(1,0)
Observe o trecho abaixo, para responder a questão.Segundo um estudo recém-concluído na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses porque estão em maior contato com outros indivíduos”, raciocina o psicólogo Steve Cole, que liderou o trabalho. (l. 07-11).Comparando-se o comportamento dos grupos pesquisados: “pessoas que se queixam de uma vida reclusa...” e “Os sociáveis...”, é CORRETO afirmar que entre eles constata-se uma relação de:
Observe o trecho abaixo, para responder a questão.Segundo um estudo recém-concluído na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses porque estão em maior contato com outros indivíduos”, raciocina o psicólogo Steve Cole, que liderou o trabalho. (l. 07-11).Observe o trecho: “... pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses ...”. Alterando-se a forma verbal “queixam” para “queixassem”, a correção gramatical estará mantida se alterarmos, também, as formas verbais “possuem” e “estão”.Assinale a alternativa em que a alteração dessas formas verbais garante essa correção.
No primeiro parágrafo, o autor justifica a força das experiências vividas nos dias de eleição por meio de um postulado genérico:
Atente para as seguintes afirmações:I. No 2º parágrafo, o autor afirma que suas primeiras experiências cívicas, de quando ainda era um menino, assemelham-se às que viveu ao longo da ditadura.II. No 3º parágrafo, a expressão critérios eminentemente ideológicos está definindo uma preocupação efetiva e permanente da maioria do eleitorado.III. No 4º parágrafo, o autor se vale de elementos das experiências presentes para reafirmar vivas impressões de seu passado.Em relação ao texto, está correto APENAS o que se afirma em
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:
O autor do texto vale-se, por vezes, do cotejo entre elementos do passado e elementos do presente, tal como ocorre entre os segmentos:
Atente para as seguintes construções:I. (confesso: antes mesmo de haver televisores nas casas).II. Eu não entendia bem o motivo mesmo daqueles dias agitados.III. meu pai provocava amistosamente o vizinho do outro lado da rua, que tinha o mesmo hábito.Preserva-se o sentido dessas construções caso se substituam os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
Estão plenamente observadas as normas de concordância verbal na frase:
Está correto o emprego de seção, em seção eleitoral (1º parágrafo), assim como está correto o do termo sublinhado na frase:
Mantêm-se a correção e a coerência da frase dada, ao se substituir o elemento sublinhado pelo que está entre parênteses, no seguinte caso:
Ainda acho, tantas décadas mais velho, muito especiais os dias de eleição.É plenamente aceitável esta nova redação da frase acima:
Está adequada a correlação entre tempos e modos verbais na seguinte construção:
Em relação à apresentação e à organização do texto, é correto afirmar que
Esta é uma questão que NÃO foi contemplada, no texto, como objeto da sátira de Montesquieu:
Comenta-se corretamente um aspecto do texto, em redação conforme a norma culta, em:
Recuperar senha