos.( ) Conseguimos na internet bastante dados sobre o autor.Assinale a sequência correta
Há três substantivos em
Só NÃO deve receber acento grave o a(s) da opção
O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo ocorre em
Recuperar senha